A Necessidade de Africanização da Liberdade de Religião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Allexandra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17733
Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da necessidade de africanização da liberdade religiosa. Denota também as liberdades enquanto direitos fundamentais, tanto como liberdade de culto como de manifestação religiosa. Aponta de forma direta, o posicionamento do STF para com a religião e como o Estado protege essas liberdades, mesmo sendo laico. Transmite também como as religiões de matrizes africanas se formaram aqui no Brasil e todas as suas características junto à bagagem cultural que as mesmas trouxeram, sendo inclusas até como patrimônios negros em alguns locais. Ressalta-se que as religiões afro sempre foram alvos de intolerância e descriminação religiosa, que podem causar tanto danos psicológicos como sociais para aqueles que são afetados, distorcendo toda identidade construída dos grupos praticantes. Para além desses danos, os desrespeitos e ataques os impulsionam para uma luta social e de reconhecimento, pois ali são gerados sentimentos que dão fundamentos para que as lutas sociais aconteçam. Os movimentos que se referem a reafricanização como esforços tentados, por seguidores que se auto afirmam afrodescendentes, de um resgate de cada valor africano enraizado que se perdera no tempo, para a construção de tradições que possa expressar com exatidão a identidade do negro que precisa disso para se auto afirmar enquanto sociedade e ser. Propõe-se aqui uma investigação desses acontecimentos, como uma estratégia de luta e impacto social positivo.
id Ânima_5e41b49f4d66e24527305fa3d2329ffd
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17733
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A Necessidade de Africanização da Liberdade de ReligiãoThe Need for Africanization of Freedom of ReligionLa Necesidad De Africanización De La Libertad De ReligiónLe Besoin D'africanisation De La Liberté De ReligionAfricanizaçãoLiberdade ReligiosaReligião de Matrizes AfricanasIdentidade do NegroEste trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da necessidade de africanização da liberdade religiosa. Denota também as liberdades enquanto direitos fundamentais, tanto como liberdade de culto como de manifestação religiosa. Aponta de forma direta, o posicionamento do STF para com a religião e como o Estado protege essas liberdades, mesmo sendo laico. Transmite também como as religiões de matrizes africanas se formaram aqui no Brasil e todas as suas características junto à bagagem cultural que as mesmas trouxeram, sendo inclusas até como patrimônios negros em alguns locais. Ressalta-se que as religiões afro sempre foram alvos de intolerância e descriminação religiosa, que podem causar tanto danos psicológicos como sociais para aqueles que são afetados, distorcendo toda identidade construída dos grupos praticantes. Para além desses danos, os desrespeitos e ataques os impulsionam para uma luta social e de reconhecimento, pois ali são gerados sentimentos que dão fundamentos para que as lutas sociais aconteçam. Os movimentos que se referem a reafricanização como esforços tentados, por seguidores que se auto afirmam afrodescendentes, de um resgate de cada valor africano enraizado que se perdera no tempo, para a construção de tradições que possa expressar com exatidão a identidade do negro que precisa disso para se auto afirmar enquanto sociedade e ser. Propõe-se aqui uma investigação desses acontecimentos, como uma estratégia de luta e impacto social positivo.De Andrade, Luiz GustavoMiranda, Allexandra2021-11-28T23:48:33Z2021-11-28T23:48:33Z2021-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis135application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17733CuritibaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-07T19:02:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17733Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-07T19:02:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Necessidade de Africanização da Liberdade de Religião
The Need for Africanization of Freedom of Religion
La Necesidad De Africanización De La Libertad De Religión
Le Besoin D'africanisation De La Liberté De Religion
title A Necessidade de Africanização da Liberdade de Religião
spellingShingle A Necessidade de Africanização da Liberdade de Religião
Miranda, Allexandra
Africanização
Liberdade Religiosa
Religião de Matrizes Africanas
Identidade do Negro
title_short A Necessidade de Africanização da Liberdade de Religião
title_full A Necessidade de Africanização da Liberdade de Religião
title_fullStr A Necessidade de Africanização da Liberdade de Religião
title_full_unstemmed A Necessidade de Africanização da Liberdade de Religião
title_sort A Necessidade de Africanização da Liberdade de Religião
author Miranda, Allexandra
author_facet Miranda, Allexandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Andrade, Luiz Gustavo
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Allexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Africanização
Liberdade Religiosa
Religião de Matrizes Africanas
Identidade do Negro
topic Africanização
Liberdade Religiosa
Religião de Matrizes Africanas
Identidade do Negro
description Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da necessidade de africanização da liberdade religiosa. Denota também as liberdades enquanto direitos fundamentais, tanto como liberdade de culto como de manifestação religiosa. Aponta de forma direta, o posicionamento do STF para com a religião e como o Estado protege essas liberdades, mesmo sendo laico. Transmite também como as religiões de matrizes africanas se formaram aqui no Brasil e todas as suas características junto à bagagem cultural que as mesmas trouxeram, sendo inclusas até como patrimônios negros em alguns locais. Ressalta-se que as religiões afro sempre foram alvos de intolerância e descriminação religiosa, que podem causar tanto danos psicológicos como sociais para aqueles que são afetados, distorcendo toda identidade construída dos grupos praticantes. Para além desses danos, os desrespeitos e ataques os impulsionam para uma luta social e de reconhecimento, pois ali são gerados sentimentos que dão fundamentos para que as lutas sociais aconteçam. Os movimentos que se referem a reafricanização como esforços tentados, por seguidores que se auto afirmam afrodescendentes, de um resgate de cada valor africano enraizado que se perdera no tempo, para a construção de tradições que possa expressar com exatidão a identidade do negro que precisa disso para se auto afirmar enquanto sociedade e ser. Propõe-se aqui uma investigação desses acontecimentos, como uma estratégia de luta e impacto social positivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-28T23:48:33Z
2021-11-28T23:48:33Z
2021-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17733
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415858383028224