Estimulação Precoce na Síndrome de Down: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Milena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13935
Resumo: RESUMO A Síndrome de Down (SD), ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética cromossômica responsável por desencadear uma série de peculiaridades no desenvolvimento motor típico de um indivíduo. A Fisioterapia, através da estimulação precoce favorece o desempenho funcional motor das crianças com SD, além de prevenir e minimizar os riscos de atrasos motores. Assim, a pesquisa possui como objetivo geral investigar as intervenções baseadas na estimulação precoce de crianças com SD, ademais como objetivos específicos, tem-se, entender a SD, métodos de diagnóstico e características clínicas, compreender as alterações genéticas envolvidas na síndrome, apresentar os marcos motores típicos e atípicos do desenvolvimento humano na infância, aprender acerca da avaliação fisioterapêutica na pediatria especificadamente voltada para a criança com SD, conhecer as principais intervenções da Fisioterapia na SD, principalmente a estimulação precoce e analisar a importância da educação familiar no processo diário de reabilitação da criança. Compreende se, portanto, um estudo de revisão integrativa da literatura e para sua construção foram utilizados os seguintes descritores “Síndrome de Down”, “estimulação precoce” “intervenção precoce” em idiomas inglês e português. A monografia foi produzida entre os meses de fevereiro e maio de 2021, período caracterizado por intensas pesquisas acerca da temática. Foram elegidos estudos datados entre os anos de 2011 a 2021, ao passo que se deu preferência aos trabalhos publicados nos últimos 5 anos. As bases consultadas foram: Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO). A estimulação precoce consiste em um conjunto de estratégias que objetivam a prevenção de atrasos motores e a potencialização do desempenho motor, sendo benéfico para todas as crianças, principalmente as que possuem determinantes de risco para o desempenho motor, como a SD. Nesse cerne, destaca-se o Conceito Bobath, a posição de barriga para baixo e a composição de ambientes estimulantes. Salienta-se que quanto mais precoce for a intervenção, menores os atrasos e consequentes disfunções concernentes a motricidade. Conclui-se que a estimulação precoce é necessária para melhoria do desempenho motor e da qualidade de vida de indivíduos portadores da SD e que precisa ser uma ação em conjunto com a equipe de saúde e a família da criança. PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Down. Estimulação precoce. Fisioterapia na estimulação precoce.
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