O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13822 |
Resumo: | O espaço escolar é um ambiente propício para a existência de acidentes corriqueiros, como: engasgo por corpo estranho, convulsões, trauma com avulsão dentária, parada cardiorrespiratória (PCR), hemorragia externa e interna, queimadura, desmaio, entorse, luxações, fraturas. Diante disso, faz-se necessário avaliar o nível de conhecimento em Primeiros Socorros (PS) por parte dos professores e profissionais responsáveis pelos alunos, tanto no ensino infantil como no fundamental das escolas públicas e privadas. Dessa forma, os PS são um instrumento primordial para assegurar o bem-estar da comunidade estudantil, perante uma situação de emergência. Com esse conhecimento, os profissionais saberão proceder de forma correta e segura, proporcionando mudanças satisfatórias neste aspecto. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo principal: determinar o grau de influência da capacitação em primeiros socorros para os professores e coordenadores do ambiente escolar, no intuito de salvar vidas. Os objetivos específicos são: aprimorar e enaltecer a importância do conhecimento em PS no âmbito escolar ou em qualquer cenário propício a acidentes, e que necessite de um atendimento de emergência; buscar meios e estratégias para que “leigos” obtenham conhecimento, valendo-se de recursos eficazes na educação em saúde, sendo que a enfermagem ocupe essa função estrategista para oferecer essas ações voltadas para os PS; fazer o confronto com o déficit de conhecimento dos professores acerca da temática, levando em consideração os entraves que estão causando a falta de interesse e a busca de conhecimento em relação aos PS; Método: Trata-se de uma revisão integrativa. Para a realização deste estudo, recorreu-se aos idiomas inglês, português e espanhol, aos textos na íntegra e aos temas compatíveis com o pesquisado neste trabalho, com limitadores temporais no período de publicação de 2011 até 2021, consultados nas bases de dados: Medline/PubMed, LILACS, SciElo. Resultado: Foi evidenciado um nível de conhecimento insatisfatório dos professores e profissionais do ambiente escolar a respeito da temática de primeiros socorros, notando-se que a educação em saúde é de suma relevância para o desenvolvimento de práticas de capacitação em PS nas escolas. Conclusão: A presente pesquisa constatou que o treinamento em primeiros socorros é relevante. Ela apresentou resultados satisfatórios e efetivos nos atendimentos de emergência nas escolas. Descritores: “Primeiros Socorros”, “Escola” e “Educação em Saúde”. |
id |
Ânima_5fc7ad6eed10a7b20af24576a8fea988 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13822 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinarPrimeiros SocorrosEscolaEducação em saúdeO espaço escolar é um ambiente propício para a existência de acidentes corriqueiros, como: engasgo por corpo estranho, convulsões, trauma com avulsão dentária, parada cardiorrespiratória (PCR), hemorragia externa e interna, queimadura, desmaio, entorse, luxações, fraturas. Diante disso, faz-se necessário avaliar o nível de conhecimento em Primeiros Socorros (PS) por parte dos professores e profissionais responsáveis pelos alunos, tanto no ensino infantil como no fundamental das escolas públicas e privadas. Dessa forma, os PS são um instrumento primordial para assegurar o bem-estar da comunidade estudantil, perante uma situação de emergência. Com esse conhecimento, os profissionais saberão proceder de forma correta e segura, proporcionando mudanças satisfatórias neste aspecto. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo principal: determinar o grau de influência da capacitação em primeiros socorros para os professores e coordenadores do ambiente escolar, no intuito de salvar vidas. Os objetivos específicos são: aprimorar e enaltecer a importância do conhecimento em PS no âmbito escolar ou em qualquer cenário propício a acidentes, e que necessite de um atendimento de emergência; buscar meios e estratégias para que “leigos” obtenham conhecimento, valendo-se de recursos eficazes na educação em saúde, sendo que a enfermagem ocupe essa função estrategista para oferecer essas ações voltadas para os PS; fazer o confronto com o déficit de conhecimento dos professores acerca da temática, levando em consideração os entraves que estão causando a falta de interesse e a busca de conhecimento em relação aos PS; Método: Trata-se de uma revisão integrativa. Para a realização deste estudo, recorreu-se aos idiomas inglês, português e espanhol, aos textos na íntegra e aos temas compatíveis com o pesquisado neste trabalho, com limitadores temporais no período de publicação de 2011 até 2021, consultados nas bases de dados: Medline/PubMed, LILACS, SciElo. Resultado: Foi evidenciado um nível de conhecimento insatisfatório dos professores e profissionais do ambiente escolar a respeito da temática de primeiros socorros, notando-se que a educação em saúde é de suma relevância para o desenvolvimento de práticas de capacitação em PS nas escolas. Conclusão: A presente pesquisa constatou que o treinamento em primeiros socorros é relevante. Ela apresentou resultados satisfatórios e efetivos nos atendimentos de emergência nas escolas. Descritores: “Primeiros Socorros”, “Escola” e “Educação em Saúde”.Carvalho, FabioGomes, Douglas2021-07-03T21:49:08Z2021-07-03T21:49:08Z2021-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13822Paripiranga-BAAtribuição-NãoComercial 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-22T14:05:31Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13822Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-22T14:05:31Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar |
title |
O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar |
spellingShingle |
O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar Gomes, Douglas Primeiros Socorros Escola Educação em saúde |
title_short |
O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar |
title_full |
O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar |
title_fullStr |
O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar |
title_full_unstemmed |
O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar |
title_sort |
O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar |
author |
Gomes, Douglas |
author_facet |
Gomes, Douglas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Fabio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Douglas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiros Socorros Escola Educação em saúde |
topic |
Primeiros Socorros Escola Educação em saúde |
description |
O espaço escolar é um ambiente propício para a existência de acidentes corriqueiros, como: engasgo por corpo estranho, convulsões, trauma com avulsão dentária, parada cardiorrespiratória (PCR), hemorragia externa e interna, queimadura, desmaio, entorse, luxações, fraturas. Diante disso, faz-se necessário avaliar o nível de conhecimento em Primeiros Socorros (PS) por parte dos professores e profissionais responsáveis pelos alunos, tanto no ensino infantil como no fundamental das escolas públicas e privadas. Dessa forma, os PS são um instrumento primordial para assegurar o bem-estar da comunidade estudantil, perante uma situação de emergência. Com esse conhecimento, os profissionais saberão proceder de forma correta e segura, proporcionando mudanças satisfatórias neste aspecto. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo principal: determinar o grau de influência da capacitação em primeiros socorros para os professores e coordenadores do ambiente escolar, no intuito de salvar vidas. Os objetivos específicos são: aprimorar e enaltecer a importância do conhecimento em PS no âmbito escolar ou em qualquer cenário propício a acidentes, e que necessite de um atendimento de emergência; buscar meios e estratégias para que “leigos” obtenham conhecimento, valendo-se de recursos eficazes na educação em saúde, sendo que a enfermagem ocupe essa função estrategista para oferecer essas ações voltadas para os PS; fazer o confronto com o déficit de conhecimento dos professores acerca da temática, levando em consideração os entraves que estão causando a falta de interesse e a busca de conhecimento em relação aos PS; Método: Trata-se de uma revisão integrativa. Para a realização deste estudo, recorreu-se aos idiomas inglês, português e espanhol, aos textos na íntegra e aos temas compatíveis com o pesquisado neste trabalho, com limitadores temporais no período de publicação de 2011 até 2021, consultados nas bases de dados: Medline/PubMed, LILACS, SciElo. Resultado: Foi evidenciado um nível de conhecimento insatisfatório dos professores e profissionais do ambiente escolar a respeito da temática de primeiros socorros, notando-se que a educação em saúde é de suma relevância para o desenvolvimento de práticas de capacitação em PS nas escolas. Conclusão: A presente pesquisa constatou que o treinamento em primeiros socorros é relevante. Ela apresentou resultados satisfatórios e efetivos nos atendimentos de emergência nas escolas. Descritores: “Primeiros Socorros”, “Escola” e “Educação em Saúde”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-03T21:49:08Z 2021-07-03T21:49:08Z 2021-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13822 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
67 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Paripiranga-BA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415852485836801 |