Medicina translacional na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Karoline Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13700
Resumo: Os termos, medicina translacional, pesquisa translacional, ciência translacional são usados para se referir a uma mesma área da ciência, que vem apresentando um crescimento expressivo em todo o mundo. Seu intuito é estabelecer a conexão entre a pesquisa biomédica básica e a inovação em saúde, de modo a gerar produtos como diversos fármacos, vacinas, serviços e políticas que possam trazer benefícios à população. Pode ser conceituado como a transferência de conhecimento da ciência básica para a prática clínica, um processo que parte da medicina baseada em evidências em direção a soluções sustentáveis para problemas de saúde da comunidade. Nascida nos Estados Unidos da América (EUA), vem se disseminando rapidamente pelo mundo desenvolvido bem como pela periferia. O objetivo geral desta pesquisa qualitativa é embasar os preceitos desta medicina da tradução por meio da coleta de informações e publicações anteriores, apresentando seu significado de forma coerente e simplificada. A pesquisa inclui uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é construir um trabalho, sendo necessária a realização de pesquisas contínuas sobre os temas envolvidos, como artigos científicos e publicações anteriores, para subsidiar a pesquisa. Além disso, o estudo passou por uma série de critérios de inclusão e exclusão para encerrar essa fase. O conceito de tradução do conhecimento passou a fazer parte do cenário epistemológico, sendo este frequentemente referido como ciência pós-moderna (início do século XX). Neste cenário, novos conceitos de conhecimento são usados na tradução para encorajar e organizar diferentes formas do mesmo. Conclui-se que a medicina translacional nasce de novas fronteiras e avança para vivenciar rapidamente, e informações básicas desta premissa é fornecer um meio necessário para esclarecer a integração dos conhecimentos obtidos neste processo de forma etiológica e fisiopatológica.
id Ânima_5f9db3d69c3e1dd4280743a1c655665d
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13700
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Medicina translacional na atualidadeMedicina translacionalTranslacionalOs termos, medicina translacional, pesquisa translacional, ciência translacional são usados para se referir a uma mesma área da ciência, que vem apresentando um crescimento expressivo em todo o mundo. Seu intuito é estabelecer a conexão entre a pesquisa biomédica básica e a inovação em saúde, de modo a gerar produtos como diversos fármacos, vacinas, serviços e políticas que possam trazer benefícios à população. Pode ser conceituado como a transferência de conhecimento da ciência básica para a prática clínica, um processo que parte da medicina baseada em evidências em direção a soluções sustentáveis para problemas de saúde da comunidade. Nascida nos Estados Unidos da América (EUA), vem se disseminando rapidamente pelo mundo desenvolvido bem como pela periferia. O objetivo geral desta pesquisa qualitativa é embasar os preceitos desta medicina da tradução por meio da coleta de informações e publicações anteriores, apresentando seu significado de forma coerente e simplificada. A pesquisa inclui uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é construir um trabalho, sendo necessária a realização de pesquisas contínuas sobre os temas envolvidos, como artigos científicos e publicações anteriores, para subsidiar a pesquisa. Além disso, o estudo passou por uma série de critérios de inclusão e exclusão para encerrar essa fase. O conceito de tradução do conhecimento passou a fazer parte do cenário epistemológico, sendo este frequentemente referido como ciência pós-moderna (início do século XX). Neste cenário, novos conceitos de conhecimento são usados na tradução para encorajar e organizar diferentes formas do mesmo. Conclui-se que a medicina translacional nasce de novas fronteiras e avança para vivenciar rapidamente, e informações básicas desta premissa é fornecer um meio necessário para esclarecer a integração dos conhecimentos obtidos neste processo de forma etiológica e fisiopatológica.Lozano, Valquiria FerraziniDias, Karoline Ferreira2021-06-30T01:16:22Z2021-06-30T01:16:22Z2021-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis27 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13700São Paulo - SP, BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-02T07:06:28Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13700Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-02T07:06:28Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Medicina translacional na atualidade
title Medicina translacional na atualidade
spellingShingle Medicina translacional na atualidade
Dias, Karoline Ferreira
Medicina translacional
Translacional
title_short Medicina translacional na atualidade
title_full Medicina translacional na atualidade
title_fullStr Medicina translacional na atualidade
title_full_unstemmed Medicina translacional na atualidade
title_sort Medicina translacional na atualidade
author Dias, Karoline Ferreira
author_facet Dias, Karoline Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lozano, Valquiria Ferrazini
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Karoline Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina translacional
Translacional
topic Medicina translacional
Translacional
description Os termos, medicina translacional, pesquisa translacional, ciência translacional são usados para se referir a uma mesma área da ciência, que vem apresentando um crescimento expressivo em todo o mundo. Seu intuito é estabelecer a conexão entre a pesquisa biomédica básica e a inovação em saúde, de modo a gerar produtos como diversos fármacos, vacinas, serviços e políticas que possam trazer benefícios à população. Pode ser conceituado como a transferência de conhecimento da ciência básica para a prática clínica, um processo que parte da medicina baseada em evidências em direção a soluções sustentáveis para problemas de saúde da comunidade. Nascida nos Estados Unidos da América (EUA), vem se disseminando rapidamente pelo mundo desenvolvido bem como pela periferia. O objetivo geral desta pesquisa qualitativa é embasar os preceitos desta medicina da tradução por meio da coleta de informações e publicações anteriores, apresentando seu significado de forma coerente e simplificada. A pesquisa inclui uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é construir um trabalho, sendo necessária a realização de pesquisas contínuas sobre os temas envolvidos, como artigos científicos e publicações anteriores, para subsidiar a pesquisa. Além disso, o estudo passou por uma série de critérios de inclusão e exclusão para encerrar essa fase. O conceito de tradução do conhecimento passou a fazer parte do cenário epistemológico, sendo este frequentemente referido como ciência pós-moderna (início do século XX). Neste cenário, novos conceitos de conhecimento são usados na tradução para encorajar e organizar diferentes formas do mesmo. Conclui-se que a medicina translacional nasce de novas fronteiras e avança para vivenciar rapidamente, e informações básicas desta premissa é fornecer um meio necessário para esclarecer a integração dos conhecimentos obtidos neste processo de forma etiológica e fisiopatológica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30T01:16:22Z
2021-06-30T01:16:22Z
2021-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13700
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo - SP, Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415824235102208