A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Morais, Alexandre Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16826
Resumo: O presente trabalho aborda o tema da responsabilidade civil do servidor público. O objetivo central é verificar se a responsabilização apenas regressiva dos agentes públicos é adequada. Realiza-se embasamento teórico no conceito de responsabilidade civil, com foco nos elementos constitutivos e nas espécies previstas na doutrina. Como sistema específico, no qual se insere a temática central do trabalho, avalia-se a responsabilidade civil do Estado, com relato da natureza jurídica, das teorias do risco e da fixação do valor da indenização. Para tratar do objeto nuclear da pesquisa, discorre-se especificamente sobre a reparação de danos pelos servidores e a efetividade da sistemática regressiva. Busca-se a existência de propostas legislativas sobre o assunto, bem como de decisões judiciais. Com sustentação nas disposições doutrinárias e nas posições legislativas e jurídicas encontradas, aborda-se a inexistência de iniciativas legislativa em tramitação, no sentido de prever expressamente a possibilidade de responsabilização subjetiva dos servidores, e a existência de doutrina e jurisprudência que admitem essa possibilidade. Como resultado da presente pesquisa monográfica, verifica-se que a responsabilidade civil do servidor público apenas por ação de regresso não pode ser considerada adequada.
id Ânima_461de83b1e616998771c10c89a4003b6
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16826
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?Responsabilidade CivilServidor PúblicoAção de RegressoO presente trabalho aborda o tema da responsabilidade civil do servidor público. O objetivo central é verificar se a responsabilização apenas regressiva dos agentes públicos é adequada. Realiza-se embasamento teórico no conceito de responsabilidade civil, com foco nos elementos constitutivos e nas espécies previstas na doutrina. Como sistema específico, no qual se insere a temática central do trabalho, avalia-se a responsabilidade civil do Estado, com relato da natureza jurídica, das teorias do risco e da fixação do valor da indenização. Para tratar do objeto nuclear da pesquisa, discorre-se especificamente sobre a reparação de danos pelos servidores e a efetividade da sistemática regressiva. Busca-se a existência de propostas legislativas sobre o assunto, bem como de decisões judiciais. Com sustentação nas disposições doutrinárias e nas posições legislativas e jurídicas encontradas, aborda-se a inexistência de iniciativas legislativa em tramitação, no sentido de prever expressamente a possibilidade de responsabilização subjetiva dos servidores, e a existência de doutrina e jurisprudência que admitem essa possibilidade. Como resultado da presente pesquisa monográfica, verifica-se que a responsabilidade civil do servidor público apenas por ação de regresso não pode ser considerada adequada.Puel, Jefersonde Morais, Alexandre Sousa2021-01-08T15:32:05Z2021-08-04T19:03:09Z2021-01-08T15:32:05Z2021-08-04T19:03:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16826Direito - Unisul VirtualPalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-04T21:25:25Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16826Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-04T21:25:25Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?
title A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?
spellingShingle A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?
de Morais, Alexandre Sousa
Responsabilidade Civil
Servidor Público
Ação de Regresso
title_short A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?
title_full A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?
title_fullStr A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?
title_full_unstemmed A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?
title_sort A Responsabilidade Civil do servidor público: a sistemática regressiva ainda é adequada?
author de Morais, Alexandre Sousa
author_facet de Morais, Alexandre Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puel, Jeferson
dc.contributor.author.fl_str_mv de Morais, Alexandre Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Civil
Servidor Público
Ação de Regresso
topic Responsabilidade Civil
Servidor Público
Ação de Regresso
description O presente trabalho aborda o tema da responsabilidade civil do servidor público. O objetivo central é verificar se a responsabilização apenas regressiva dos agentes públicos é adequada. Realiza-se embasamento teórico no conceito de responsabilidade civil, com foco nos elementos constitutivos e nas espécies previstas na doutrina. Como sistema específico, no qual se insere a temática central do trabalho, avalia-se a responsabilidade civil do Estado, com relato da natureza jurídica, das teorias do risco e da fixação do valor da indenização. Para tratar do objeto nuclear da pesquisa, discorre-se especificamente sobre a reparação de danos pelos servidores e a efetividade da sistemática regressiva. Busca-se a existência de propostas legislativas sobre o assunto, bem como de decisões judiciais. Com sustentação nas disposições doutrinárias e nas posições legislativas e jurídicas encontradas, aborda-se a inexistência de iniciativas legislativa em tramitação, no sentido de prever expressamente a possibilidade de responsabilização subjetiva dos servidores, e a existência de doutrina e jurisprudência que admitem essa possibilidade. Como resultado da presente pesquisa monográfica, verifica-se que a responsabilidade civil do servidor público apenas por ação de regresso não pode ser considerada adequada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-01-08T15:32:05Z
2021-08-04T19:03:09Z
2021-01-08T15:32:05Z
2021-08-04T19:03:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16826
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415794892800000