Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Pedro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19112
Resumo: OBJETIVO: Analisar a possibilidade de o contrato de trabalho intermitente ser declarado inconstitucional frente aos direitos sociais e princípios trabalhistas garantidos pela Constituição Federal. MÉTODO: A natureza da pesquisa classifica como exploratória, quanto a abordagem se preceitua pelo meio qualitativo; quanto ao procedimento utilizado para coleta de dados, bibliográfico e documental. Foram utilizados documentos secundários livros e artigos para elaboração do projeto portando caracterizando uma pesquisa bibliográfica. RESULTADOS: A revolução industrial foi o grande marco para o surgimento dos primeiros direitos trabalhista; passou a ser necessário que a mão de obra fosse mais qualificada e com isso os trabalhadores passaram a reivindicar por direitos. O ordenamento jurídico do trabalho é rodeado de princípios constitucionais, os quais são fundamentais para a garantia dos direitos trabalhistas e igualdade na relação de emprego. A reforma trabalhista mudou consideravelmente a legislação trabalhista, alterando muitos dos direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, incluindo o contrato intermitente. CONCLUSÃO: A criação do contrato de trabalho intermitente gerou discussões acerca da legalidade de tais alterações e sobre a sua inconstitucionalidade devido as características que são completamente diferentes das modalidades de contrato por tempo determinado e indeterminado. A reforma trabalhista gerou cerca de 34 ações diretas de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal, discutindo diversos pontos da reforma, os quais podem ferir diretamente os princípios fundamentais do direto do trabalho. Contudo, o legislador cita como justificativa o combate ao desemprego com a criação de outra modalidade contratual menos burocrática e mais favorável ao empregador. Palavras-chave: Contrato 1. Trabalho 2. Intermitente 3.
id Ânima_69962bb79976560626830694517560a1
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19112
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no BrasilAnalysis of the unconstitutionality of the intermittent employment contract in BrazilContratotrabalhoIntermitenteOBJETIVO: Analisar a possibilidade de o contrato de trabalho intermitente ser declarado inconstitucional frente aos direitos sociais e princípios trabalhistas garantidos pela Constituição Federal. MÉTODO: A natureza da pesquisa classifica como exploratória, quanto a abordagem se preceitua pelo meio qualitativo; quanto ao procedimento utilizado para coleta de dados, bibliográfico e documental. Foram utilizados documentos secundários livros e artigos para elaboração do projeto portando caracterizando uma pesquisa bibliográfica. RESULTADOS: A revolução industrial foi o grande marco para o surgimento dos primeiros direitos trabalhista; passou a ser necessário que a mão de obra fosse mais qualificada e com isso os trabalhadores passaram a reivindicar por direitos. O ordenamento jurídico do trabalho é rodeado de princípios constitucionais, os quais são fundamentais para a garantia dos direitos trabalhistas e igualdade na relação de emprego. A reforma trabalhista mudou consideravelmente a legislação trabalhista, alterando muitos dos direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, incluindo o contrato intermitente. CONCLUSÃO: A criação do contrato de trabalho intermitente gerou discussões acerca da legalidade de tais alterações e sobre a sua inconstitucionalidade devido as características que são completamente diferentes das modalidades de contrato por tempo determinado e indeterminado. A reforma trabalhista gerou cerca de 34 ações diretas de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal, discutindo diversos pontos da reforma, os quais podem ferir diretamente os princípios fundamentais do direto do trabalho. Contudo, o legislador cita como justificativa o combate ao desemprego com a criação de outra modalidade contratual menos burocrática e mais favorável ao empregador. Palavras-chave: Contrato 1. Trabalho 2. Intermitente 3.Antonio, TerezinhaFreitas, Pedro2021-12-15T13:48:37Z2021-12-15T13:48:37Z2021-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19112Tubarão/SCAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-15T13:48:38Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19112Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-15T13:48:38Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no Brasil
Analysis of the unconstitutionality of the intermittent employment contract in Brazil
title Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no Brasil
spellingShingle Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no Brasil
Freitas, Pedro
Contrato
trabalho
Intermitente
title_short Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no Brasil
title_full Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no Brasil
title_fullStr Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no Brasil
title_full_unstemmed Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no Brasil
title_sort Analise sobre a inconstitucionalidade do contrato de trabalho intermitente no Brasil
author Freitas, Pedro
author_facet Freitas, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonio, Terezinha
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Contrato
trabalho
Intermitente
topic Contrato
trabalho
Intermitente
description OBJETIVO: Analisar a possibilidade de o contrato de trabalho intermitente ser declarado inconstitucional frente aos direitos sociais e princípios trabalhistas garantidos pela Constituição Federal. MÉTODO: A natureza da pesquisa classifica como exploratória, quanto a abordagem se preceitua pelo meio qualitativo; quanto ao procedimento utilizado para coleta de dados, bibliográfico e documental. Foram utilizados documentos secundários livros e artigos para elaboração do projeto portando caracterizando uma pesquisa bibliográfica. RESULTADOS: A revolução industrial foi o grande marco para o surgimento dos primeiros direitos trabalhista; passou a ser necessário que a mão de obra fosse mais qualificada e com isso os trabalhadores passaram a reivindicar por direitos. O ordenamento jurídico do trabalho é rodeado de princípios constitucionais, os quais são fundamentais para a garantia dos direitos trabalhistas e igualdade na relação de emprego. A reforma trabalhista mudou consideravelmente a legislação trabalhista, alterando muitos dos direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, incluindo o contrato intermitente. CONCLUSÃO: A criação do contrato de trabalho intermitente gerou discussões acerca da legalidade de tais alterações e sobre a sua inconstitucionalidade devido as características que são completamente diferentes das modalidades de contrato por tempo determinado e indeterminado. A reforma trabalhista gerou cerca de 34 ações diretas de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal, discutindo diversos pontos da reforma, os quais podem ferir diretamente os princípios fundamentais do direto do trabalho. Contudo, o legislador cita como justificativa o combate ao desemprego com a criação de outra modalidade contratual menos burocrática e mais favorável ao empregador. Palavras-chave: Contrato 1. Trabalho 2. Intermitente 3.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15T13:48:37Z
2021-12-15T13:48:37Z
2021-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19112
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão/SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415860176093184