O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Douglas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13822
Resumo: O espaço escolar é um ambiente propício para a existência de acidentes corriqueiros, como: engasgo por corpo estranho, convulsões, trauma com avulsão dentária, parada cardiorrespiratória (PCR), hemorragia externa e interna, queimadura, desmaio, entorse, luxações, fraturas. Diante disso, faz-se necessário avaliar o nível de conhecimento em Primeiros Socorros (PS) por parte dos professores e profissionais responsáveis pelos alunos, tanto no ensino infantil como no fundamental das escolas públicas e privadas. Dessa forma, os PS são um instrumento primordial para assegurar o bem-estar da comunidade estudantil, perante uma situação de emergência. Com esse conhecimento, os profissionais saberão proceder de forma correta e segura, proporcionando mudanças satisfatórias neste aspecto. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo principal: determinar o grau de influência da capacitação em primeiros socorros para os professores e coordenadores do ambiente escolar, no intuito de salvar vidas. Os objetivos específicos são: aprimorar e enaltecer a importância do conhecimento em PS no âmbito escolar ou em qualquer cenário propício a acidentes, e que necessite de um atendimento de emergência; buscar meios e estratégias para que “leigos” obtenham conhecimento, valendo-se de recursos eficazes na educação em saúde, sendo que a enfermagem ocupe essa função estrategista para oferecer essas ações voltadas para os PS; fazer o confronto com o déficit de conhecimento dos professores acerca da temática, levando em consideração os entraves que estão causando a falta de interesse e a busca de conhecimento em relação aos PS; Método: Trata-se de uma revisão integrativa. Para a realização deste estudo, recorreu-se aos idiomas inglês, português e espanhol, aos textos na íntegra e aos temas compatíveis com o pesquisado neste trabalho, com limitadores temporais no período de publicação de 2011 até 2021, consultados nas bases de dados: Medline/PubMed, LILACS, SciElo. Resultado: Foi evidenciado um nível de conhecimento insatisfatório dos professores e profissionais do ambiente escolar a respeito da temática de primeiros socorros, notando-se que a educação em saúde é de suma relevância para o desenvolvimento de práticas de capacitação em PS nas escolas. Conclusão: A presente pesquisa constatou que o treinamento em primeiros socorros é relevante. Ela apresentou resultados satisfatórios e efetivos nos atendimentos de emergência nas escolas. Descritores: “Primeiros Socorros”, “Escola” e “Educação em Saúde”.
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