THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Benedito
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702
Resumo: O professor Antonio Candido (1918-2017) foi, como poucos no Brasil, um humanista convicto, que aplicou seus princípios a tudo o que fez como professor, pensador e militante político. A rigor, todas essas faces foram marcadas pela sua condição de professor, preocupado em educar para a vida em sociedade. Com base no estudo de textos sobre teoria literária e literatura brasileira, este artigo pretende delinear a concepção de ensino de literatura na obra de Antonio Candido, visando contribuir para a reflexão sobre a leitura literária na sala de aula num nível que vá além de considerações de ordem didática e trate a literatura como fator relevante para a formação humana na contemporaneidade.
id USP-32_9f736a9daccf91adcc93b908b547b08d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/151702
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDOO ENSINO DE LITERATURA SEGUNDO ANTONIO CANDIDOensino de literaturaAntonio Candidoliteratura brasileiraformação do leitor literárioteaching of literatureAntonio CandidoBrazilian literatureliterary reader's background developmentO professor Antonio Candido (1918-2017) foi, como poucos no Brasil, um humanista convicto, que aplicou seus princípios a tudo o que fez como professor, pensador e militante político. A rigor, todas essas faces foram marcadas pela sua condição de professor, preocupado em educar para a vida em sociedade. Com base no estudo de textos sobre teoria literária e literatura brasileira, este artigo pretende delinear a concepção de ensino de literatura na obra de Antonio Candido, visando contribuir para a reflexão sobre a leitura literária na sala de aula num nível que vá além de considerações de ordem didática e trate a literatura como fator relevante para a formação humana na contemporaneidade.Professor Antonio Candido (1918-2017) was, as a few people in Brazil were, a confirmed humanist, who applied his principles to everything he had done as a professor, thinker and political activist. Strictly speaking, all such facets of his were marked by his role as a professor, concerned about fostering education for life within society. Based on the study of texts broaching Brazilian literary theory and literature, this paper was carried out to outline the conception of literature teaching in Antonio Candido's work, in order to contribute to the reflection on literary reading in classroom at a level which goes beyond merely didactic considerations and deals with literature as a relevant factor for human background development nowadays.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/15170210.11606/va.v0i35.151702Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 69-85Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 69-852317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702/157516Copyright (c) 2019 Benedito Antuneshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Benedito2023-06-26T13:44:01Zoai:revistas.usp.br:article/151702Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:44:01Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO
O ENSINO DE LITERATURA SEGUNDO ANTONIO CANDIDO
title THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO
spellingShingle THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO
Antunes, Benedito
ensino de literatura
Antonio Candido
literatura brasileira
formação do leitor literário
teaching of literature
Antonio Candido
Brazilian literature
literary reader's background development
title_short THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO
title_full THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO
title_fullStr THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO
title_full_unstemmed THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO
title_sort THE TEACHING OF LITERATURE ACCORDING TO ANTONIO CANDIDO
author Antunes, Benedito
author_facet Antunes, Benedito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Benedito
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de literatura
Antonio Candido
literatura brasileira
formação do leitor literário
teaching of literature
Antonio Candido
Brazilian literature
literary reader's background development
topic ensino de literatura
Antonio Candido
literatura brasileira
formação do leitor literário
teaching of literature
Antonio Candido
Brazilian literature
literary reader's background development
description O professor Antonio Candido (1918-2017) foi, como poucos no Brasil, um humanista convicto, que aplicou seus princípios a tudo o que fez como professor, pensador e militante político. A rigor, todas essas faces foram marcadas pela sua condição de professor, preocupado em educar para a vida em sociedade. Com base no estudo de textos sobre teoria literária e literatura brasileira, este artigo pretende delinear a concepção de ensino de literatura na obra de Antonio Candido, visando contribuir para a reflexão sobre a leitura literária na sala de aula num nível que vá além de considerações de ordem didática e trate a literatura como fator relevante para a formação humana na contemporaneidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702
10.11606/va.v0i35.151702
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i35.151702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702/157516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Benedito Antunes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Benedito Antunes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 20 n. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 69-85
Via Atlântica; Vol. 20 No. 1 (2019): Antonio Candido - literatura e transformação social; 69-85
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041996001280