A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geovana Aparecida Oliveira da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25435
Resumo: O presente projeto trata dos reflexos trazidos pela crise no sistema prisional brasileiro ao exercício da maternidade da mulher presa, utiliza-se especialmente a análise da legislação nacional e internacional acerca do exercício dos direitos relacionados a maternidade em comparação com a realidade enfrentada pelas mães e gravidas dentro dos regimes prisionais. Para isso, inicialmente analisa questões relativas ao devido processo legal e execução penal, bem como dados sobre a situação dos sistemas prisionais brasileiros em especial os que recebem o público feminino, o perfil racial e socioeconômico mais recorrente entre as mulheres que cometem delitos e as características presentes nos tipos penais mais cometidos pelas mulheres. Posteriormente examina pesquisas que tratam sobre o encarceramento feminino e o exercício da maternidade no cárcere, como também verifica dados referente ao encarceramento e estruturas das penitenciarias, a comparação entre o número total de vagas com os números de detentas atualmente, a quantidade de gravidas, mães e crianças inseridas nos sistemas prisionais e a infraestrutura em que elas vivem. Para tal fim adota como metodologia cientifica o método dedutivo, visto que para chegar a uma conclusão acerca dos meios adequados para o exercício da maternidade das detentas, foram deduzidos os diversos conteúdos sobre o tema, como doutrinas, livros, artigos e pesquisas, concluindo como uma pesquisa bibliográfica.
id Ânima_68d7345d0e1d7755d40ae2b8a47d86d0
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25435
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.Crise no sistema penitenciário.Maternidade encarcerada.Aprisionamento feminino.Direitos dos presosO presente projeto trata dos reflexos trazidos pela crise no sistema prisional brasileiro ao exercício da maternidade da mulher presa, utiliza-se especialmente a análise da legislação nacional e internacional acerca do exercício dos direitos relacionados a maternidade em comparação com a realidade enfrentada pelas mães e gravidas dentro dos regimes prisionais. Para isso, inicialmente analisa questões relativas ao devido processo legal e execução penal, bem como dados sobre a situação dos sistemas prisionais brasileiros em especial os que recebem o público feminino, o perfil racial e socioeconômico mais recorrente entre as mulheres que cometem delitos e as características presentes nos tipos penais mais cometidos pelas mulheres. Posteriormente examina pesquisas que tratam sobre o encarceramento feminino e o exercício da maternidade no cárcere, como também verifica dados referente ao encarceramento e estruturas das penitenciarias, a comparação entre o número total de vagas com os números de detentas atualmente, a quantidade de gravidas, mães e crianças inseridas nos sistemas prisionais e a infraestrutura em que elas vivem. Para tal fim adota como metodologia cientifica o método dedutivo, visto que para chegar a uma conclusão acerca dos meios adequados para o exercício da maternidade das detentas, foram deduzidos os diversos conteúdos sobre o tema, como doutrinas, livros, artigos e pesquisas, concluindo como uma pesquisa bibliográfica.Sponchiado, Jessica RaquelGeovana Aparecida Oliveira da Silva2022-08-08T16:18:31Z2022-08-08T16:18:31Z2022-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25435São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-08-08T16:18:33Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25435Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-08-08T16:18:33Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.
title A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.
spellingShingle A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.
Geovana Aparecida Oliveira da Silva
Crise no sistema penitenciário.
Maternidade encarcerada.
Aprisionamento feminino.
Direitos dos presos
title_short A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.
title_full A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.
title_fullStr A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.
title_full_unstemmed A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.
title_sort A maternidade encarcerada: impactos da crise no sistema prisional no exercício da maternidade da mulher encarcerada.
author Geovana Aparecida Oliveira da Silva
author_facet Geovana Aparecida Oliveira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sponchiado, Jessica Raquel
dc.contributor.author.fl_str_mv Geovana Aparecida Oliveira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Crise no sistema penitenciário.
Maternidade encarcerada.
Aprisionamento feminino.
Direitos dos presos
topic Crise no sistema penitenciário.
Maternidade encarcerada.
Aprisionamento feminino.
Direitos dos presos
description O presente projeto trata dos reflexos trazidos pela crise no sistema prisional brasileiro ao exercício da maternidade da mulher presa, utiliza-se especialmente a análise da legislação nacional e internacional acerca do exercício dos direitos relacionados a maternidade em comparação com a realidade enfrentada pelas mães e gravidas dentro dos regimes prisionais. Para isso, inicialmente analisa questões relativas ao devido processo legal e execução penal, bem como dados sobre a situação dos sistemas prisionais brasileiros em especial os que recebem o público feminino, o perfil racial e socioeconômico mais recorrente entre as mulheres que cometem delitos e as características presentes nos tipos penais mais cometidos pelas mulheres. Posteriormente examina pesquisas que tratam sobre o encarceramento feminino e o exercício da maternidade no cárcere, como também verifica dados referente ao encarceramento e estruturas das penitenciarias, a comparação entre o número total de vagas com os números de detentas atualmente, a quantidade de gravidas, mães e crianças inseridas nos sistemas prisionais e a infraestrutura em que elas vivem. Para tal fim adota como metodologia cientifica o método dedutivo, visto que para chegar a uma conclusão acerca dos meios adequados para o exercício da maternidade das detentas, foram deduzidos os diversos conteúdos sobre o tema, como doutrinas, livros, artigos e pesquisas, concluindo como uma pesquisa bibliográfica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-08T16:18:31Z
2022-08-08T16:18:31Z
2022-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25435
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415826565038080