POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EFETIVAÇÃO DA LITERATURA QUANTO DIREITO FUNDAMENTAL A PARTIR DA OBRA DE ANTÔNIO CÂNDIDO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28866 |
Resumo: | Na monografia que se segue, será abordado a questão do acesso à literatura, cultura e educação através do pensamento do escritor Antônio Cândido em sua obra o Direito à Literatura. Principalmente alinhando e defendendo o direito à educação e cultura como direito fundamental, previsto em nossa Constituição Federal de 1988, assim como, nos mais diversos tratados de direitos humanos o qual o Brasil é signatário. Também será explanado como a má qualidade da educação afeta substancialmente a nossa sociedade, fazendo com que as classes sociais mais baixas, fique cada vez mais alienada e como é importante o acesso dos mais diversos tipos de cultura e educação para o desenvolvimento de uma população pensante, consciente do seu papel social e qual é o papel do Estado, através das políticas públicas, em melhorar e estabelecer ações para esse tipo de problema social. Além disso, será discutido pesquisas e comparativos do Brasil com demais países em termos da evolução da leitura, importância da alfabetização e o papel da escola e da família para impedir que crianças sejam vitimas de violência ou que sejam autoras de violência através de um clima educacional agregador, atualizado e receptivo. |
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POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EFETIVAÇÃO DA LITERATURA QUANTO DIREITO FUNDAMENTAL A PARTIR DA OBRA DE ANTÔNIO CÂNDIDODireitos HumanosLiteraturaNa monografia que se segue, será abordado a questão do acesso à literatura, cultura e educação através do pensamento do escritor Antônio Cândido em sua obra o Direito à Literatura. Principalmente alinhando e defendendo o direito à educação e cultura como direito fundamental, previsto em nossa Constituição Federal de 1988, assim como, nos mais diversos tratados de direitos humanos o qual o Brasil é signatário. Também será explanado como a má qualidade da educação afeta substancialmente a nossa sociedade, fazendo com que as classes sociais mais baixas, fique cada vez mais alienada e como é importante o acesso dos mais diversos tipos de cultura e educação para o desenvolvimento de uma população pensante, consciente do seu papel social e qual é o papel do Estado, através das políticas públicas, em melhorar e estabelecer ações para esse tipo de problema social. Além disso, será discutido pesquisas e comparativos do Brasil com demais países em termos da evolução da leitura, importância da alfabetização e o papel da escola e da família para impedir que crianças sejam vitimas de violência ou que sejam autoras de violência através de um clima educacional agregador, atualizado e receptivo.Reisewitz, LúciaVieira, Maiza2022-12-14T14:35:38Z2022-12-14T14:35:38Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28866São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-14T14:35:40Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28866Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-14T14:35:40Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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