UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Charles Wesley Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moura, Diego Luz, Costa, Francisco Luís de Oliveira, Mélo, Roberta de Sousa, Moreira, Sérgio Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205
Resumo: Para investigar os efeitos de rendimento do aprendizado e sua retenção, sobre uma unidade didática de ensino do conteúdo primeiros socorros para escolares, 20 estudantes do ensino fundamental, divididos em Grupo Controle (C) e Grupo Primeiros Socorros (PS), participaram do estudo. A unidade didática contemplou o ensino da contenção de hemorragia, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Foi adotado um método avaliativo padronizado para os conteúdos na pré-intervenção, 5 e 45 dias pós-intervenção. Ao contrário do grupo C, o grupo PS obteve resultados de aprendizado significativos aos 5 e 45 dias pós-intervenção (p<0,05), diferindo estatisticamente do grupo C (p<0,05).  Conclui-se que a unidade didática de ensino foi efetiva no aprendizado dos primeiros socorros para escolares.
id UFG-4_9e70e80cfcf0fa83cec19e80e4676cc1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30205
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADOPrimeiros socorrosAprendizagemRetençãoEscolares.Primeiros socorros para escolaresPara investigar os efeitos de rendimento do aprendizado e sua retenção, sobre uma unidade didática de ensino do conteúdo primeiros socorros para escolares, 20 estudantes do ensino fundamental, divididos em Grupo Controle (C) e Grupo Primeiros Socorros (PS), participaram do estudo. A unidade didática contemplou o ensino da contenção de hemorragia, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Foi adotado um método avaliativo padronizado para os conteúdos na pré-intervenção, 5 e 45 dias pós-intervenção. Ao contrário do grupo C, o grupo PS obteve resultados de aprendizado significativos aos 5 e 45 dias pós-intervenção (p<0,05), diferindo estatisticamente do grupo C (p<0,05).  Conclui-se que a unidade didática de ensino foi efetiva no aprendizado dos primeiros socorros para escolares.Universidade Federal de Goiás2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3020510.5216/rpp.v18i2.30205Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205/18787Costa, Charles Wesley AlvesMoura, Diego LuzCosta, Francisco Luís de OliveiraMélo, Roberta de SousaMoreira, Sérgio Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T13:45:20Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/30205Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.847456Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO
title UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO
spellingShingle UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO
Costa, Charles Wesley Alves
Primeiros socorros
Aprendizagem
Retenção
Escolares.
Primeiros socorros para escolares
title_short UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO
title_full UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO
title_fullStr UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO
title_full_unstemmed UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO
title_sort UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO
author Costa, Charles Wesley Alves
author_facet Costa, Charles Wesley Alves
Moura, Diego Luz
Costa, Francisco Luís de Oliveira
Mélo, Roberta de Sousa
Moreira, Sérgio Rodrigues
author_role author
author2 Moura, Diego Luz
Costa, Francisco Luís de Oliveira
Mélo, Roberta de Sousa
Moreira, Sérgio Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Charles Wesley Alves
Moura, Diego Luz
Costa, Francisco Luís de Oliveira
Mélo, Roberta de Sousa
Moreira, Sérgio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiros socorros
Aprendizagem
Retenção
Escolares.
Primeiros socorros para escolares
topic Primeiros socorros
Aprendizagem
Retenção
Escolares.
Primeiros socorros para escolares
description Para investigar os efeitos de rendimento do aprendizado e sua retenção, sobre uma unidade didática de ensino do conteúdo primeiros socorros para escolares, 20 estudantes do ensino fundamental, divididos em Grupo Controle (C) e Grupo Primeiros Socorros (PS), participaram do estudo. A unidade didática contemplou o ensino da contenção de hemorragia, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Foi adotado um método avaliativo padronizado para os conteúdos na pré-intervenção, 5 e 45 dias pós-intervenção. Ao contrário do grupo C, o grupo PS obteve resultados de aprendizado significativos aos 5 e 45 dias pós-intervenção (p<0,05), diferindo estatisticamente do grupo C (p<0,05).  Conclui-se que a unidade didática de ensino foi efetiva no aprendizado dos primeiros socorros para escolares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205
10.5216/rpp.v18i2.30205
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i2.30205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205/18787
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857577480192