Publicidade na Administração Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Aparecida Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22583
Resumo: O trabalho desenvolvido pretende demonstrar e atribuir o dever da administração pública em fazer-se, de fato, pública como um direito fundamental e essencial para o funcionamento do Estado democrático de direito. Estabelece, ainda, com base nas informações coletadas através de pesquisa doutrinária e legislativa, que a obscuridade nos atos da administração pública ensejaria em direta violação de uma série de direitos fundamentais e causaria uma aproximação substancial de um Estado absolutista. Portanto, usando de uma seqüência lógica para o desenvolvimento do trabalho, aborda a visão acerca dos direitos humanos e direitos fundamentais, estabelece que os direitos individuais e coletivos são, necessariamente, contemporâneos a uma democracia. Posteriormente desenvolve acerca da obrigação da administração pública em cumprir com suas obrigações de publicidade e garantir que, além de dispor das informações, deve garantir que as mesmas façam surtir o efeito devido, ou seja, garantido que haja um conhecimento geral da população de acesso às informações e, além disso, quais os seus recursos para corrigirem eventual arbitrariedade. Por fim estabelece a relação do direito de acesso a informação com o dever de tratamento dos dados estabelecidos pela legislação infraconstitucional, demonstrando que, embora aparente, não há paradoxo entre estes.
id Ânima_3fa7f70628e758d3484ec57a9871a5df
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/22583
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Publicidade na Administração PúblicaInformaçãoPublicidadeAdministração PúblicaO trabalho desenvolvido pretende demonstrar e atribuir o dever da administração pública em fazer-se, de fato, pública como um direito fundamental e essencial para o funcionamento do Estado democrático de direito. Estabelece, ainda, com base nas informações coletadas através de pesquisa doutrinária e legislativa, que a obscuridade nos atos da administração pública ensejaria em direta violação de uma série de direitos fundamentais e causaria uma aproximação substancial de um Estado absolutista. Portanto, usando de uma seqüência lógica para o desenvolvimento do trabalho, aborda a visão acerca dos direitos humanos e direitos fundamentais, estabelece que os direitos individuais e coletivos são, necessariamente, contemporâneos a uma democracia. Posteriormente desenvolve acerca da obrigação da administração pública em cumprir com suas obrigações de publicidade e garantir que, além de dispor das informações, deve garantir que as mesmas façam surtir o efeito devido, ou seja, garantido que haja um conhecimento geral da população de acesso às informações e, além disso, quais os seus recursos para corrigirem eventual arbitrariedade. Por fim estabelece a relação do direito de acesso a informação com o dever de tratamento dos dados estabelecidos pela legislação infraconstitucional, demonstrando que, embora aparente, não há paradoxo entre estes.Avanci, Thiago FelipeSilva, Maria Aparecida Almeida2022-06-20T14:06:41Z2022-06-20T14:06:41Z2022-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22583SantosAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-13T21:58:59Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/22583Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-13T21:58:59Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Publicidade na Administração Pública
title Publicidade na Administração Pública
spellingShingle Publicidade na Administração Pública
Silva, Maria Aparecida Almeida
Informação
Publicidade
Administração Pública
title_short Publicidade na Administração Pública
title_full Publicidade na Administração Pública
title_fullStr Publicidade na Administração Pública
title_full_unstemmed Publicidade na Administração Pública
title_sort Publicidade na Administração Pública
author Silva, Maria Aparecida Almeida
author_facet Silva, Maria Aparecida Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avanci, Thiago Felipe
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Aparecida Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Informação
Publicidade
Administração Pública
topic Informação
Publicidade
Administração Pública
description O trabalho desenvolvido pretende demonstrar e atribuir o dever da administração pública em fazer-se, de fato, pública como um direito fundamental e essencial para o funcionamento do Estado democrático de direito. Estabelece, ainda, com base nas informações coletadas através de pesquisa doutrinária e legislativa, que a obscuridade nos atos da administração pública ensejaria em direta violação de uma série de direitos fundamentais e causaria uma aproximação substancial de um Estado absolutista. Portanto, usando de uma seqüência lógica para o desenvolvimento do trabalho, aborda a visão acerca dos direitos humanos e direitos fundamentais, estabelece que os direitos individuais e coletivos são, necessariamente, contemporâneos a uma democracia. Posteriormente desenvolve acerca da obrigação da administração pública em cumprir com suas obrigações de publicidade e garantir que, além de dispor das informações, deve garantir que as mesmas façam surtir o efeito devido, ou seja, garantido que haja um conhecimento geral da população de acesso às informações e, além disso, quais os seus recursos para corrigirem eventual arbitrariedade. Por fim estabelece a relação do direito de acesso a informação com o dever de tratamento dos dados estabelecidos pela legislação infraconstitucional, demonstrando que, embora aparente, não há paradoxo entre estes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20T14:06:41Z
2022-06-20T14:06:41Z
2022-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22583
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415845685821440