Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Antonio Iatanilton Damasceno de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21423
Resumo: A edição da Medida Provisória nº 746/2016 realizada pelo Governo Temer após o impeachment da presidenta Dilma Rousself e, depois, transformada na Lei nº 13.415/2017, provoca-nos as inquietações para esta pesquisa. Considerando as modificações significativas na estrutura do Ensino Médio no país, os limites já existentes e, ainda, considerando a importância da formação integral dos estudantes dessa etapa da educação básica, objetivamos conhecer a formação docente e as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio da rede pública estadual de dois estados nordestinos, a saber, Pernambuco e Alagoas. O primeiro por se destacar entre os melhores IDEBs do país e o segundo, por melhorar, nos últimos anos, seus índices nessa avaliação. Para tanto, fizemos, metodologicamente, o uso da abordagem dialética, pois compreendemos que os aspectos quantitativos e a análise qualitativa devem caminhar conjuntamente. Para a coleta de dados, utilizamos o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) a fim de se fazer a extração de informações primárias dos microdados dos Bancos Docentes e Escolas do Censo Escolar de 2019. Para nossa pesquisa, construímos um caminho: primeiro, teórico, em que fizemos um percurso histórico de compreensão das mudanças ocorridas, por meio de pareceres, resoluções e diretrizes, utilizando como marco inicial temporal o primeiro mandato do governo do Fernando Henrique Cardoso até o segundo mandato da presidenta Dilma Rousself. A partir de então, fizemos uma discussão sobre as contradições presentes na Base Nacional Curricular Comum, a partir das mudanças propostas pela Lei 13.415/2017. O que se observou é que a Reforma do Ensino Médio parafraseia a Reforma da década de 1990, ampliando a perspectiva neoliberal para educação e silenciando aspectos importantes para valorização do professor e melhoria da qualidade do processo educacional voltado para formação integral dos estudantes. Para nos ajudar em nossas reflexões, tivemos como referência Mônica Ribeiro da Silva, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, Maria Ciavatta, Dalila Andrade de Oliveira, Acácia Kuenzer, Celso Ferreti, dentre outros. Analisamos, ainda, indicadores educacionais dos estados de Pernambuco e Alagoas, como formação, carreira, remuneração e as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio das escolas estaduais, compreendendo as dificuldades já existentes e destacando a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, o que se confirma diante de um contexto que já é precário. Quanto ao perfil desses professores, há uma predominância do gênero feminino, autodeclarados brancos, com prevalência de idade entre 30 e 49 anos. Observou-se que formação inicial dos professores alagoanos e pernambucanos pesquisados, embora com um percentual expressivo de licenciados, mostrou-se inadequada e fragmentada. Com relação à formação continuada, mais especificamente a formação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, os dados apresentaram limites a serem superados, considerando a meta 16 do Plano Nacional de Educação e dos Planos Estaduais, observa uma aproximação da meta pelo estado de Alagoas e, ainda, um distanciamento pelo estado de Pernambuco, embora esse tenha alterado a sua meta. A pesquisa também apontou que ingresso por concurso público, o estado de Alagoas com quase 60% de professores com contratos temporários e Pernambuco com quase 40% refletem bem a situação dos docentes e suas condições de trabalho. Ainda a dedicação exclusiva a uma única escola, com único vínculo viii empregatício e infraestrutura adequada são questões ainda distantes da realidade dos professores desses estados, o que significa também um distanciamento do cumprimento das metas presentes no Plano Nacional de Educação e nos planos estaduais para essas questões. Verifica-se, por conseguinte, a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, o que se agrava diante de um contexto que já é precário, uma vez que há um silenciamento na Lei 13.415/2017 na perspectiva de financiamento e melhoria dos aspectos apontados.
id Ânima_5f750f7b928d8fc30bef3eded86f8bab
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21423
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017Política EducacionalLei 13.415/2017Ensino MédioFormação DocenteCondições de trabalho DocenteA edição da Medida Provisória nº 746/2016 realizada pelo Governo Temer após o impeachment da presidenta Dilma Rousself e, depois, transformada na Lei nº 13.415/2017, provoca-nos as inquietações para esta pesquisa. Considerando as modificações significativas na estrutura do Ensino Médio no país, os limites já existentes e, ainda, considerando a importância da formação integral dos estudantes dessa etapa da educação básica, objetivamos conhecer a formação docente e as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio da rede pública estadual de dois estados nordestinos, a saber, Pernambuco e Alagoas. O primeiro por se destacar entre os melhores IDEBs do país e o segundo, por melhorar, nos últimos anos, seus índices nessa avaliação. Para tanto, fizemos, metodologicamente, o uso da abordagem dialética, pois compreendemos que os aspectos quantitativos e a análise qualitativa devem caminhar conjuntamente. Para a coleta de dados, utilizamos o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) a fim de se fazer a extração de informações primárias dos microdados dos Bancos Docentes e Escolas do Censo Escolar de 2019. Para nossa pesquisa, construímos um caminho: primeiro, teórico, em que fizemos um percurso histórico de compreensão das mudanças ocorridas, por meio de pareceres, resoluções e diretrizes, utilizando como marco inicial temporal o primeiro mandato do governo do Fernando Henrique Cardoso até o segundo mandato da presidenta Dilma Rousself. A partir de então, fizemos uma discussão sobre as contradições presentes na Base Nacional Curricular Comum, a partir das mudanças propostas pela Lei 13.415/2017. O que se observou é que a Reforma do Ensino Médio parafraseia a Reforma da década de 1990, ampliando a perspectiva neoliberal para educação e silenciando aspectos importantes para valorização do professor e melhoria da qualidade do processo educacional voltado para formação integral dos estudantes. Para nos ajudar em nossas reflexões, tivemos como referência Mônica Ribeiro da Silva, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, Maria Ciavatta, Dalila Andrade de Oliveira, Acácia Kuenzer, Celso Ferreti, dentre outros. Analisamos, ainda, indicadores educacionais dos estados de Pernambuco e Alagoas, como formação, carreira, remuneração e as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio das escolas estaduais, compreendendo as dificuldades já existentes e destacando a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, o que se confirma diante de um contexto que já é precário. Quanto ao perfil desses professores, há uma predominância do gênero feminino, autodeclarados brancos, com prevalência de idade entre 30 e 49 anos. Observou-se que formação inicial dos professores alagoanos e pernambucanos pesquisados, embora com um percentual expressivo de licenciados, mostrou-se inadequada e fragmentada. Com relação à formação continuada, mais especificamente a formação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, os dados apresentaram limites a serem superados, considerando a meta 16 do Plano Nacional de Educação e dos Planos Estaduais, observa uma aproximação da meta pelo estado de Alagoas e, ainda, um distanciamento pelo estado de Pernambuco, embora esse tenha alterado a sua meta. A pesquisa também apontou que ingresso por concurso público, o estado de Alagoas com quase 60% de professores com contratos temporários e Pernambuco com quase 40% refletem bem a situação dos docentes e suas condições de trabalho. Ainda a dedicação exclusiva a uma única escola, com único vínculo viii empregatício e infraestrutura adequada são questões ainda distantes da realidade dos professores desses estados, o que significa também um distanciamento do cumprimento das metas presentes no Plano Nacional de Educação e nos planos estaduais para essas questões. Verifica-se, por conseguinte, a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, o que se agrava diante de um contexto que já é precário, uma vez que há um silenciamento na Lei 13.415/2017 na perspectiva de financiamento e melhoria dos aspectos apontados.Costa, Gilvan Luiz MachadoFrança, Antonio Iatanilton Damasceno de2022-03-17T13:15:04Z2022-03-17T13:15:04Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21423TUBARÃOAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-06T18:57:37Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21423Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-06T18:57:37Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017
title Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017
spellingShingle Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017
França, Antonio Iatanilton Damasceno de
Política Educacional
Lei 13.415/2017
Ensino Médio
Formação Docente
Condições de trabalho Docente
title_short Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017
title_full Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017
title_fullStr Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017
title_full_unstemmed Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017
title_sort Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017
author França, Antonio Iatanilton Damasceno de
author_facet França, Antonio Iatanilton Damasceno de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Gilvan Luiz Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Antonio Iatanilton Damasceno de
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional
Lei 13.415/2017
Ensino Médio
Formação Docente
Condições de trabalho Docente
topic Política Educacional
Lei 13.415/2017
Ensino Médio
Formação Docente
Condições de trabalho Docente
description A edição da Medida Provisória nº 746/2016 realizada pelo Governo Temer após o impeachment da presidenta Dilma Rousself e, depois, transformada na Lei nº 13.415/2017, provoca-nos as inquietações para esta pesquisa. Considerando as modificações significativas na estrutura do Ensino Médio no país, os limites já existentes e, ainda, considerando a importância da formação integral dos estudantes dessa etapa da educação básica, objetivamos conhecer a formação docente e as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio da rede pública estadual de dois estados nordestinos, a saber, Pernambuco e Alagoas. O primeiro por se destacar entre os melhores IDEBs do país e o segundo, por melhorar, nos últimos anos, seus índices nessa avaliação. Para tanto, fizemos, metodologicamente, o uso da abordagem dialética, pois compreendemos que os aspectos quantitativos e a análise qualitativa devem caminhar conjuntamente. Para a coleta de dados, utilizamos o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) a fim de se fazer a extração de informações primárias dos microdados dos Bancos Docentes e Escolas do Censo Escolar de 2019. Para nossa pesquisa, construímos um caminho: primeiro, teórico, em que fizemos um percurso histórico de compreensão das mudanças ocorridas, por meio de pareceres, resoluções e diretrizes, utilizando como marco inicial temporal o primeiro mandato do governo do Fernando Henrique Cardoso até o segundo mandato da presidenta Dilma Rousself. A partir de então, fizemos uma discussão sobre as contradições presentes na Base Nacional Curricular Comum, a partir das mudanças propostas pela Lei 13.415/2017. O que se observou é que a Reforma do Ensino Médio parafraseia a Reforma da década de 1990, ampliando a perspectiva neoliberal para educação e silenciando aspectos importantes para valorização do professor e melhoria da qualidade do processo educacional voltado para formação integral dos estudantes. Para nos ajudar em nossas reflexões, tivemos como referência Mônica Ribeiro da Silva, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, Maria Ciavatta, Dalila Andrade de Oliveira, Acácia Kuenzer, Celso Ferreti, dentre outros. Analisamos, ainda, indicadores educacionais dos estados de Pernambuco e Alagoas, como formação, carreira, remuneração e as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio das escolas estaduais, compreendendo as dificuldades já existentes e destacando a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, o que se confirma diante de um contexto que já é precário. Quanto ao perfil desses professores, há uma predominância do gênero feminino, autodeclarados brancos, com prevalência de idade entre 30 e 49 anos. Observou-se que formação inicial dos professores alagoanos e pernambucanos pesquisados, embora com um percentual expressivo de licenciados, mostrou-se inadequada e fragmentada. Com relação à formação continuada, mais especificamente a formação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, os dados apresentaram limites a serem superados, considerando a meta 16 do Plano Nacional de Educação e dos Planos Estaduais, observa uma aproximação da meta pelo estado de Alagoas e, ainda, um distanciamento pelo estado de Pernambuco, embora esse tenha alterado a sua meta. A pesquisa também apontou que ingresso por concurso público, o estado de Alagoas com quase 60% de professores com contratos temporários e Pernambuco com quase 40% refletem bem a situação dos docentes e suas condições de trabalho. Ainda a dedicação exclusiva a uma única escola, com único vínculo viii empregatício e infraestrutura adequada são questões ainda distantes da realidade dos professores desses estados, o que significa também um distanciamento do cumprimento das metas presentes no Plano Nacional de Educação e nos planos estaduais para essas questões. Verifica-se, por conseguinte, a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, o que se agrava diante de um contexto que já é precário, uma vez que há um silenciamento na Lei 13.415/2017 na perspectiva de financiamento e melhoria dos aspectos apontados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07
2022-03-17T13:15:04Z
2022-03-17T13:15:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21423
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv TUBARÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415832174919680