Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria Luiza Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16586
Resumo: A espiritualidade e religiosidade foram reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Organização Mundial de Saúde como uma variável da saúde e constituinte da subjetividade humana. Ressalta-se que o número de cristãos brasileiros chega a 86,8%, o que indica a importância do reconhecimento da espiritualidade e religiosidade na prática de profissionais da saúde e de humanas, como os psicólogos. À vista disso, a pesquisa teve como objetivo geral descrever a concepção de liberdade no cristianismo na perspectiva do existencialismo sartreano. Para isso, analisou-se o fenômeno da liberdade com base nos capítulos e versículos selecionados a partir do documento da Bíblia à luz do referencial teórico de Sartre, amparado no livro “O ser e o nada”, utilizando o Método Fenomenológico para descrever o fenômeno da liberdade, buscando proximidades e distanciamentos entre a Bíblia e a perspectiva sartreana. Como resultado observou-se que a perspectiva cristã demonstra que o homem possui uma essência inata (pecaminosa) que pode vir a ser transformada (santa) pela crença em Jesus Cristo. Portanto, a liberdade exercida pela compreensão do cristianismo se dá de duas maneiras: i) a liberdade praticada na vida terrena, qualificada pela libertação do poder do pecado sobre os que creem, e ii) a liberdade enquanto prática eterna, designada pelo livramento da presença do pecado naqueles que foram salvos. Pode-se dizer que pertinente à primeira maneira, o existencialismo sartreano a explicaria como o nascimento existencial, rompendo com a alienação do pecado e que a segunda seria excluída por Sartre, posto que o autor não considera a vida após a morte.
id Ânima_60d3d018147876fd902222d17a8fd2fa
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16586
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismoLiberdadeSartreExistencialismoBíbliaCristianismoA espiritualidade e religiosidade foram reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Organização Mundial de Saúde como uma variável da saúde e constituinte da subjetividade humana. Ressalta-se que o número de cristãos brasileiros chega a 86,8%, o que indica a importância do reconhecimento da espiritualidade e religiosidade na prática de profissionais da saúde e de humanas, como os psicólogos. À vista disso, a pesquisa teve como objetivo geral descrever a concepção de liberdade no cristianismo na perspectiva do existencialismo sartreano. Para isso, analisou-se o fenômeno da liberdade com base nos capítulos e versículos selecionados a partir do documento da Bíblia à luz do referencial teórico de Sartre, amparado no livro “O ser e o nada”, utilizando o Método Fenomenológico para descrever o fenômeno da liberdade, buscando proximidades e distanciamentos entre a Bíblia e a perspectiva sartreana. Como resultado observou-se que a perspectiva cristã demonstra que o homem possui uma essência inata (pecaminosa) que pode vir a ser transformada (santa) pela crença em Jesus Cristo. Portanto, a liberdade exercida pela compreensão do cristianismo se dá de duas maneiras: i) a liberdade praticada na vida terrena, qualificada pela libertação do poder do pecado sobre os que creem, e ii) a liberdade enquanto prática eterna, designada pelo livramento da presença do pecado naqueles que foram salvos. Pode-se dizer que pertinente à primeira maneira, o existencialismo sartreano a explicaria como o nascimento existencial, rompendo com a alienação do pecado e que a segunda seria excluída por Sartre, posto que o autor não considera a vida após a morte.Péres, Girlane MayaraCardoso, Maria Luiza Teixeira2020-12-14T00:05:22Z2021-08-04T18:36:25Z2020-12-14T00:05:22Z2021-08-04T18:36:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16586Psicologia - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T09:41:36Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16586Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T09:41:36Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismo
title Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismo
spellingShingle Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismo
Cardoso, Maria Luiza Teixeira
Liberdade
Sartre
Existencialismo
Bíblia
Cristianismo
title_short Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismo
title_full Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismo
title_fullStr Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismo
title_full_unstemmed Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismo
title_sort Uma perspectiva sartreana sobre o conceito de liberdade para o cristianismo
author Cardoso, Maria Luiza Teixeira
author_facet Cardoso, Maria Luiza Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Péres, Girlane Mayara
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maria Luiza Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Liberdade
Sartre
Existencialismo
Bíblia
Cristianismo
topic Liberdade
Sartre
Existencialismo
Bíblia
Cristianismo
description A espiritualidade e religiosidade foram reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Organização Mundial de Saúde como uma variável da saúde e constituinte da subjetividade humana. Ressalta-se que o número de cristãos brasileiros chega a 86,8%, o que indica a importância do reconhecimento da espiritualidade e religiosidade na prática de profissionais da saúde e de humanas, como os psicólogos. À vista disso, a pesquisa teve como objetivo geral descrever a concepção de liberdade no cristianismo na perspectiva do existencialismo sartreano. Para isso, analisou-se o fenômeno da liberdade com base nos capítulos e versículos selecionados a partir do documento da Bíblia à luz do referencial teórico de Sartre, amparado no livro “O ser e o nada”, utilizando o Método Fenomenológico para descrever o fenômeno da liberdade, buscando proximidades e distanciamentos entre a Bíblia e a perspectiva sartreana. Como resultado observou-se que a perspectiva cristã demonstra que o homem possui uma essência inata (pecaminosa) que pode vir a ser transformada (santa) pela crença em Jesus Cristo. Portanto, a liberdade exercida pela compreensão do cristianismo se dá de duas maneiras: i) a liberdade praticada na vida terrena, qualificada pela libertação do poder do pecado sobre os que creem, e ii) a liberdade enquanto prática eterna, designada pelo livramento da presença do pecado naqueles que foram salvos. Pode-se dizer que pertinente à primeira maneira, o existencialismo sartreano a explicaria como o nascimento existencial, rompendo com a alienação do pecado e que a segunda seria excluída por Sartre, posto que o autor não considera a vida após a morte.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14T00:05:22Z
2020-12-14T00:05:22Z
2020
2021-08-04T18:36:25Z
2021-08-04T18:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16586
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415820518948864