Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thalia Eluar do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17377
Resumo: Ferramentas gamificadas da plataforma online de ensino de idiomas Duolingo, em setembro de 2020, as Duolingo Histórias do curso de inglês para falantes de português consistiam em 17 séries de dez esquetes sobre temas do cotidiano acompanhadas de exercícios objetivos para desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita do idioma-alvo. Posto isso, verifica-se neste estudo não somente que habilidades cognitivas são demandadas do aprendiz para processar exercícios das terceiras e oitavas histórias de cada série, mas, sobretudo, como isso acontece, mobilizando para essa tarefa a arquitetura descritivo-explanatória da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). As evidências sugerem que a plataforma propõe formas de interpretação que extrapolam a mera decodificação de enunciados do idioma-alvo e demandam pelo desenvolvimento de suas formas lógicas (explicaturas) e obtenção de conclusões implicadas (implicaturas) a partir desses estímulos tomados como premissas implicadas. Embora existam cadeias inferenciais mais longas e/ou complexas em histórias alocadas em séries posteriores, não foi possível estabelecer um padrão de evolução. Em geral, especialmente nos exercícios de complementação de sentenças mediante leitura e nos exercícios com perguntas QU-P, prevalece a demanda por mobilizar a explicatura da sentença imediatamente anterior na história no contexto da explicatura do comando da questão para escolher por modus ponens conjuntivo a alternativa correta.
id Ânima_04bc7125cba4f369ffa53c17f7be20cd
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17377
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevânciaCOGNITIVE SKILLS MOBILIZED IN THE RESOLUTION OF DUOLINGO EXERCISES STORIES: ANALYSIS ORIENTED BY RELEVANCE THEORYPragmática CognitivaTeoria da RelevânciaEnsino On-line de Idiomas.Ferramentas gamificadas da plataforma online de ensino de idiomas Duolingo, em setembro de 2020, as Duolingo Histórias do curso de inglês para falantes de português consistiam em 17 séries de dez esquetes sobre temas do cotidiano acompanhadas de exercícios objetivos para desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita do idioma-alvo. Posto isso, verifica-se neste estudo não somente que habilidades cognitivas são demandadas do aprendiz para processar exercícios das terceiras e oitavas histórias de cada série, mas, sobretudo, como isso acontece, mobilizando para essa tarefa a arquitetura descritivo-explanatória da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). As evidências sugerem que a plataforma propõe formas de interpretação que extrapolam a mera decodificação de enunciados do idioma-alvo e demandam pelo desenvolvimento de suas formas lógicas (explicaturas) e obtenção de conclusões implicadas (implicaturas) a partir desses estímulos tomados como premissas implicadas. Embora existam cadeias inferenciais mais longas e/ou complexas em histórias alocadas em séries posteriores, não foi possível estabelecer um padrão de evolução. Em geral, especialmente nos exercícios de complementação de sentenças mediante leitura e nos exercícios com perguntas QU-P, prevalece a demanda por mobilizar a explicatura da sentença imediatamente anterior na história no contexto da explicatura do comando da questão para escolher por modus ponens conjuntivo a alternativa correta.Rauen, Fábio JoséNascimento, Thalia Eluar do2021-08-30T17:50:34Z2021-08-30T17:50:34Z2021-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17377ImbitubaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-02T20:22:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17377Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-02T20:22:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevância
COGNITIVE SKILLS MOBILIZED IN THE RESOLUTION OF DUOLINGO EXERCISES STORIES: ANALYSIS ORIENTED BY RELEVANCE THEORY
title Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevância
spellingShingle Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevância
Nascimento, Thalia Eluar do
Pragmática Cognitiva
Teoria da Relevância
Ensino On-line de Idiomas.
title_short Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevância
title_full Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevância
title_fullStr Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevância
title_full_unstemmed Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevância
title_sort Habilidades cognitivas mobilizadas na resolução de exercícios de duolingo histórias: análise orientada pela teoria da relevância
author Nascimento, Thalia Eluar do
author_facet Nascimento, Thalia Eluar do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rauen, Fábio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Thalia Eluar do
dc.subject.por.fl_str_mv Pragmática Cognitiva
Teoria da Relevância
Ensino On-line de Idiomas.
topic Pragmática Cognitiva
Teoria da Relevância
Ensino On-line de Idiomas.
description Ferramentas gamificadas da plataforma online de ensino de idiomas Duolingo, em setembro de 2020, as Duolingo Histórias do curso de inglês para falantes de português consistiam em 17 séries de dez esquetes sobre temas do cotidiano acompanhadas de exercícios objetivos para desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita do idioma-alvo. Posto isso, verifica-se neste estudo não somente que habilidades cognitivas são demandadas do aprendiz para processar exercícios das terceiras e oitavas histórias de cada série, mas, sobretudo, como isso acontece, mobilizando para essa tarefa a arquitetura descritivo-explanatória da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). As evidências sugerem que a plataforma propõe formas de interpretação que extrapolam a mera decodificação de enunciados do idioma-alvo e demandam pelo desenvolvimento de suas formas lógicas (explicaturas) e obtenção de conclusões implicadas (implicaturas) a partir desses estímulos tomados como premissas implicadas. Embora existam cadeias inferenciais mais longas e/ou complexas em histórias alocadas em séries posteriores, não foi possível estabelecer um padrão de evolução. Em geral, especialmente nos exercícios de complementação de sentenças mediante leitura e nos exercícios com perguntas QU-P, prevalece a demanda por mobilizar a explicatura da sentença imediatamente anterior na história no contexto da explicatura do comando da questão para escolher por modus ponens conjuntivo a alternativa correta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30T17:50:34Z
2021-08-30T17:50:34Z
2021-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17377
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Imbituba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415839352422400