Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Driene
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Guilherme, Pereira, Nathalia, Santos, Thais
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24652
Resumo: Esse artigo examina a educação inclusiva e deficiência intelectual, apresentando apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar, com o objetivo de identificar as principais dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Além disso, o artigo pretende analisar e apresentar as estratégias utilizadas eficazes no processo educacional, bem como a importância da inclusão escolar no processo de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa que analisou 40 artigos sobre a temática. A partir dessa revisão, constatou-se que a temática inclusão e inserção dos alunos com deficiência intelectual demanda ainda grande atenção e melhoria, sendo necessário pensar em algumas questões acerca do tema, como a formação acadêmica e preparação dos docentes, a infraestrutura que não abrange as necessidades dos estudantes, além da falta de ferramentas de avaliação psicológica na análise dos processos educacionais. Ressalta-se, ainda, a importância do envolvimento entre os pais, professores e alunos para o fortalecimento na produção e elaboração de todo o processo de inclusão escolar.
id Ânima_4a78dc4d5393ca04240784ea3ce72186
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24652
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolarInclusive Education and Intellectual Disability: Theoretical notes on school inclusionDeficiência intelectualEducação InclusivaEducação infantilInclusão escolarEducação EspecialEsse artigo examina a educação inclusiva e deficiência intelectual, apresentando apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar, com o objetivo de identificar as principais dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Além disso, o artigo pretende analisar e apresentar as estratégias utilizadas eficazes no processo educacional, bem como a importância da inclusão escolar no processo de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa que analisou 40 artigos sobre a temática. A partir dessa revisão, constatou-se que a temática inclusão e inserção dos alunos com deficiência intelectual demanda ainda grande atenção e melhoria, sendo necessário pensar em algumas questões acerca do tema, como a formação acadêmica e preparação dos docentes, a infraestrutura que não abrange as necessidades dos estudantes, além da falta de ferramentas de avaliação psicológica na análise dos processos educacionais. Ressalta-se, ainda, a importância do envolvimento entre os pais, professores e alunos para o fortalecimento na produção e elaboração de todo o processo de inclusão escolar.Gonçalves, AcríssioSilva, DrieneGomes, GuilhermePereira, NathaliaSantos, Thais2022-07-12T19:18:56Z2022-07-12T19:18:56Z2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis21application/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24652Belo HorizonteAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-12T19:19:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24652Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-12T19:19:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar
Inclusive Education and Intellectual Disability: Theoretical notes on school inclusion
title Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar
spellingShingle Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar
Silva, Driene
Deficiência intelectual
Educação Inclusiva
Educação infantil
Inclusão escolar
Educação Especial
title_short Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar
title_full Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar
title_fullStr Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar
title_full_unstemmed Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar
title_sort Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual: Apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar
author Silva, Driene
author_facet Silva, Driene
Gomes, Guilherme
Pereira, Nathalia
Santos, Thais
author_role author
author2 Gomes, Guilherme
Pereira, Nathalia
Santos, Thais
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Acríssio
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Driene
Gomes, Guilherme
Pereira, Nathalia
Santos, Thais
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Educação Inclusiva
Educação infantil
Inclusão escolar
Educação Especial
topic Deficiência intelectual
Educação Inclusiva
Educação infantil
Inclusão escolar
Educação Especial
description Esse artigo examina a educação inclusiva e deficiência intelectual, apresentando apontamentos teóricos sobre a inclusão escolar, com o objetivo de identificar as principais dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Além disso, o artigo pretende analisar e apresentar as estratégias utilizadas eficazes no processo educacional, bem como a importância da inclusão escolar no processo de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Para esse fim, foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa que analisou 40 artigos sobre a temática. A partir dessa revisão, constatou-se que a temática inclusão e inserção dos alunos com deficiência intelectual demanda ainda grande atenção e melhoria, sendo necessário pensar em algumas questões acerca do tema, como a formação acadêmica e preparação dos docentes, a infraestrutura que não abrange as necessidades dos estudantes, além da falta de ferramentas de avaliação psicológica na análise dos processos educacionais. Ressalta-se, ainda, a importância do envolvimento entre os pais, professores e alunos para o fortalecimento na produção e elaboração de todo o processo de inclusão escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12T19:18:56Z
2022-07-12T19:18:56Z
2022-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24652
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Belo Horizonte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415798820765696