A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayna Torquato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14298
Resumo: O presente trabalho pretende demonstrar a possibilidade ou não da aplicação do indulto nos crimes hediondos. A concessão do indulto tem como finalidade permitir a reintegração do apenado à sociedade, extinguindo a pena parcialmente ou na sua totalidade. O indulto tem caráter coletivo e espontâneo, sendo este concedido por decreto presidencial, atingindo um número elevado de apenados, considerando alguns requisitos legais em seu Art. 107 do Código Penal para haver sua concessão. Assim, entende o pesquisador sobre a importância do perdão ao apenado, cuja finalidade é levar o indivíduo a aprender, através da punição, a importância do convívio social ao respeito à legislação gerando a tão desejada reabilitação do cidadão e devolve à sociedade um indivíduo capaz de se reinserir e viver dignamente. Sendo assim, o objetivo da pesquisa imposta é se há a possibilidade de aplicação deste perdão em crimes hediondos, onde a Constituição Federal, lei maior do país, veda tal possibilidade, desconsiderando desta forma, independente da motivação ou mesmo da conduta positiva do preso durante o cumprimento da pena, os arguidos por esses crimes não podem ser agraciados. Por fim, conforme o que foi demostrado, viu-se que não há a possibilidade da aplicação do instituto do Indulto nos Crimes Hediondos e a eles equiparados.
id Ânima_7114bb464137b1a4efe14bba8502fe70
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14298
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparadosIndultoHediondoO presente trabalho pretende demonstrar a possibilidade ou não da aplicação do indulto nos crimes hediondos. A concessão do indulto tem como finalidade permitir a reintegração do apenado à sociedade, extinguindo a pena parcialmente ou na sua totalidade. O indulto tem caráter coletivo e espontâneo, sendo este concedido por decreto presidencial, atingindo um número elevado de apenados, considerando alguns requisitos legais em seu Art. 107 do Código Penal para haver sua concessão. Assim, entende o pesquisador sobre a importância do perdão ao apenado, cuja finalidade é levar o indivíduo a aprender, através da punição, a importância do convívio social ao respeito à legislação gerando a tão desejada reabilitação do cidadão e devolve à sociedade um indivíduo capaz de se reinserir e viver dignamente. Sendo assim, o objetivo da pesquisa imposta é se há a possibilidade de aplicação deste perdão em crimes hediondos, onde a Constituição Federal, lei maior do país, veda tal possibilidade, desconsiderando desta forma, independente da motivação ou mesmo da conduta positiva do preso durante o cumprimento da pena, os arguidos por esses crimes não podem ser agraciados. Por fim, conforme o que foi demostrado, viu-se que não há a possibilidade da aplicação do instituto do Indulto nos Crimes Hediondos e a eles equiparados.Souza, Janaina Carvalho deSantos, Mayna Torquato2021-07-10T18:08:14Z2021-07-10T18:08:14Z2021-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14298Palhoça/SCAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-28T13:10:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14298Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-28T13:10:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparados
title A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparados
spellingShingle A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparados
Santos, Mayna Torquato
Indulto
Hediondo
title_short A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparados
title_full A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparados
title_fullStr A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparados
title_full_unstemmed A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparados
title_sort A im(possibilidade) do indulto nos crimes hediondos e equiparados
author Santos, Mayna Torquato
author_facet Santos, Mayna Torquato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Janaina Carvalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mayna Torquato
dc.subject.por.fl_str_mv Indulto
Hediondo
topic Indulto
Hediondo
description O presente trabalho pretende demonstrar a possibilidade ou não da aplicação do indulto nos crimes hediondos. A concessão do indulto tem como finalidade permitir a reintegração do apenado à sociedade, extinguindo a pena parcialmente ou na sua totalidade. O indulto tem caráter coletivo e espontâneo, sendo este concedido por decreto presidencial, atingindo um número elevado de apenados, considerando alguns requisitos legais em seu Art. 107 do Código Penal para haver sua concessão. Assim, entende o pesquisador sobre a importância do perdão ao apenado, cuja finalidade é levar o indivíduo a aprender, através da punição, a importância do convívio social ao respeito à legislação gerando a tão desejada reabilitação do cidadão e devolve à sociedade um indivíduo capaz de se reinserir e viver dignamente. Sendo assim, o objetivo da pesquisa imposta é se há a possibilidade de aplicação deste perdão em crimes hediondos, onde a Constituição Federal, lei maior do país, veda tal possibilidade, desconsiderando desta forma, independente da motivação ou mesmo da conduta positiva do preso durante o cumprimento da pena, os arguidos por esses crimes não podem ser agraciados. Por fim, conforme o que foi demostrado, viu-se que não há a possibilidade da aplicação do instituto do Indulto nos Crimes Hediondos e a eles equiparados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-10T18:08:14Z
2021-07-10T18:08:14Z
2021-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14298
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça/SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415860012515328