Ruínas no espelho: as distopias cinematográficas e a resistência da linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17006 |
Resumo: | O objetivo desta monografia é discutir a distopia, principalmente dentro das narrativas cinematográficas, na sua crítica com o presente. O trabalho tem como referencial a filosofia de Thomas More e John Stuart Mill, as visões do cinema de acordo com teóricos como Edgar Morin e Hugo Munsterberg, e a teorização de cientistas e filósofos ambientais sobre o impacto das ações humanas na natureza, resultando em uma nova era geológica: o Antropoceno. Além disso, o poder do discurso é analisado através da ótica de Michel Foucault e a arte como resistência segundo Gilles Deleuze. Compõem o objeto do estudo obras importantes para o desenvolvimento do gênero distópico, como: O Conto da Aia, série adaptada do livro homônimo de Margaret Atwood; Metrópolis, de Fritz Lang; Blade Runner: O Caçador de Androides, de Ridley Scott; Matrix, de Lana e Lilly Wachowski; Black Mirror, de Charlie Brooker; Um Lugar Silencioso, de John Krasinski e Fahrenheit 451, de François Truffaut. A análise dos filmes foi realizada de forma a ressaltar o que há de comum entre as distopias: uma forma de poder que controla a comunicação e a cultura, em uma tentativa de impedir, portanto, o surgimento de indivíduos questionadores, que ameaçam o sistema. Observando nos filmes cenários desesperadores e, por vezes, muito semelhantes ao que já conhecemos, busco relacionar as distopias a uma forma de diálogo com o presente, alertando sobre o futuro que chega depressa. |
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Ruínas no espelho: as distopias cinematográficas e a resistência da linguagemCinema. Distopia. Narrativas Distópicas. Diálogo. FuturoO objetivo desta monografia é discutir a distopia, principalmente dentro das narrativas cinematográficas, na sua crítica com o presente. O trabalho tem como referencial a filosofia de Thomas More e John Stuart Mill, as visões do cinema de acordo com teóricos como Edgar Morin e Hugo Munsterberg, e a teorização de cientistas e filósofos ambientais sobre o impacto das ações humanas na natureza, resultando em uma nova era geológica: o Antropoceno. Além disso, o poder do discurso é analisado através da ótica de Michel Foucault e a arte como resistência segundo Gilles Deleuze. Compõem o objeto do estudo obras importantes para o desenvolvimento do gênero distópico, como: O Conto da Aia, série adaptada do livro homônimo de Margaret Atwood; Metrópolis, de Fritz Lang; Blade Runner: O Caçador de Androides, de Ridley Scott; Matrix, de Lana e Lilly Wachowski; Black Mirror, de Charlie Brooker; Um Lugar Silencioso, de John Krasinski e Fahrenheit 451, de François Truffaut. A análise dos filmes foi realizada de forma a ressaltar o que há de comum entre as distopias: uma forma de poder que controla a comunicação e a cultura, em uma tentativa de impedir, portanto, o surgimento de indivíduos questionadores, que ameaçam o sistema. Observando nos filmes cenários desesperadores e, por vezes, muito semelhantes ao que já conhecemos, busco relacionar as distopias a uma forma de diálogo com o presente, alertando sobre o futuro que chega depressa.Cernicchiaro, Ana CarolinaCernicchiaro, Ana CarolinaGoulart, Marina Indalencio2020-12-18T14:18:23Z2021-08-04T19:23:16Z2020-12-18T14:18:23Z2021-08-04T19:23:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17006Cinema e Audio Visual - Pedra BrancaFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-20T13:22:11Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17006Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-20T13:22:11Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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