Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heiderscheidt, Vinicius Henrique
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4561
Resumo: O estudo de compactação dos solos é verificado em áreas abrangentes no campo da Engenharia Civil. Geralmente, quando há transporte e aterro de solos, estes encontram-se em um estado poroso e pouco resistente tornando-se extremamente deformáveis. Neste sentido, os procedimentos de compactação servem como uma forma de devolver e melhorar características essenciais de solos naturais não trabalhados, beneficiando aspectos como resistência à compressão, cisalhamento e redução de vazios, o que resulta em um aumento do peso específico e possibilita um maciço mais homogêneo. Este trabalho apresenta a utilização das energias padronizadas Proctor (Normal, Intermediário e Modificado) como maneira de melhorar as características de suporte de três solos distintos, através da compactação dos solos, para definir os valores de ISC e expansão e sua aplicação nos limites estabelecidos na normativa DNIT 108/2009 - ES, com especificações de utilização para aterros rodoviários. Os solos foram classificados através da classificação TRB como A-7-6 (AM1), A-2-4 (AM2) e A-7-5 (AM3), solos que apresentam características regulares a ruins de suporte. Os ensaios demonstraram acréscimos de índice de suporte nos solos analisados à medida em que há o aumento das energias. A seguir, foi realizada uma análise de custos entre a normativa atual e antiga, com o intuito de realizar um comparativo entre a atualização dos limites utilizados para camadas finais e corpo de aterro. Os resultados demonstraram que a amostra AM3 adquiriu um aumento de 28,60% nos valores de ISC entre a energia normal e intermediária, seguida pela amostra AM1 com um aumento de 27,50%. A amostra AM2 vem em seguida, com um pequeno acréscimo de 2,66 %. Já em relação ao aumento entre a energia intermediária e modificada, a amostra AM3 não obteve resultado relevante, com acréscimo de apenas 1,40 %. O acréscimo do custo foi de R$ 59.510,80 em relação aos limites da normativa cancelada.
id Ânima_57f5d69b552c67131fe07ad9ab723711
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4561
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagemCompactaçãoProctorEnsaio ISCAterros rodoviáriosO estudo de compactação dos solos é verificado em áreas abrangentes no campo da Engenharia Civil. Geralmente, quando há transporte e aterro de solos, estes encontram-se em um estado poroso e pouco resistente tornando-se extremamente deformáveis. Neste sentido, os procedimentos de compactação servem como uma forma de devolver e melhorar características essenciais de solos naturais não trabalhados, beneficiando aspectos como resistência à compressão, cisalhamento e redução de vazios, o que resulta em um aumento do peso específico e possibilita um maciço mais homogêneo. Este trabalho apresenta a utilização das energias padronizadas Proctor (Normal, Intermediário e Modificado) como maneira de melhorar as características de suporte de três solos distintos, através da compactação dos solos, para definir os valores de ISC e expansão e sua aplicação nos limites estabelecidos na normativa DNIT 108/2009 - ES, com especificações de utilização para aterros rodoviários. Os solos foram classificados através da classificação TRB como A-7-6 (AM1), A-2-4 (AM2) e A-7-5 (AM3), solos que apresentam características regulares a ruins de suporte. Os ensaios demonstraram acréscimos de índice de suporte nos solos analisados à medida em que há o aumento das energias. A seguir, foi realizada uma análise de custos entre a normativa atual e antiga, com o intuito de realizar um comparativo entre a atualização dos limites utilizados para camadas finais e corpo de aterro. Os resultados demonstraram que a amostra AM3 adquiriu um aumento de 28,60% nos valores de ISC entre a energia normal e intermediária, seguida pela amostra AM1 com um aumento de 27,50%. A amostra AM2 vem em seguida, com um pequeno acréscimo de 2,66 %. Já em relação ao aumento entre a energia intermediária e modificada, a amostra AM3 não obteve resultado relevante, com acréscimo de apenas 1,40 %. O acréscimo do custo foi de R$ 59.510,80 em relação aos limites da normativa cancelada.Oliveira, Fernanda Soares de SouzaHeiderscheidt, Vinicius Henrique2019-12-08T12:18:34Z2020-11-27T00:08:37Z2019-12-08T12:18:34Z2020-11-27T00:08:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis100 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4561Engenharia Civil - Pedra BrancaPalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:42:54Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4561Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:42:54Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem
title Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem
spellingShingle Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem
Heiderscheidt, Vinicius Henrique
Compactação
Proctor
Ensaio ISC
Aterros rodoviários
title_short Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem
title_full Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem
title_fullStr Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem
title_full_unstemmed Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem
title_sort Impacto da normativa DNIT 108/2009 - ES no comportamento dos solos e no custo de terraplenagem
author Heiderscheidt, Vinicius Henrique
author_facet Heiderscheidt, Vinicius Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Soares de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Heiderscheidt, Vinicius Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Compactação
Proctor
Ensaio ISC
Aterros rodoviários
topic Compactação
Proctor
Ensaio ISC
Aterros rodoviários
description O estudo de compactação dos solos é verificado em áreas abrangentes no campo da Engenharia Civil. Geralmente, quando há transporte e aterro de solos, estes encontram-se em um estado poroso e pouco resistente tornando-se extremamente deformáveis. Neste sentido, os procedimentos de compactação servem como uma forma de devolver e melhorar características essenciais de solos naturais não trabalhados, beneficiando aspectos como resistência à compressão, cisalhamento e redução de vazios, o que resulta em um aumento do peso específico e possibilita um maciço mais homogêneo. Este trabalho apresenta a utilização das energias padronizadas Proctor (Normal, Intermediário e Modificado) como maneira de melhorar as características de suporte de três solos distintos, através da compactação dos solos, para definir os valores de ISC e expansão e sua aplicação nos limites estabelecidos na normativa DNIT 108/2009 - ES, com especificações de utilização para aterros rodoviários. Os solos foram classificados através da classificação TRB como A-7-6 (AM1), A-2-4 (AM2) e A-7-5 (AM3), solos que apresentam características regulares a ruins de suporte. Os ensaios demonstraram acréscimos de índice de suporte nos solos analisados à medida em que há o aumento das energias. A seguir, foi realizada uma análise de custos entre a normativa atual e antiga, com o intuito de realizar um comparativo entre a atualização dos limites utilizados para camadas finais e corpo de aterro. Os resultados demonstraram que a amostra AM3 adquiriu um aumento de 28,60% nos valores de ISC entre a energia normal e intermediária, seguida pela amostra AM1 com um aumento de 27,50%. A amostra AM2 vem em seguida, com um pequeno acréscimo de 2,66 %. Já em relação ao aumento entre a energia intermediária e modificada, a amostra AM3 não obteve resultado relevante, com acréscimo de apenas 1,40 %. O acréscimo do custo foi de R$ 59.510,80 em relação aos limites da normativa cancelada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-08T12:18:34Z
2019-12-08T12:18:34Z
2019
2020-11-27T00:08:37Z
2020-11-27T00:08:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4561
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Engenharia Civil - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415817362735104