A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernanda Wiese
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6893
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é compreender como se dá a inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor, sendo medida de exceção à regra do art. 373 do Código de Processo Civil e o momento processual adequado para aplicá-la. Regulada no art. 6º, inciso VIII, tornou-se uma das mais importantes inovações do código em comento, visando o equilíbrio processual e o amplo acesso à justiça. Num primeiro momento, o trabalho realiza considerações gerais acerca do âmbito consumerista, apresentando brevemente a incidência do direito do consumidor no Brasil, além dos conceitos de consumidor, fornecedor, produto e serviço. Apresenta, ainda, questões referentes à prova, ao ônus da prova e sua inversão de maneira geral, bem como aponta alguns dos relevantes princípios que norteiam a inversão do ônus probatório. Ao final, traz à tona a inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor, juntamente com os requisitos fundamentais para possibilitá-la – verossimilhança das alegações e hipossuficiência do consumidor – além das divergências existentes quanto ao momento processual adequado para sua decretação, que ainda hoje é alvo de grande discussão jurisprudencial e doutrinária. Como resultado da pesquisa, tem-se que o momento processual adequado para a inversão do ônus da prova é o saneamento do feito, especificamente o despacho saneador, uma vez que trata-se de momento menos oneroso para ambas as partes da relação jurídico consumerista.
id Ânima_6f163aaf2c084c5a01a77992b5a1f8d9
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6893
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequadoDireito do consumidorVulnerabilidadeInversão do ônus da provaMomento adequado para a inversãoO objetivo da presente pesquisa é compreender como se dá a inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor, sendo medida de exceção à regra do art. 373 do Código de Processo Civil e o momento processual adequado para aplicá-la. Regulada no art. 6º, inciso VIII, tornou-se uma das mais importantes inovações do código em comento, visando o equilíbrio processual e o amplo acesso à justiça. Num primeiro momento, o trabalho realiza considerações gerais acerca do âmbito consumerista, apresentando brevemente a incidência do direito do consumidor no Brasil, além dos conceitos de consumidor, fornecedor, produto e serviço. Apresenta, ainda, questões referentes à prova, ao ônus da prova e sua inversão de maneira geral, bem como aponta alguns dos relevantes princípios que norteiam a inversão do ônus probatório. Ao final, traz à tona a inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor, juntamente com os requisitos fundamentais para possibilitá-la – verossimilhança das alegações e hipossuficiência do consumidor – além das divergências existentes quanto ao momento processual adequado para sua decretação, que ainda hoje é alvo de grande discussão jurisprudencial e doutrinária. Como resultado da pesquisa, tem-se que o momento processual adequado para a inversão do ônus da prova é o saneamento do feito, especificamente o despacho saneador, uma vez que trata-se de momento menos oneroso para ambas as partes da relação jurídico consumerista.Sobierajski, Hernani LuizFerreira, Fernanda Wiese2018-12-14T10:10:26Z2020-11-27T05:15:26Z2018-12-14T10:10:26Z2020-11-27T05:15:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6893Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T22:03:04Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6893Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:03:04Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequado
title A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequado
spellingShingle A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequado
Ferreira, Fernanda Wiese
Direito do consumidor
Vulnerabilidade
Inversão do ônus da prova
Momento adequado para a inversão
title_short A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequado
title_full A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequado
title_fullStr A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequado
title_full_unstemmed A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequado
title_sort A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor e o momento processual adequado
author Ferreira, Fernanda Wiese
author_facet Ferreira, Fernanda Wiese
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sobierajski, Hernani Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fernanda Wiese
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do consumidor
Vulnerabilidade
Inversão do ônus da prova
Momento adequado para a inversão
topic Direito do consumidor
Vulnerabilidade
Inversão do ônus da prova
Momento adequado para a inversão
description O objetivo da presente pesquisa é compreender como se dá a inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor, sendo medida de exceção à regra do art. 373 do Código de Processo Civil e o momento processual adequado para aplicá-la. Regulada no art. 6º, inciso VIII, tornou-se uma das mais importantes inovações do código em comento, visando o equilíbrio processual e o amplo acesso à justiça. Num primeiro momento, o trabalho realiza considerações gerais acerca do âmbito consumerista, apresentando brevemente a incidência do direito do consumidor no Brasil, além dos conceitos de consumidor, fornecedor, produto e serviço. Apresenta, ainda, questões referentes à prova, ao ônus da prova e sua inversão de maneira geral, bem como aponta alguns dos relevantes princípios que norteiam a inversão do ônus probatório. Ao final, traz à tona a inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor, juntamente com os requisitos fundamentais para possibilitá-la – verossimilhança das alegações e hipossuficiência do consumidor – além das divergências existentes quanto ao momento processual adequado para sua decretação, que ainda hoje é alvo de grande discussão jurisprudencial e doutrinária. Como resultado da pesquisa, tem-se que o momento processual adequado para a inversão do ônus da prova é o saneamento do feito, especificamente o despacho saneador, uma vez que trata-se de momento menos oneroso para ambas as partes da relação jurídico consumerista.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14T10:10:26Z
2018-12-14T10:10:26Z
2018
2020-11-27T05:15:26Z
2020-11-27T05:15:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6893
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415814075449344