Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17719 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo sensibilizar a população mundial sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, além de fornecer informações sobre os impactos ambientais da indústria aeronáutica e mostrar sua participação ativa na intensificação do efeito estufa por se tratar de um setor em rápido desenvolvimento. O aumento das emissões de gases de efeito estufa pela queima do querosene de aviação, juntamente com seu alto custo e o esgotamento iminente das fontes de combustíveis fósseis, têm levado à adoção de medidas de mitigação, incluindo o desenvolvimento e uso de fontes alternativas de energia e energias renováveis. O bioquerosene foi uma excelente opção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da aviação civil. É uma investigação exploratória com um processo bibliográfico e documental baseado na leitura de artigos, enciclopédias virtuais, publicações, jornais, livros, revistas, documentos virtuais, relatórios, regulamentos e legislações específicas. A abordagem utilizada foi qualitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de gráficos que foram analisados de acordo com os princípios teóricos. Ao final da pesquisa, constatou-se que o desenvolvimento e a utilização do bioquerosene representam vantagens estratégicas no campo socioeconômico e ambiental, pois podem gerar empregos em sua cadeia produtiva, diminuir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir o setor. Emissões de gases de efeito estufa. No entanto, seu uso contínuo depende de incentivos governamentais e do avanço tecnológico da produção em massa, com preço de mercado semelhante ao do querosene de aviação tradicional, o que o torna competitivo e atraente para as companhias aéreas. Palavras-chave: Efeito Estufa. Aviação Civil. Gases. Mudança Climática. |
id |
Ânima_6a4a4384777923165044c8ddebbf1f21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17719 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civilEMISSÕES DE CO2 NA ATMOSFERA PELA AVIAÇÃO CIVILATIVIDADE DE REDUÇÃOEsta pesquisa teve como objetivo sensibilizar a população mundial sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, além de fornecer informações sobre os impactos ambientais da indústria aeronáutica e mostrar sua participação ativa na intensificação do efeito estufa por se tratar de um setor em rápido desenvolvimento. O aumento das emissões de gases de efeito estufa pela queima do querosene de aviação, juntamente com seu alto custo e o esgotamento iminente das fontes de combustíveis fósseis, têm levado à adoção de medidas de mitigação, incluindo o desenvolvimento e uso de fontes alternativas de energia e energias renováveis. O bioquerosene foi uma excelente opção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da aviação civil. É uma investigação exploratória com um processo bibliográfico e documental baseado na leitura de artigos, enciclopédias virtuais, publicações, jornais, livros, revistas, documentos virtuais, relatórios, regulamentos e legislações específicas. A abordagem utilizada foi qualitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de gráficos que foram analisados de acordo com os princípios teóricos. Ao final da pesquisa, constatou-se que o desenvolvimento e a utilização do bioquerosene representam vantagens estratégicas no campo socioeconômico e ambiental, pois podem gerar empregos em sua cadeia produtiva, diminuir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir o setor. Emissões de gases de efeito estufa. No entanto, seu uso contínuo depende de incentivos governamentais e do avanço tecnológico da produção em massa, com preço de mercado semelhante ao do querosene de aviação tradicional, o que o torna competitivo e atraente para as companhias aéreas. Palavras-chave: Efeito Estufa. Aviação Civil. Gases. Mudança Climática.Lohn, Joel IrineuTristão, Thiago2021-11-25T19:34:23Z2021-11-25T19:34:23Z2021-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17719PalhoçaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-08T22:22:35Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17719Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-08T22:22:35Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civil |
title |
Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civil |
spellingShingle |
Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civil Tristão, Thiago EMISSÕES DE CO2 NA ATMOSFERA PELA AVIAÇÃO CIVIL ATIVIDADE DE REDUÇÃO |
title_short |
Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civil |
title_full |
Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civil |
title_fullStr |
Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civil |
title_full_unstemmed |
Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civil |
title_sort |
Plano de ação dos estados: atividades de redução de emissões de CO2 na atmosfera pela aviação civil |
author |
Tristão, Thiago |
author_facet |
Tristão, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lohn, Joel Irineu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tristão, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EMISSÕES DE CO2 NA ATMOSFERA PELA AVIAÇÃO CIVIL ATIVIDADE DE REDUÇÃO |
topic |
EMISSÕES DE CO2 NA ATMOSFERA PELA AVIAÇÃO CIVIL ATIVIDADE DE REDUÇÃO |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo sensibilizar a população mundial sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, além de fornecer informações sobre os impactos ambientais da indústria aeronáutica e mostrar sua participação ativa na intensificação do efeito estufa por se tratar de um setor em rápido desenvolvimento. O aumento das emissões de gases de efeito estufa pela queima do querosene de aviação, juntamente com seu alto custo e o esgotamento iminente das fontes de combustíveis fósseis, têm levado à adoção de medidas de mitigação, incluindo o desenvolvimento e uso de fontes alternativas de energia e energias renováveis. O bioquerosene foi uma excelente opção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa da aviação civil. É uma investigação exploratória com um processo bibliográfico e documental baseado na leitura de artigos, enciclopédias virtuais, publicações, jornais, livros, revistas, documentos virtuais, relatórios, regulamentos e legislações específicas. A abordagem utilizada foi qualitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de gráficos que foram analisados de acordo com os princípios teóricos. Ao final da pesquisa, constatou-se que o desenvolvimento e a utilização do bioquerosene representam vantagens estratégicas no campo socioeconômico e ambiental, pois podem gerar empregos em sua cadeia produtiva, diminuir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir o setor. Emissões de gases de efeito estufa. No entanto, seu uso contínuo depende de incentivos governamentais e do avanço tecnológico da produção em massa, com preço de mercado semelhante ao do querosene de aviação tradicional, o que o torna competitivo e atraente para as companhias aéreas. Palavras-chave: Efeito Estufa. Aviação Civil. Gases. Mudança Climática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-25T19:34:23Z 2021-11-25T19:34:23Z 2021-11-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17719 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415849355837440 |