UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205 |
Resumo: | Para investigar os efeitos de rendimento do aprendizado e sua retenção, sobre uma unidade didática de ensino do conteúdo primeiros socorros para escolares, 20 estudantes do ensino fundamental, divididos em Grupo Controle (C) e Grupo Primeiros Socorros (PS), participaram do estudo. A unidade didática contemplou o ensino da contenção de hemorragia, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Foi adotado um método avaliativo padronizado para os conteúdos na pré-intervenção, 5 e 45 dias pós-intervenção. Ao contrário do grupo C, o grupo PS obteve resultados de aprendizado significativos aos 5 e 45 dias pós-intervenção (p<0,05), diferindo estatisticamente do grupo C (p<0,05). Conclui-se que a unidade didática de ensino foi efetiva no aprendizado dos primeiros socorros para escolares. |
id |
UFG-4_9e70e80cfcf0fa83cec19e80e4676cc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30205 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADOPrimeiros socorrosAprendizagemRetençãoEscolares.Primeiros socorros para escolaresPara investigar os efeitos de rendimento do aprendizado e sua retenção, sobre uma unidade didática de ensino do conteúdo primeiros socorros para escolares, 20 estudantes do ensino fundamental, divididos em Grupo Controle (C) e Grupo Primeiros Socorros (PS), participaram do estudo. A unidade didática contemplou o ensino da contenção de hemorragia, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Foi adotado um método avaliativo padronizado para os conteúdos na pré-intervenção, 5 e 45 dias pós-intervenção. Ao contrário do grupo C, o grupo PS obteve resultados de aprendizado significativos aos 5 e 45 dias pós-intervenção (p<0,05), diferindo estatisticamente do grupo C (p<0,05). Conclui-se que a unidade didática de ensino foi efetiva no aprendizado dos primeiros socorros para escolares.Universidade Federal de Goiás2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3020510.5216/rpp.v18i2.30205Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205/18787Costa, Charles Wesley AlvesMoura, Diego LuzCosta, Francisco Luís de OliveiraMélo, Roberta de SousaMoreira, Sérgio Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T13:45:20Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/30205Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.847456Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO |
title |
UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO |
spellingShingle |
UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO Costa, Charles Wesley Alves Primeiros socorros Aprendizagem Retenção Escolares. Primeiros socorros para escolares |
title_short |
UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO |
title_full |
UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO |
title_fullStr |
UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO |
title_full_unstemmed |
UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO |
title_sort |
UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO DOS PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: EFEITOS DO APRENDIZADO |
author |
Costa, Charles Wesley Alves |
author_facet |
Costa, Charles Wesley Alves Moura, Diego Luz Costa, Francisco Luís de Oliveira Mélo, Roberta de Sousa Moreira, Sérgio Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Diego Luz Costa, Francisco Luís de Oliveira Mélo, Roberta de Sousa Moreira, Sérgio Rodrigues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Charles Wesley Alves Moura, Diego Luz Costa, Francisco Luís de Oliveira Mélo, Roberta de Sousa Moreira, Sérgio Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiros socorros Aprendizagem Retenção Escolares. Primeiros socorros para escolares |
topic |
Primeiros socorros Aprendizagem Retenção Escolares. Primeiros socorros para escolares |
description |
Para investigar os efeitos de rendimento do aprendizado e sua retenção, sobre uma unidade didática de ensino do conteúdo primeiros socorros para escolares, 20 estudantes do ensino fundamental, divididos em Grupo Controle (C) e Grupo Primeiros Socorros (PS), participaram do estudo. A unidade didática contemplou o ensino da contenção de hemorragia, queimaduras e parada cardiorrespiratória. Foi adotado um método avaliativo padronizado para os conteúdos na pré-intervenção, 5 e 45 dias pós-intervenção. Ao contrário do grupo C, o grupo PS obteve resultados de aprendizado significativos aos 5 e 45 dias pós-intervenção (p<0,05), diferindo estatisticamente do grupo C (p<0,05). Conclui-se que a unidade didática de ensino foi efetiva no aprendizado dos primeiros socorros para escolares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205 10.5216/rpp.v18i2.30205 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i2.30205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30205/18787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857577480192 |