Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11296 |
Resumo: | A atuação dos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI CIC/CETSAM, frente aos perfis de turmas fortemente heterogêneos, demonstra-se como um entrave educacional no âmbito do desempenho das turmas, desta forma, identificou-se uma problemática adotada como base na realização de um projeto de pesquisa, intervenção e vivência pedagógica. Na realização do projeto de intervenção teve-se como objetivo o desenvolvimento de competências, junto aos docentes, para a atuação em turmas com perfis heterogêneos, tendo como base uma pesquisa de dados sócios econômicos culturais dos referidos alunos. Tais competências foram desenvolvidas através de mini cursos, palestras e oficinas, realizadas durante 20 horas aulas com docentes e 20 horas aulas com alunos. Através dos resultados obtidos pode-se identificar a grande dificuldade dos alunos com interpretações de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. Identificaram-se também algumas dificuldades de atuação dos professores nesta turma. Sendo assim, a intervenção realizada com os docentes conseguiu desenvolver métodos pedagógicos para a atuação em turmas heterogêneas, através da aplicação de dinâmicas de grupo referentes à interpretação de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. A posterior aplicação das dinâmicas desenvolvidas, com os alunos, obteve resultados positivos, tendo em vista principalmente a identificação dos alunos com as técnicas aplicadas. Por fim, a vivência pedagógica realizada contou com a aplicação de turmas de aprimoramento em Matemática Básica e Interpretação e Produção de Texto, visto que estas disciplinas, bem como as matérias diretamente relacionadas a estas, eram as maiores dificuldades identificadas por alunos e professores. Neste âmbito, aplicou-se dois mini cursos, de 20 horas cada, nestas disciplinas. Além disso, propôs-se a inclusão obrigatória destas disciplinas na grade curricular do referido curso técnico. Obteve-se melhoras significativas no desempenho dos alunos quanto à interpreta- ção e produção de textos, porém muito pouco significativo quanto a melhoria de desempenho em matemática. Identificou-se também, nesta vivência, que a falta de base em matemá- tica e as dificuldades com o uso da linguagem culta provém das bases educacionais (ensinos médio e fundamental), frente à reduzida qualidade do ensino público e falta de incentivo ao hábito da leitura, bem como demais problemas conjeturais da educação nacional. |
id |
Ânima_eecdccd156f285ff67369e5b157ae71d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11296 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAMHeterogenidadeDinâmicasMatemática básicaProdução e interpretação de textoA atuação dos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI CIC/CETSAM, frente aos perfis de turmas fortemente heterogêneos, demonstra-se como um entrave educacional no âmbito do desempenho das turmas, desta forma, identificou-se uma problemática adotada como base na realização de um projeto de pesquisa, intervenção e vivência pedagógica. Na realização do projeto de intervenção teve-se como objetivo o desenvolvimento de competências, junto aos docentes, para a atuação em turmas com perfis heterogêneos, tendo como base uma pesquisa de dados sócios econômicos culturais dos referidos alunos. Tais competências foram desenvolvidas através de mini cursos, palestras e oficinas, realizadas durante 20 horas aulas com docentes e 20 horas aulas com alunos. Através dos resultados obtidos pode-se identificar a grande dificuldade dos alunos com interpretações de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. Identificaram-se também algumas dificuldades de atuação dos professores nesta turma. Sendo assim, a intervenção realizada com os docentes conseguiu desenvolver métodos pedagógicos para a atuação em turmas heterogêneas, através da aplicação de dinâmicas de grupo referentes à interpretação de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. A posterior aplicação das dinâmicas desenvolvidas, com os alunos, obteve resultados positivos, tendo em vista principalmente a identificação dos alunos com as técnicas aplicadas. Por fim, a vivência pedagógica realizada contou com a aplicação de turmas de aprimoramento em Matemática Básica e Interpretação e Produção de Texto, visto que estas disciplinas, bem como as matérias diretamente relacionadas a estas, eram as maiores dificuldades identificadas por alunos e professores. Neste âmbito, aplicou-se dois mini cursos, de 20 horas cada, nestas disciplinas. Além disso, propôs-se a inclusão obrigatória destas disciplinas na grade curricular do referido curso técnico. Obteve-se melhoras significativas no desempenho dos alunos quanto à interpreta- ção e produção de textos, porém muito pouco significativo quanto a melhoria de desempenho em matemática. Identificou-se também, nesta vivência, que a falta de base em matemá- tica e as dificuldades com o uso da linguagem culta provém das bases educacionais (ensinos médio e fundamental), frente à reduzida qualidade do ensino público e falta de incentivo ao hábito da leitura, bem como demais problemas conjeturais da educação nacional.Loch, MárciaRebelatto, Marielle FeilstreckerSilva, Liziane Hubner daZawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira2017-10-23T19:30:01Z2020-11-29T06:37:42Z2017-10-23T19:30:01Z2020-11-29T06:37:42Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis113 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11296Palhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T08:19:24Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11296Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:19:24Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM |
title |
Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM |
spellingShingle |
Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM Rebelatto, Marielle Feilstrecker Heterogenidade Dinâmicas Matemática básica Produção e interpretação de texto |
title_short |
Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM |
title_full |
Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM |
title_fullStr |
Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM |
title_full_unstemmed |
Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM |
title_sort |
Implementação de turmas de aprimoramento em matemática básica e interpretação e produção de texto no curso técnico em meio ambiente do SENAI-CIC/CETSAM |
author |
Rebelatto, Marielle Feilstrecker |
author_facet |
Rebelatto, Marielle Feilstrecker Silva, Liziane Hubner da Zawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Liziane Hubner da Zawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loch, Márcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelatto, Marielle Feilstrecker Silva, Liziane Hubner da Zawadzki, Rodrigo Augusto Franco de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Heterogenidade Dinâmicas Matemática básica Produção e interpretação de texto |
topic |
Heterogenidade Dinâmicas Matemática básica Produção e interpretação de texto |
description |
A atuação dos professores do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAI CIC/CETSAM, frente aos perfis de turmas fortemente heterogêneos, demonstra-se como um entrave educacional no âmbito do desempenho das turmas, desta forma, identificou-se uma problemática adotada como base na realização de um projeto de pesquisa, intervenção e vivência pedagógica. Na realização do projeto de intervenção teve-se como objetivo o desenvolvimento de competências, junto aos docentes, para a atuação em turmas com perfis heterogêneos, tendo como base uma pesquisa de dados sócios econômicos culturais dos referidos alunos. Tais competências foram desenvolvidas através de mini cursos, palestras e oficinas, realizadas durante 20 horas aulas com docentes e 20 horas aulas com alunos. Através dos resultados obtidos pode-se identificar a grande dificuldade dos alunos com interpretações de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. Identificaram-se também algumas dificuldades de atuação dos professores nesta turma. Sendo assim, a intervenção realizada com os docentes conseguiu desenvolver métodos pedagógicos para a atuação em turmas heterogêneas, através da aplicação de dinâmicas de grupo referentes à interpretação de textos, raciocínio lógico e relacionamentos interpessoais. A posterior aplicação das dinâmicas desenvolvidas, com os alunos, obteve resultados positivos, tendo em vista principalmente a identificação dos alunos com as técnicas aplicadas. Por fim, a vivência pedagógica realizada contou com a aplicação de turmas de aprimoramento em Matemática Básica e Interpretação e Produção de Texto, visto que estas disciplinas, bem como as matérias diretamente relacionadas a estas, eram as maiores dificuldades identificadas por alunos e professores. Neste âmbito, aplicou-se dois mini cursos, de 20 horas cada, nestas disciplinas. Além disso, propôs-se a inclusão obrigatória destas disciplinas na grade curricular do referido curso técnico. Obteve-se melhoras significativas no desempenho dos alunos quanto à interpreta- ção e produção de textos, porém muito pouco significativo quanto a melhoria de desempenho em matemática. Identificou-se também, nesta vivência, que a falta de base em matemá- tica e as dificuldades com o uso da linguagem culta provém das bases educacionais (ensinos médio e fundamental), frente à reduzida qualidade do ensino público e falta de incentivo ao hábito da leitura, bem como demais problemas conjeturais da educação nacional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2017-10-23T19:30:01Z 2017-10-23T19:30:01Z 2020-11-29T06:37:42Z 2020-11-29T06:37:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11296 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
113 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415855206891520 |