O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calheiro Neto, Rodolpho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17353
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi analisar o discurso estético “sem gênero” presente na moda do século XXI, tendo por estudo a grife brasileira Another Place. Através de editoriais e coleções presentes nas mídias digitais, sites colaborativos e no próprio Instagram da marca, buscou-se em imagens e textos de que forma a grife constrói o agênero na moda. A contextualização histórica do vestuário masculino e feminino e suas distinções de gênero permitiu perceber a construção de discursos culturais e sociais que, à luz de conceitos teóricos sobre identidades de gênero, baliza discussões sobre o “não binarismo” e o “agênero” ou “sem gênero”. Assim, analisaram-se imagens e informações em sites colaborativos de moda e da própria marca de forma qualitativa, não mensurando dados numéricos, mas sim narrativos. Nesse sentido, o conteúdo analisado é apresentado de forma explicativa, permitindo entender de que forma o agênero se constrói neste contexto específico.
id Ânima_6be02a71c2e3ca04bb404107c9c1ba6f
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17353
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another placeAgêneroModaAnother PlaceConstruções de gêneroO objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi analisar o discurso estético “sem gênero” presente na moda do século XXI, tendo por estudo a grife brasileira Another Place. Através de editoriais e coleções presentes nas mídias digitais, sites colaborativos e no próprio Instagram da marca, buscou-se em imagens e textos de que forma a grife constrói o agênero na moda. A contextualização histórica do vestuário masculino e feminino e suas distinções de gênero permitiu perceber a construção de discursos culturais e sociais que, à luz de conceitos teóricos sobre identidades de gênero, baliza discussões sobre o “não binarismo” e o “agênero” ou “sem gênero”. Assim, analisaram-se imagens e informações em sites colaborativos de moda e da própria marca de forma qualitativa, não mensurando dados numéricos, mas sim narrativos. Nesse sentido, o conteúdo analisado é apresentado de forma explicativa, permitindo entender de que forma o agênero se constrói neste contexto específico.Carvalho, LilianeCalheiro Neto, Rodolpho2021-08-23T17:17:14Z2021-08-23T17:17:14Z2021-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17353FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-11-12T15:38:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17353Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-11-12T15:38:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
title O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
spellingShingle O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
Calheiro Neto, Rodolpho
Agênero
Moda
Another Place
Construções de gênero
title_short O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
title_full O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
title_fullStr O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
title_full_unstemmed O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
title_sort O ser, o parecer e a moda no século XXI: o agênero no discurso da marca another place
author Calheiro Neto, Rodolpho
author_facet Calheiro Neto, Rodolpho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Liliane
dc.contributor.author.fl_str_mv Calheiro Neto, Rodolpho
dc.subject.por.fl_str_mv Agênero
Moda
Another Place
Construções de gênero
topic Agênero
Moda
Another Place
Construções de gênero
description O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi analisar o discurso estético “sem gênero” presente na moda do século XXI, tendo por estudo a grife brasileira Another Place. Através de editoriais e coleções presentes nas mídias digitais, sites colaborativos e no próprio Instagram da marca, buscou-se em imagens e textos de que forma a grife constrói o agênero na moda. A contextualização histórica do vestuário masculino e feminino e suas distinções de gênero permitiu perceber a construção de discursos culturais e sociais que, à luz de conceitos teóricos sobre identidades de gênero, baliza discussões sobre o “não binarismo” e o “agênero” ou “sem gênero”. Assim, analisaram-se imagens e informações em sites colaborativos de moda e da própria marca de forma qualitativa, não mensurando dados numéricos, mas sim narrativos. Nesse sentido, o conteúdo analisado é apresentado de forma explicativa, permitindo entender de que forma o agênero se constrói neste contexto específico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T17:17:14Z
2021-08-23T17:17:14Z
2021-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17353
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415818652483584