Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelatto, Marielle Feilstrecker
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Liziane Hubner da, Zawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11299
Resumo: A atuação dos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI CIC/CETSAM, frente aos perfis de turmas fortemente heterogêneos, demonstra-se como um entrave educacional no âmbito do desempenho das turmas, desta forma, identificou-se uma problemática adotada como base na realização de um projeto de pesquisa, intervenção e vivência pedagógica. Na realização do projeto de intervenção teve-se como objetivo o desenvolvimento de competências, junto aos docentes, para a atuação em turmas com perfis heterogêneos, tendo como base uma pesquisa de dados sócios econômicos culturais dos referidos alunos. Tais competências foram desenvolvidas através de mini cursos, palestras e oficinas, realizadas durante 20 horas aulas com docentes e 20 horas aulas com alunos. Através dos resultados obtidos pode-se identificar a grande dificuldade dos alunos com interpretações de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. Identificaram-se também algumas dificuldades de atuação dos professores nesta turma. Sendo assim, a intervenção realizada com os docentes conseguiu desenvolver métodos pedagógicos para a atuação em turmas heterogêneas, através da aplicação de dinâmicas de grupo referentes à interpretação de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. A posterior aplicação das dinâmicas desenvolvidas, com os alunos, obteve resultados positivos, tendo em vista principalmente a identificação dos alunos com as técnicas aplicadas. Por fim, a vivência pedagógica realizada contou com a aplicação de turmas de aprimoramento em Matemática Básica e Interpretação e Produção de Texto, visto que estas disciplinas, bem como as matérias diretamente relacionadas a estas, eram as maiores dificuldades identificadas por alunos e professores. Neste âmbito, aplicou-se dois mini cursos, de 20 horas cada, nestas disciplinas. Além disso, propôs-se a inclusão obrigatória destas disciplinas na grade curricular do referido curso técnico. Obteve-se melhoras significativas no desempenho dos alunos quanto à interpretação e produção de textos, porém muito pouco significativo quanto a melhoria de desempenho em matemática. Identificou-se também, nesta vivência, que a falta de base em matemática e as dificuldades com o uso da linguagem culta provém das bases educacionais (ensinos médio e fundamental), frente à reduzida qualidade do ensino público e falta de incentivo ao hábito da leitura, bem como demais problemas conjeturais da educação nacional.
id Ânima_664ce73f0c66748ae6a18a7ecad3f147
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11299
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAMHeterogenidadeDinâmicasMatemática básicaProdução e interpretação de textoA atuação dos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI CIC/CETSAM, frente aos perfis de turmas fortemente heterogêneos, demonstra-se como um entrave educacional no âmbito do desempenho das turmas, desta forma, identificou-se uma problemática adotada como base na realização de um projeto de pesquisa, intervenção e vivência pedagógica. Na realização do projeto de intervenção teve-se como objetivo o desenvolvimento de competências, junto aos docentes, para a atuação em turmas com perfis heterogêneos, tendo como base uma pesquisa de dados sócios econômicos culturais dos referidos alunos. Tais competências foram desenvolvidas através de mini cursos, palestras e oficinas, realizadas durante 20 horas aulas com docentes e 20 horas aulas com alunos. Através dos resultados obtidos pode-se identificar a grande dificuldade dos alunos com interpretações de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. Identificaram-se também algumas dificuldades de atuação dos professores nesta turma. Sendo assim, a intervenção realizada com os docentes conseguiu desenvolver métodos pedagógicos para a atuação em turmas heterogêneas, através da aplicação de dinâmicas de grupo referentes à interpretação de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. A posterior aplicação das dinâmicas desenvolvidas, com os alunos, obteve resultados positivos, tendo em vista principalmente a identificação dos alunos com as técnicas aplicadas. Por fim, a vivência pedagógica realizada contou com a aplicação de turmas de aprimoramento em Matemática Básica e Interpretação e Produção de Texto, visto que estas disciplinas, bem como as matérias diretamente relacionadas a estas, eram as maiores dificuldades identificadas por alunos e professores. Neste âmbito, aplicou-se dois mini cursos, de 20 horas cada, nestas disciplinas. Além disso, propôs-se a inclusão obrigatória destas disciplinas na grade curricular do referido curso técnico. Obteve-se melhoras significativas no desempenho dos alunos quanto à interpretação e produção de textos, porém muito pouco significativo quanto a melhoria de desempenho em matemática. Identificou-se também, nesta vivência, que a falta de base em matemática e as dificuldades com o uso da linguagem culta provém das bases educacionais (ensinos médio e fundamental), frente à reduzida qualidade do ensino público e falta de incentivo ao hábito da leitura, bem como demais problemas conjeturais da educação nacional.Loch, MárciaRebelatto, Marielle FeilstreckerSilva, Liziane Hubner daZawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira2017-10-23T19:18:17Z2020-11-29T06:38:03Z2017-10-23T19:18:17Z2020-11-29T06:38:03Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis113 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11299Palhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T08:19:48Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11299Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:19:48Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
title Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
spellingShingle Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
Rebelatto, Marielle Feilstrecker
Heterogenidade
Dinâmicas
Matemática básica
Produção e interpretação de texto
title_short Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
title_full Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
title_fullStr Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
title_full_unstemmed Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
title_sort Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
author Rebelatto, Marielle Feilstrecker
author_facet Rebelatto, Marielle Feilstrecker
Silva, Liziane Hubner da
Zawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Liziane Hubner da
Zawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loch, Márcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelatto, Marielle Feilstrecker
Silva, Liziane Hubner da
Zawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Heterogenidade
Dinâmicas
Matemática básica
Produção e interpretação de texto
topic Heterogenidade
Dinâmicas
Matemática básica
Produção e interpretação de texto
description A atuação dos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI CIC/CETSAM, frente aos perfis de turmas fortemente heterogêneos, demonstra-se como um entrave educacional no âmbito do desempenho das turmas, desta forma, identificou-se uma problemática adotada como base na realização de um projeto de pesquisa, intervenção e vivência pedagógica. Na realização do projeto de intervenção teve-se como objetivo o desenvolvimento de competências, junto aos docentes, para a atuação em turmas com perfis heterogêneos, tendo como base uma pesquisa de dados sócios econômicos culturais dos referidos alunos. Tais competências foram desenvolvidas através de mini cursos, palestras e oficinas, realizadas durante 20 horas aulas com docentes e 20 horas aulas com alunos. Através dos resultados obtidos pode-se identificar a grande dificuldade dos alunos com interpretações de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. Identificaram-se também algumas dificuldades de atuação dos professores nesta turma. Sendo assim, a intervenção realizada com os docentes conseguiu desenvolver métodos pedagógicos para a atuação em turmas heterogêneas, através da aplicação de dinâmicas de grupo referentes à interpretação de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. A posterior aplicação das dinâmicas desenvolvidas, com os alunos, obteve resultados positivos, tendo em vista principalmente a identificação dos alunos com as técnicas aplicadas. Por fim, a vivência pedagógica realizada contou com a aplicação de turmas de aprimoramento em Matemática Básica e Interpretação e Produção de Texto, visto que estas disciplinas, bem como as matérias diretamente relacionadas a estas, eram as maiores dificuldades identificadas por alunos e professores. Neste âmbito, aplicou-se dois mini cursos, de 20 horas cada, nestas disciplinas. Além disso, propôs-se a inclusão obrigatória destas disciplinas na grade curricular do referido curso técnico. Obteve-se melhoras significativas no desempenho dos alunos quanto à interpretação e produção de textos, porém muito pouco significativo quanto a melhoria de desempenho em matemática. Identificou-se também, nesta vivência, que a falta de base em matemática e as dificuldades com o uso da linguagem culta provém das bases educacionais (ensinos médio e fundamental), frente à reduzida qualidade do ensino público e falta de incentivo ao hábito da leitura, bem como demais problemas conjeturais da educação nacional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2017-10-23T19:18:17Z
2017-10-23T19:18:17Z
2020-11-29T06:38:03Z
2020-11-29T06:38:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11299
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415852355813376