Estudo do aprimoramento do projeto de conforto ambiental para a rodoferroviária de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Isabella
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Fonseca Junior, Elias
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18665
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar, por meio de revisão bibliográfica e análise pós ocupação, o estudo do aprimoramento do projeto de conforto ambiental da Rodoferroviária de Curitiba. O principal objetivo é verificar se a edificação, construída em 1972, ainda atende às necessidades de conforto lumínico, acústico, físico e térmico de seus usuários e funcionários. O conforto lumínico tem como objetivo principal verificar a qualidade, iluminação e presença de reflexos e sombras nos ambientes. Com o estudo do conforto acústico, é possivel analisar a presença de ruídos exacerbados ou reverberações indesejadas. As questões de ergonomia e acessibilidade são agrupadas no chamado conforto físico dos espaços. Além dessas questões também são avaliadas as questões térmicas dos espaços. O conjunto dessas condições são agrupados no chamado Conforto Ambiental. Para realização da análise do conforto ambiental do espaço, foram realizados questionários com o público alvo, medições com instrumentos especializados no local e leitura dos projetos arquitetônicos existentes. A edificação foi dividida em quatro setores para realização dos diagnósticos e propostas. De todos os confortos analisados, o que teve maior insatisfação do público foi o conforto lumínico, que também apresentou algumas deficiências nos valores medidos in-loco. Apesar disso, o conforto que apresentou maior deficiência nos valores da amostragem de medição foi o térmico, que teve apenas uma temperatura medida dentro da faixa determinada por norma. O conforto acústico também apresentou valores inadequados, enquanto o conforto físico dividiu a opinião do público entrevistado em relação à satisfação, apesar de ter sido verificado no local uma considerável quantidade de placas e soluções de acessibilidade.
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