IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareunia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Maisa Joaquina Dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18047
Resumo: A disfunção sexual concerne a um distúrbio comum e multifatorial que integra causas orgânicas, psicológicas e culturais. Alguns dos principais fatores biológicos que têm influência na disfunção sexual são doenças crônicas, gestação, puerpério, que acabam prejudicando de forma direta ou indiretamente a função sexual. O trauma perineal durante o trabalho de parto, se dá por laceração natural, episiotomia ou ambos, lesiona um número significante de mulheres. Ele se apresenta associado a complicações a curto e a longo prazo, que englobam desde sangramento, sutura, recuperação prolongada no pós parto, dor perineal, a perda de força muscular do assoalho pélvico, incontinência fecal e urinária e a disfunção sexual. O impacto da dor na sexualidade causa prejuízos importantes na qualidade de vida das mulheres e diversos fatores podem ser predisponente precipitantes ou mantedoras da mialgia genito-pélvica. O objetivo deste trabalho é identificar o impacto da episiotomia na vida sexual das mulheres demonstrando a sua relação com a dispareunia ou dor perineal. O presente trabalho trata de uma revisão integrativa da literatura, de natureza qualitativa, realizado no Centro Universitário Ages com base de dados: LILACS, SciELO, Medline/pubmed, BIREME, google acadêmico, publicados de 2010 a 2021. As mulheres primíparas são as que mais sofrem com dores relacionadas às lesões perineais, dentro do primeiro ano após o nascimento, demonstrando a importância da compreensão acerca do impacto da dor perineal no cotidiano da mulher em relação as alterações físicas, psicológicas e emocionais que a episiotomia pode causar. Associado à episiotomia tem a função sexual, que é bastante desprezada pelos profissionais de saúde. Demonstrando a necessidade de se realizar mais estudos em saúde acerca da episiotomia e seus efeitos na vida das mulheres, essencialmente, na função sexual. Sendo assim, observa-se a necessidade de mais análises sistematizadas sobre o tema, para se ter mais embasamento científico.
id Ânima_5119217be209244f181853ebd253b0cf
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18047
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareuniaDispareuniaDor perinealAssoalho pélvicoDisfunções sexuais femininasA disfunção sexual concerne a um distúrbio comum e multifatorial que integra causas orgânicas, psicológicas e culturais. Alguns dos principais fatores biológicos que têm influência na disfunção sexual são doenças crônicas, gestação, puerpério, que acabam prejudicando de forma direta ou indiretamente a função sexual. O trauma perineal durante o trabalho de parto, se dá por laceração natural, episiotomia ou ambos, lesiona um número significante de mulheres. Ele se apresenta associado a complicações a curto e a longo prazo, que englobam desde sangramento, sutura, recuperação prolongada no pós parto, dor perineal, a perda de força muscular do assoalho pélvico, incontinência fecal e urinária e a disfunção sexual. O impacto da dor na sexualidade causa prejuízos importantes na qualidade de vida das mulheres e diversos fatores podem ser predisponente precipitantes ou mantedoras da mialgia genito-pélvica. O objetivo deste trabalho é identificar o impacto da episiotomia na vida sexual das mulheres demonstrando a sua relação com a dispareunia ou dor perineal. O presente trabalho trata de uma revisão integrativa da literatura, de natureza qualitativa, realizado no Centro Universitário Ages com base de dados: LILACS, SciELO, Medline/pubmed, BIREME, google acadêmico, publicados de 2010 a 2021. As mulheres primíparas são as que mais sofrem com dores relacionadas às lesões perineais, dentro do primeiro ano após o nascimento, demonstrando a importância da compreensão acerca do impacto da dor perineal no cotidiano da mulher em relação as alterações físicas, psicológicas e emocionais que a episiotomia pode causar. Associado à episiotomia tem a função sexual, que é bastante desprezada pelos profissionais de saúde. Demonstrando a necessidade de se realizar mais estudos em saúde acerca da episiotomia e seus efeitos na vida das mulheres, essencialmente, na função sexual. Sendo assim, observa-se a necessidade de mais análises sistematizadas sobre o tema, para se ter mais embasamento científico.Carvalho , Fabio Luiz OliveiraRezende, Maisa Joaquina Dos Santos2021-12-06T12:57:31Z2021-12-06T12:57:31Z2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18047ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-10T07:14:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18047Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-10T07:14:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareunia
title IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareunia
spellingShingle IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareunia
Rezende, Maisa Joaquina Dos Santos
Dispareunia
Dor perineal
Assoalho pélvico
Disfunções sexuais femininas
title_short IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareunia
title_full IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareunia
title_fullStr IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareunia
title_full_unstemmed IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareunia
title_sort IMPACTOS DA EPISIOTOMIA NA VIDA SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS: dor perineal e dispareunia
author Rezende, Maisa Joaquina Dos Santos
author_facet Rezende, Maisa Joaquina Dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho , Fabio Luiz Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Maisa Joaquina Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Dispareunia
Dor perineal
Assoalho pélvico
Disfunções sexuais femininas
topic Dispareunia
Dor perineal
Assoalho pélvico
Disfunções sexuais femininas
description A disfunção sexual concerne a um distúrbio comum e multifatorial que integra causas orgânicas, psicológicas e culturais. Alguns dos principais fatores biológicos que têm influência na disfunção sexual são doenças crônicas, gestação, puerpério, que acabam prejudicando de forma direta ou indiretamente a função sexual. O trauma perineal durante o trabalho de parto, se dá por laceração natural, episiotomia ou ambos, lesiona um número significante de mulheres. Ele se apresenta associado a complicações a curto e a longo prazo, que englobam desde sangramento, sutura, recuperação prolongada no pós parto, dor perineal, a perda de força muscular do assoalho pélvico, incontinência fecal e urinária e a disfunção sexual. O impacto da dor na sexualidade causa prejuízos importantes na qualidade de vida das mulheres e diversos fatores podem ser predisponente precipitantes ou mantedoras da mialgia genito-pélvica. O objetivo deste trabalho é identificar o impacto da episiotomia na vida sexual das mulheres demonstrando a sua relação com a dispareunia ou dor perineal. O presente trabalho trata de uma revisão integrativa da literatura, de natureza qualitativa, realizado no Centro Universitário Ages com base de dados: LILACS, SciELO, Medline/pubmed, BIREME, google acadêmico, publicados de 2010 a 2021. As mulheres primíparas são as que mais sofrem com dores relacionadas às lesões perineais, dentro do primeiro ano após o nascimento, demonstrando a importância da compreensão acerca do impacto da dor perineal no cotidiano da mulher em relação as alterações físicas, psicológicas e emocionais que a episiotomia pode causar. Associado à episiotomia tem a função sexual, que é bastante desprezada pelos profissionais de saúde. Demonstrando a necessidade de se realizar mais estudos em saúde acerca da episiotomia e seus efeitos na vida das mulheres, essencialmente, na função sexual. Sendo assim, observa-se a necessidade de mais análises sistematizadas sobre o tema, para se ter mais embasamento científico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-06T12:57:31Z
2021-12-06T12:57:31Z
2021-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18047
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415838517755904