PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mario Colombo, Irineu
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aparecida Silva Anjos, Dirceia, Ritter Antunes, Jovana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/377
Resumo: A pesquisa translacional teve origem na medicina na década de 1930, sendo que atualmente, o formato é utilizado em várias outras áreas. Na educação, particularmente no ensino de um conteúdo específico, o refinamento da técnica, da didática ou do produto educacional para atingir ao objetivo, deve ser criticado e deve refletir inclusive na revisão do suporte científico e tecnológico adotado para o procedimento de ensino. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma aproximação à pesquisa translacional, sua origem e aplicação ao ensino, com base em pesquisa bibliográfica que discute, desde seu uso na área da saúde, até sua transposição para a educação, com apresentação de duas experiências correntes na área de ensino. Ao final, permite considerar que a pesquisa translacional no ensino está em processo de estruturação, discussão e representa uma oportunidade de pensar diferente a forma de ensinar e aprender em ambientes formais e não formais de educação.
id IFES-1_1ef9bcf5df24754e94c4620229f24f3e
oai_identifier_str oai::article/377
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃOEnsinoPesquisa TranslacionalProduto EducacionalPós-ModernidadeA pesquisa translacional teve origem na medicina na década de 1930, sendo que atualmente, o formato é utilizado em várias outras áreas. Na educação, particularmente no ensino de um conteúdo específico, o refinamento da técnica, da didática ou do produto educacional para atingir ao objetivo, deve ser criticado e deve refletir inclusive na revisão do suporte científico e tecnológico adotado para o procedimento de ensino. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma aproximação à pesquisa translacional, sua origem e aplicação ao ensino, com base em pesquisa bibliográfica que discute, desde seu uso na área da saúde, até sua transposição para a educação, com apresentação de duas experiências correntes na área de ensino. Ao final, permite considerar que a pesquisa translacional no ensino está em processo de estruturação, discussão e representa uma oportunidade de pensar diferente a forma de ensinar e aprender em ambientes formais e não formais de educação.EDIFES2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/37710.36524/profept.v3i1.377Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 1 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 51-702594-482710.36524/profept.v3i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/377/338Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMario Colombo, Irineu Aparecida Silva Anjos, Dirceia Ritter Antunes, Jovana2019-12-12T14:07:38Zoai::article/377Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:14.214634Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO
title PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO
spellingShingle PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO
Mario Colombo, Irineu
Ensino
Pesquisa Translacional
Produto Educacional
Pós-Modernidade
title_short PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO
title_full PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO
title_fullStr PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO
title_full_unstemmed PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO
title_sort PESQUISA TRANSLACIONAL EM ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO
author Mario Colombo, Irineu
author_facet Mario Colombo, Irineu
Aparecida Silva Anjos, Dirceia
Ritter Antunes, Jovana
author_role author
author2 Aparecida Silva Anjos, Dirceia
Ritter Antunes, Jovana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mario Colombo, Irineu
Aparecida Silva Anjos, Dirceia
Ritter Antunes, Jovana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pesquisa Translacional
Produto Educacional
Pós-Modernidade
topic Ensino
Pesquisa Translacional
Produto Educacional
Pós-Modernidade
description A pesquisa translacional teve origem na medicina na década de 1930, sendo que atualmente, o formato é utilizado em várias outras áreas. Na educação, particularmente no ensino de um conteúdo específico, o refinamento da técnica, da didática ou do produto educacional para atingir ao objetivo, deve ser criticado e deve refletir inclusive na revisão do suporte científico e tecnológico adotado para o procedimento de ensino. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma aproximação à pesquisa translacional, sua origem e aplicação ao ensino, com base em pesquisa bibliográfica que discute, desde seu uso na área da saúde, até sua transposição para a educação, com apresentação de duas experiências correntes na área de ensino. Ao final, permite considerar que a pesquisa translacional no ensino está em processo de estruturação, discussão e representa uma oportunidade de pensar diferente a forma de ensinar e aprender em ambientes formais e não formais de educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/377
10.36524/profept.v3i1.377
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/377
identifier_str_mv 10.36524/profept.v3i1.377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/377/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 1 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 51-70
2594-4827
10.36524/profept.v3i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029345038336