Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24652 |
Resumo: | Esse artigo examina a educação inclusiva e deficiência intelectual, apresentando apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar, com o objetivo de identificar as principais dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Além disso, o artigo pretende analisar e apresentar as estratégias utilizadas eficazes no processo educacional, bem como a importância da inclusão escolar no processo de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa que analisou 40 artigos sobre a temática. A partir dessa revisão, constatou-se que a temática inclusão e inserção dos alunos com deficiência intelectual demanda ainda grande atenção e melhoria, sendo necessário pensar em algumas questões acerca do tema, como a formação acadêmica e preparação dos docentes, a infraestrutura que não abrange as necessidades dos estudantes, além da falta de ferramentas de avaliação psicológica na análise dos processos educacionais. Ressalta-se, ainda, a importância do envolvimento entre os pais, professores e alunos para o fortalecimento na produção e elaboração de todo o processo de inclusão escolar. |
id |
Ânima_4a78dc4d5393ca04240784ea3ce72186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24652 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolarInclusive Education and Intellectual Disability: Theoretical notes on school inclusionDeficiência intelectualEducação InclusivaEducação infantilInclusão escolarEducação EspecialEsse artigo examina a educação inclusiva e deficiência intelectual, apresentando apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar, com o objetivo de identificar as principais dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Além disso, o artigo pretende analisar e apresentar as estratégias utilizadas eficazes no processo educacional, bem como a importância da inclusão escolar no processo de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa que analisou 40 artigos sobre a temática. A partir dessa revisão, constatou-se que a temática inclusão e inserção dos alunos com deficiência intelectual demanda ainda grande atenção e melhoria, sendo necessário pensar em algumas questões acerca do tema, como a formação acadêmica e preparação dos docentes, a infraestrutura que não abrange as necessidades dos estudantes, além da falta de ferramentas de avaliação psicológica na análise dos processos educacionais. Ressalta-se, ainda, a importância do envolvimento entre os pais, professores e alunos para o fortalecimento na produção e elaboração de todo o processo de inclusão escolar.Gonçalves, AcríssioSilva, DrieneGomes, GuilhermePereira, NathaliaSantos, Thais2022-07-12T19:18:56Z2022-07-12T19:18:56Z2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis21application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24652Belo HorizonteAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-12T19:19:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24652Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-12T19:19:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar Inclusive Education and Intellectual Disability: Theoretical notes on school inclusion |
title |
Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar |
spellingShingle |
Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar Silva, Driene Deficiência intelectual Educação Inclusiva Educação infantil Inclusão escolar Educação Especial |
title_short |
Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar |
title_full |
Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar |
title_fullStr |
Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar |
title_sort |
Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar |
author |
Silva, Driene |
author_facet |
Silva, Driene Gomes, Guilherme Pereira, Nathalia Santos, Thais |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Guilherme Pereira, Nathalia Santos, Thais |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Acríssio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Driene Gomes, Guilherme Pereira, Nathalia Santos, Thais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência intelectual Educação Inclusiva Educação infantil Inclusão escolar Educação Especial |
topic |
Deficiência intelectual Educação Inclusiva Educação infantil Inclusão escolar Educação Especial |
description |
Esse artigo examina a educação inclusiva e deficiência intelectual, apresentando apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar, com o objetivo de identificar as principais dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Além disso, o artigo pretende analisar e apresentar as estratégias utilizadas eficazes no processo educacional, bem como a importância da inclusão escolar no processo de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa que analisou 40 artigos sobre a temática. A partir dessa revisão, constatou-se que a temática inclusão e inserção dos alunos com deficiência intelectual demanda ainda grande atenção e melhoria, sendo necessário pensar em algumas questões acerca do tema, como a formação acadêmica e preparação dos docentes, a infraestrutura que não abrange as necessidades dos estudantes, além da falta de ferramentas de avaliação psicológica na análise dos processos educacionais. Ressalta-se, ainda, a importância do envolvimento entre os pais, professores e alunos para o fortalecimento na produção e elaboração de todo o processo de inclusão escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-12T19:18:56Z 2022-07-12T19:18:56Z 2022-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24652 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21 application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Belo Horizonte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415798820765696 |