THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Via Atlântica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702 |
Resumo: | O professor Antonio Candido (1918-2017) foi, como poucos no Brasil, um humanista convicto, que aplicou seus princípios a tudo o que fez como professor, pensador e militante político. A rigor, todas essas faces foram marcadas pela sua condição de professor, preocupado em educar para a vida em sociedade. Com base no estudo de textos sobre teoria literária e literatura brasileira, este artigo pretende delinear a concepção de ensino de literatura na obra de Antonio Candido, visando contribuir para a reflexão sobre a leitura literária na sala de aula num nível que vá além de considerações de ordem didática e trate a literatura como fator relevante para a formação humana na contemporaneidade. |
id |
USP-32_9f736a9daccf91adcc93b908b547b08d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/151702 |
network_acronym_str |
USP-32 |
network_name_str |
Via Atlântica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDOO ENSINO DE LITERATURA SEGUNDO ANTONIO CANDIDOensino de literaturaAntonio Candidoliteratura brasileiraformação do leitor literárioteaching of literatureAntonio CandidoBrazilian literatureliterary reader's background developmentO professor Antonio Candido (1918-2017) foi, como poucos no Brasil, um humanista convicto, que aplicou seus princípios a tudo o que fez como professor, pensador e militante político. A rigor, todas essas faces foram marcadas pela sua condição de professor, preocupado em educar para a vida em sociedade. Com base no estudo de textos sobre teoria literária e literatura brasileira, este artigo pretende delinear a concepção de ensino de literatura na obra de Antonio Candido, visando contribuir para a reflexão sobre a leitura literária na sala de aula num nível que vá além de considerações de ordem didática e trate a literatura como fator relevante para a formação humana na contemporaneidade.Professor Antonio Candido (1918-2017) was, as a few people in Brazil were, a confirmed humanist, who applied his principles to everything he had done as a professor, thinker and political activist. Strictly speaking, all such facets of his were marked by his role as a professor, concerned about fostering education for life within society. Based on the study of texts broaching Brazilian literary theory and literature, this paper was carried out to outline the conception of literature teaching in Antonio Candido's work, in order to contribute to the reflection on literary reading in classroom at a level which goes beyond merely didactic considerations and deals with literature as a relevant factor for human background development nowadays.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/15170210.11606/va.v0i35.151702Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 69-85Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 69-852317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702/157516Copyright (c) 2019 Benedito Antuneshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Benedito2023-06-26T13:44:01Zoai:revistas.usp.br:article/151702Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:44:01Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO O ENSINO DE LITERATURA SEGUNDO ANTONIO CANDIDO |
title |
THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO |
spellingShingle |
THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO Antunes, Benedito ensino de literatura Antonio Candido literatura brasileira formação do leitor literário teaching of literature Antonio Candido Brazilian literature literary reader's background development |
title_short |
THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO |
title_full |
THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO |
title_fullStr |
THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO |
title_full_unstemmed |
THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO |
title_sort |
THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO |
author |
Antunes, Benedito |
author_facet |
Antunes, Benedito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Benedito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de literatura Antonio Candido literatura brasileira formação do leitor literário teaching of literature Antonio Candido Brazilian literature literary reader's background development |
topic |
ensino de literatura Antonio Candido literatura brasileira formação do leitor literário teaching of literature Antonio Candido Brazilian literature literary reader's background development |
description |
O professor Antonio Candido (1918-2017) foi, como poucos no Brasil, um humanista convicto, que aplicou seus princípios a tudo o que fez como professor, pensador e militante político. A rigor, todas essas faces foram marcadas pela sua condição de professor, preocupado em educar para a vida em sociedade. Com base no estudo de textos sobre teoria literária e literatura brasileira, este artigo pretende delinear a concepção de ensino de literatura na obra de Antonio Candido, visando contribuir para a reflexão sobre a leitura literária na sala de aula num nível que vá além de considerações de ordem didática e trate a literatura como fator relevante para a formação humana na contemporaneidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702 10.11606/va.v0i35.151702 |
url |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702 |
identifier_str_mv |
10.11606/va.v0i35.151702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702/157516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Benedito Antunes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Benedito Antunes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 69-85 Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 69-85 2317-8086 1516-5159 reponame:Via Atlântica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Via Atlântica (Online) |
collection |
Via Atlântica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
viatlan24@gmail.com |
_version_ |
1800222041996001280 |