Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Guilherme Rossi de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3262
Resumo: We analyze in this study, from a pragmatic-cognitive perspective, the effects of algebraic, linguistic, and pictorial registers on the order and mobilization of possible and determined linear systems resolution strategies. In achieving this objective, we mobilize the theoretical notions of registers of semiotic representation (DUVAL, 2009, 2011), relevance (SPERBER; WILSON, 1986, 1995), and goal-conciliation (RAUEN, 2014), and conducted a two-step exploratory experiment. The first step was to propose that first-year high school students choose and solve three problems involving linear systems shown in algebraic, linguistic, and pictorial registers. The second step was to apply a verbal protocol to investigate the order and methods of problem-solving from the students’ perspective. The evidence suggests a predilection for pictorial and linguistic registers, superior—albeit insufficient—performance on these registers and abductive mobilization of less-than-formal strategies with different levels of mathematical knowledge performance including ad hoc creative solutions.
id Ânima_537f2d59700379a02223dca3efa42944
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3262
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médioPragmática cognitivaConciliação de metasRelevânciaRegistros de representação semióticaSistemas linearesWe analyze in this study, from a pragmatic-cognitive perspective, the effects of algebraic, linguistic, and pictorial registers on the order and mobilization of possible and determined linear systems resolution strategies. In achieving this objective, we mobilize the theoretical notions of registers of semiotic representation (DUVAL, 2009, 2011), relevance (SPERBER; WILSON, 1986, 1995), and goal-conciliation (RAUEN, 2014), and conducted a two-step exploratory experiment. The first step was to propose that first-year high school students choose and solve three problems involving linear systems shown in algebraic, linguistic, and pictorial registers. The second step was to apply a verbal protocol to investigate the order and methods of problem-solving from the students’ perspective. The evidence suggests a predilection for pictorial and linguistic registers, superior—albeit insufficient—performance on these registers and abductive mobilization of less-than-formal strategies with different levels of mathematical knowledge performance including ad hoc creative solutions.Analisamos nesta dissertação, a partir de uma perspectiva pragmático-cognitiva, efeitos dos registros algébrico, linguístico e pictórico na ordem e na mobilização de estratégias de resolução de sistemas lineares possíveis e determinados. Para atingir esse objetivo, mobilizando as noções teóricas de registros de representação semiótica (DUVAL, 2009, 2011), relevância (SPERBER; WILSON, 1986, 1995), e conciliação de metas (RAUEN, 2014), realizamos um experimento de caráter exploratório em duas etapas. A primeira etapa consistiu em propor que estudantes do primeiro ano do Ensino Médio escolhessem e resolvessem três problemas envolvendo sistemas lineares apresentados em registro algébrico, linguístico e pictórico. A segunda etapa consistiu em aplicar um protocolo verbal para investigar a ordem e os métodos de resolução dos problemas conforme a perspectiva dos estudantes. As evidências sugerem predileção pelos registros pictórico e linguístico, desempenho superior nesses registros – ainda que insuficiente – e mobilização abdutiva de estratégias menos que formais com diferentes níveis de desempenho de conhecimentos matemáticos incluindo soluções criativas ad hoc.Rauen, Fábio JoséMelo, Guilherme Rossi de2020-07-14T20:02:08Z2020-11-26T21:20:11Z2020-07-14T20:02:08Z2020-11-26T21:20:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis120 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3262Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemUniversidade do Sul de Santa CatarinaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:52:47Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3262Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:52:47Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio
title Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio
spellingShingle Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio
Melo, Guilherme Rossi de
Pragmática cognitiva
Conciliação de metas
Relevância
Registros de representação semiótica
Sistemas lineares
title_short Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio
title_full Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio
title_fullStr Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio
title_sort Análise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio
author Melo, Guilherme Rossi de
author_facet Melo, Guilherme Rossi de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rauen, Fábio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Guilherme Rossi de
dc.subject.por.fl_str_mv Pragmática cognitiva
Conciliação de metas
Relevância
Registros de representação semiótica
Sistemas lineares
topic Pragmática cognitiva
Conciliação de metas
Relevância
Registros de representação semiótica
Sistemas lineares
description We analyze in this study, from a pragmatic-cognitive perspective, the effects of algebraic, linguistic, and pictorial registers on the order and mobilization of possible and determined linear systems resolution strategies. In achieving this objective, we mobilize the theoretical notions of registers of semiotic representation (DUVAL, 2009, 2011), relevance (SPERBER; WILSON, 1986, 1995), and goal-conciliation (RAUEN, 2014), and conducted a two-step exploratory experiment. The first step was to propose that first-year high school students choose and solve three problems involving linear systems shown in algebraic, linguistic, and pictorial registers. The second step was to apply a verbal protocol to investigate the order and methods of problem-solving from the students’ perspective. The evidence suggests a predilection for pictorial and linguistic registers, superior—albeit insufficient—performance on these registers and abductive mobilization of less-than-formal strategies with different levels of mathematical knowledge performance including ad hoc creative solutions.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-14T20:02:08Z
2020-11-26T21:20:11Z
2020-07-14T20:02:08Z
2020-11-26T21:20:11Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3262
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415819502878720