Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11298 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional. |
id |
Ânima_6cbc399994528fd4d7653cbca3f07b36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11298 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em AutomobilísticaFormaçãoProfissionalCompetênciasAtitudesInterdisciplinaridadeO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional.Beche, Rose Clér EstivaleteCampos, Eliane Lopes NoronhaVieira, Margarida Meyre Lins2017-10-23T19:18:24Z2020-11-29T06:37:56Z2017-10-23T19:18:24Z2020-11-29T06:37:56Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis180 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11298Brasília – DFporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T08:19:41Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11298Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:19:41Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística |
title |
Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística |
spellingShingle |
Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística Campos, Eliane Lopes Noronha Formação Profissional Competências Atitudes Interdisciplinaridade |
title_short |
Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística |
title_full |
Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística |
title_fullStr |
Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística |
title_full_unstemmed |
Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística |
title_sort |
Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística |
author |
Campos, Eliane Lopes Noronha |
author_facet |
Campos, Eliane Lopes Noronha Vieira, Margarida Meyre Lins |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Margarida Meyre Lins |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Beche, Rose Clér Estivalete |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Eliane Lopes Noronha Vieira, Margarida Meyre Lins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Profissional Competências Atitudes Interdisciplinaridade |
topic |
Formação Profissional Competências Atitudes Interdisciplinaridade |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2017-10-23T19:18:24Z 2017-10-23T19:18:24Z 2020-11-29T06:37:56Z 2020-11-29T06:37:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11298 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
180 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasília – DF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415819943280640 |