Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Eliane Lopes Noronha
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Vieira, Margarida Meyre Lins
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11298
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional.
id Ânima_6cbc399994528fd4d7653cbca3f07b36
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11298
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em AutomobilísticaFormaçãoProfissionalCompetênciasAtitudesInterdisciplinaridadeO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional.Beche, Rose Clér EstivaleteCampos, Eliane Lopes NoronhaVieira, Margarida Meyre Lins2017-10-23T19:18:24Z2020-11-29T06:37:56Z2017-10-23T19:18:24Z2020-11-29T06:37:56Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis180 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11298Brasília – DFporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T08:19:41Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11298Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:19:41Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
title Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
spellingShingle Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
Campos, Eliane Lopes Noronha
Formação
Profissional
Competências
Atitudes
Interdisciplinaridade
title_short Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
title_full Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
title_fullStr Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
title_full_unstemmed Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
title_sort Trabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em Automobilística
author Campos, Eliane Lopes Noronha
author_facet Campos, Eliane Lopes Noronha
Vieira, Margarida Meyre Lins
author_role author
author2 Vieira, Margarida Meyre Lins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beche, Rose Clér Estivalete
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Eliane Lopes Noronha
Vieira, Margarida Meyre Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Profissional
Competências
Atitudes
Interdisciplinaridade
topic Formação
Profissional
Competências
Atitudes
Interdisciplinaridade
description O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2017-10-23T19:18:24Z
2017-10-23T19:18:24Z
2020-11-29T06:37:56Z
2020-11-29T06:37:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11298
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasília – DF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415819943280640