Como os tele atendimentos podem auxiliar pessoas com queixas psicológicas relacionadas ao isolamento social: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18103 |
Resumo: | RESUMO O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre eficácia do atendimento remoto em pessoas que apresentaram queixas psicológicas em razão do isolamento social durante a pandemia da COVID-19. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para identificar essas experiências em três bases de dados. Das 295 referências encontradas, foram analisadas 07, após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão. A coleta e a análise de dados indicaram que sistemas de telefonia, e-mail, consulta eletrônica, vídeo ou uma combinação deles têm sido utilizados em diversos países para mediar a relação psicólogo-paciente. Resultado: Os principais benefícios incluem menor demanda por consultas presenciais, com possibilidade de gerenciamento da carga de trabalho permitindo uma reorganização dos sistemas. Além disso, o atendimento remoto permite superar barreiras de distância, de maneira flexível e conveniente para os pacientes, com a possibilidade de contribuir para a continuidade do cuidado, autonomia do paciente e economia de recursos. Algumas limitações do teleatendimento podem incluir as dificuldades técnicas e de comunicação para cada meio de comunicação e sua inadequação para determinados grupos de pacientes são outras barreiras importantes. Conclusão: Os teleatendimento é uma ferramenta caracterizada por videoconferências, workshops, textos e vídeos psicoeducativos que se mostrou eficaz na redução de sintomas ansiosos e depressivos no contexto do isolamento social. Palavras-chave: terapia cognitivo-comportamental online; teleatendimento; isolamento social; covid-19. |
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Como os tele atendimentos podem auxiliar pessoas com queixas psicológicas relacionadas ao isolamento social: uma revisão integrativaterapia cognitivo-comportamental onlineteleatendimentoisolamento socialcovid-19RESUMO O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre eficácia do atendimento remoto em pessoas que apresentaram queixas psicológicas em razão do isolamento social durante a pandemia da COVID-19. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para identificar essas experiências em três bases de dados. Das 295 referências encontradas, foram analisadas 07, após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão. A coleta e a análise de dados indicaram que sistemas de telefonia, e-mail, consulta eletrônica, vídeo ou uma combinação deles têm sido utilizados em diversos países para mediar a relação psicólogo-paciente. Resultado: Os principais benefícios incluem menor demanda por consultas presenciais, com possibilidade de gerenciamento da carga de trabalho permitindo uma reorganização dos sistemas. Além disso, o atendimento remoto permite superar barreiras de distância, de maneira flexível e conveniente para os pacientes, com a possibilidade de contribuir para a continuidade do cuidado, autonomia do paciente e economia de recursos. Algumas limitações do teleatendimento podem incluir as dificuldades técnicas e de comunicação para cada meio de comunicação e sua inadequação para determinados grupos de pacientes são outras barreiras importantes. Conclusão: Os teleatendimento é uma ferramenta caracterizada por videoconferências, workshops, textos e vídeos psicoeducativos que se mostrou eficaz na redução de sintomas ansiosos e depressivos no contexto do isolamento social. Palavras-chave: terapia cognitivo-comportamental online; teleatendimento; isolamento social; covid-19.Soares, Amanda RafaelaFerreira, GiovannaSantos, Thais Lara2021-12-07T02:24:42Z2021-12-07T02:24:42Z2021-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis12fapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18103Repositório São JudasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-05-16T19:27:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18103Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-05-16T19:27:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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