Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Pamela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10619
Resumo: O presente trabalho elabora uma prospecção mercadológica para a exportação de lingüiça brasileira para um mercado africano, definido como mercado alvo pela técnica de seleção de mercados, o qual resultou Angola, que representa um bom potencial de mercado para a exportação de lingüiça. O estudo mercadológico aprofundou a análise nos aspectos do macro ambiente e micro ambiente, bem como os aspectos relacionados ao composto mercadológico do mercado alvo: produto, preço, praça e promoção. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental, quantitativa e qualitativa, aplicada, com duas entrevistas realizadas, os resultados mostraram que Angola representa um grande potencial de consumo, porém, ele está concentrado nas três principais cidades. O país é ainda, vítima de guerra civil e desigualdade social e sua infraestrutura é precária. Angola é altamente dependente dos produtos importados e no setor de embutidos, Portugal é o principal fornecedor, contudo, a participação do Brasil é a segunda maior. Há uma variedade de linguiças produzidas e comercializadas no país e a similaridade com as linguiças brasileiras é grande. Porém, o consumo de carnes e embutidos está mais associado ao poder aquisitivo do que as preferências e hábitos alimentares. O monopólio do mercado de embutidos em Angola encontra-se nas mãos de cinco empresas e a principal rede de supermercados pertence ao governo. Por fim, conclui-se que Angola representa um potencial mercado consumidor que apresenta uma gama de desafios internos e externos a serem superados
id Ânima_47f0fffb3853924d0ea4e532de5bf840
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10619
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinenseComércio internacionalPesquisa de mercadoIndústria animalExportaçãoAlimentos - IndústriaO presente trabalho elabora uma prospecção mercadológica para a exportação de lingüiça brasileira para um mercado africano, definido como mercado alvo pela técnica de seleção de mercados, o qual resultou Angola, que representa um bom potencial de mercado para a exportação de lingüiça. O estudo mercadológico aprofundou a análise nos aspectos do macro ambiente e micro ambiente, bem como os aspectos relacionados ao composto mercadológico do mercado alvo: produto, preço, praça e promoção. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental, quantitativa e qualitativa, aplicada, com duas entrevistas realizadas, os resultados mostraram que Angola representa um grande potencial de consumo, porém, ele está concentrado nas três principais cidades. O país é ainda, vítima de guerra civil e desigualdade social e sua infraestrutura é precária. Angola é altamente dependente dos produtos importados e no setor de embutidos, Portugal é o principal fornecedor, contudo, a participação do Brasil é a segunda maior. Há uma variedade de linguiças produzidas e comercializadas no país e a similaridade com as linguiças brasileiras é grande. Porém, o consumo de carnes e embutidos está mais associado ao poder aquisitivo do que as preferências e hábitos alimentares. O monopólio do mercado de embutidos em Angola encontra-se nas mãos de cinco empresas e a principal rede de supermercados pertence ao governo. Por fim, conclui-se que Angola representa um potencial mercado consumidor que apresenta uma gama de desafios internos e externos a serem superadosThis study was aimed to develop a marketing research about the fish fillets exportation produced in Santa Catarina through the fishing and aquaculture. One of the main goals was to highlight the Brazilian potential in developing this activity using the challenge of exploring new markets as a stimulus to develop the competitiveness of the sector. Through basic research, exploratory, qualitative and quantitative, literature and documents were prepared essential steps to market research as: market selection has resulted in Colombia, after a thorough decision matrix, as the most attractive country for export of fish, subsequently conducting competitive analysis and a study of the conditions of the macro and micro environment of this market. He got up a set of information about the fisheries and aquaculture sector in the target country, Colombia, and suggested possible ways of entry into that market. We conclude that the export of fish fillets produced in Santa Catarina to Colombia is possible, the market is large, the power consumption is presented in constant growth, however there is a range of internal and external challenges to be overcome by Brazilian entrepreneur, they are: High tax burden and poor infrastructure, adapting products to new market and international competition from countries with crop production fished more evolved as Chile and Peru, as well as the giant of the world economy, China, which together with his confrere Asian Vietnam and Indonesia dispute Colombian consumers using their traditional differential based in competitive pricesMayer, Beatrice Maria Zanellato FonsecaMartini, Pamela2016-11-30T15:04:48Z2020-11-29T05:01:41Z2016-11-30T15:04:48Z2020-11-29T05:01:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1992https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10619Relações Internacionais  - Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T06:42:54Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10619Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:42:54Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense
title Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense
spellingShingle Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense
Martini, Pamela
Comércio internacional
Pesquisa de mercado
Indústria animal
Exportação
Alimentos - Indústria
title_short Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense
title_full Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense
title_fullStr Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense
title_full_unstemmed Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense
title_sort Prospecção mercadológica de exportação de linguiça para um mercado africano para uma agroindústria do oeste catarinense
author Martini, Pamela
author_facet Martini, Pamela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Beatrice Maria Zanellato Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Pamela
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Pesquisa de mercado
Indústria animal
Exportação
Alimentos - Indústria
topic Comércio internacional
Pesquisa de mercado
Indústria animal
Exportação
Alimentos - Indústria
description O presente trabalho elabora uma prospecção mercadológica para a exportação de lingüiça brasileira para um mercado africano, definido como mercado alvo pela técnica de seleção de mercados, o qual resultou Angola, que representa um bom potencial de mercado para a exportação de lingüiça. O estudo mercadológico aprofundou a análise nos aspectos do macro ambiente e micro ambiente, bem como os aspectos relacionados ao composto mercadológico do mercado alvo: produto, preço, praça e promoção. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental, quantitativa e qualitativa, aplicada, com duas entrevistas realizadas, os resultados mostraram que Angola representa um grande potencial de consumo, porém, ele está concentrado nas três principais cidades. O país é ainda, vítima de guerra civil e desigualdade social e sua infraestrutura é precária. Angola é altamente dependente dos produtos importados e no setor de embutidos, Portugal é o principal fornecedor, contudo, a participação do Brasil é a segunda maior. Há uma variedade de linguiças produzidas e comercializadas no país e a similaridade com as linguiças brasileiras é grande. Porém, o consumo de carnes e embutidos está mais associado ao poder aquisitivo do que as preferências e hábitos alimentares. O monopólio do mercado de embutidos em Angola encontra-se nas mãos de cinco empresas e a principal rede de supermercados pertence ao governo. Por fim, conclui-se que Angola representa um potencial mercado consumidor que apresenta uma gama de desafios internos e externos a serem superados
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-11-30T15:04:48Z
2016-11-30T15:04:48Z
2020-11-29T05:01:41Z
2020-11-29T05:01:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1992
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10619
identifier_str_mv 1992
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Relações Internacionais  - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415795828129792