A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Eugênio Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19541
Resumo: A pesquisa configurada nesta monografia procurou analisar a dinâmica do currículo escolar no ensino de Ciências na cidade de Tucano-BA e relacionar teoria e prática para a construção curricular de Ciências. Nessa perspectiva, a questão-problema que serve como fio condutor para a pesquisa aqui pretendida envolve “Como relacionar teoria e prática durante as aulas de ciências visando o desenvolvimento da proposta curricular para a construção do conhecimento e da aprendizagem do estudante”?. A pesquisa ora realizada tem cunho qualitativo e de orientação bibliográfica, visto que descreve de forma refinada os aspectos relevantes sobre o contéudo em estudo. As compreensões que emergem nota-se a preocupção em evidenciar os entrelaçamentos entre currículo e teoria-prática nos princípios educativos das aulas de ciências, tendo em vista compreensões de que ambas apresentam especificidades e podem inferir na formação crítica do sujeito. No entanto, entende-se que relacionar currículo e teoria-prática ainda é um desafio, e vai exigir um espaço/tempo para poder dialogar sobre práticas, concepções, certezas e incertezas para atingir tal relação.
id Ânima_4909b0782e5ccbf7a38c5cd6605bc617
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19541
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativaCurrículo – Tucano-BAEnsino de CiênciasA pesquisa configurada nesta monografia procurou analisar a dinâmica do currículo escolar no ensino de Ciências na cidade de Tucano-BA e relacionar teoria e prática para a construção curricular de Ciências. Nessa perspectiva, a questão-problema que serve como fio condutor para a pesquisa aqui pretendida envolve “Como relacionar teoria e prática durante as aulas de ciências visando o desenvolvimento da proposta curricular para a construção do conhecimento e da aprendizagem do estudante”?. A pesquisa ora realizada tem cunho qualitativo e de orientação bibliográfica, visto que descreve de forma refinada os aspectos relevantes sobre o contéudo em estudo. As compreensões que emergem nota-se a preocupção em evidenciar os entrelaçamentos entre currículo e teoria-prática nos princípios educativos das aulas de ciências, tendo em vista compreensões de que ambas apresentam especificidades e podem inferir na formação crítica do sujeito. No entanto, entende-se que relacionar currículo e teoria-prática ainda é um desafio, e vai exigir um espaço/tempo para poder dialogar sobre práticas, concepções, certezas e incertezas para atingir tal relação.Brandão, Igor MacedoSantana, Eugênio Jesus2021-12-16T19:30:04Z2021-12-16T19:30:04Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 p.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19541TucanoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-16T19:30:05Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19541Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T19:30:05Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa
title A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa
spellingShingle A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa
Santana, Eugênio Jesus
Currículo – Tucano-BA
Ensino de Ciências
title_short A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa
title_full A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa
title_fullStr A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa
title_full_unstemmed A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa
title_sort A DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativa
author Santana, Eugênio Jesus
author_facet Santana, Eugênio Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Igor Macedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Eugênio Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo – Tucano-BA
Ensino de Ciências
topic Currículo – Tucano-BA
Ensino de Ciências
description A pesquisa configurada nesta monografia procurou analisar a dinâmica do currículo escolar no ensino de Ciências na cidade de Tucano-BA e relacionar teoria e prática para a construção curricular de Ciências. Nessa perspectiva, a questão-problema que serve como fio condutor para a pesquisa aqui pretendida envolve “Como relacionar teoria e prática durante as aulas de ciências visando o desenvolvimento da proposta curricular para a construção do conhecimento e da aprendizagem do estudante”?. A pesquisa ora realizada tem cunho qualitativo e de orientação bibliográfica, visto que descreve de forma refinada os aspectos relevantes sobre o contéudo em estudo. As compreensões que emergem nota-se a preocupção em evidenciar os entrelaçamentos entre currículo e teoria-prática nos princípios educativos das aulas de ciências, tendo em vista compreensões de que ambas apresentam especificidades e podem inferir na formação crítica do sujeito. No entanto, entende-se que relacionar currículo e teoria-prática ainda é um desafio, e vai exigir um espaço/tempo para poder dialogar sobre práticas, concepções, certezas e incertezas para atingir tal relação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T19:30:04Z
2021-12-16T19:30:04Z
2021-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19541
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tucano
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415831261609984