A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Josefa dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17580
Resumo: Este trabalho discorre sobre a implantação da Lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil, destacando a importância do serviço social na educação, as atribuições do assistente social neste campo, os limites e possibilidades dispostos para o profissional do serviço social, assim como, sua atuação no meio da educação para que os direitos sejam assegurados. O estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica através das leis, normas, decretos, resoluções e outros embasamentos sobre a atuação do profissional do serviço social, por meio do método indutivo sobre a Lei retratada. Deste modo, foi analisada a implantação da lei nº 13.935, discorrendo sobre a importância do serviço social na educação, bem como, a análise das atribuições profissionais na educação básica e, também, o impacto da sua ausência para o meio educacional, sendo referenciado e conceituado no estado da arte, nesta presente pesquisa. Este trabalho foi desenvolvido descrevendo acerca do percurso histórico sobre a educação e o serviço social com relação ao direto profissional da atuação na educação, assim como, os limites e as possibilidades de atuação profissional, além da implantação da lei nº 13.935, que assegura aos profissionais, suas atribuições nas redes públicas de educação básica, demonstrando as possibilidades e os desafios enfrentados após a aprovação da lei. Conclui-se, portanto, que a implantação desta lei é de responsabilidade municipal, e este será um trabalho que levará um período indeterminado para o seu estabelecimento. Esta afirmação foi notória através da aplicação do método indutivo. Por fim, foi proposta através de um projeto aplicável, uma roda de conversa dinâmica, proporcionando aos estudantes o diálogo aberto acerca das diversas situações que os adolescentes podem estar vivenciando, deixando a possibilidade da implantação real do projeto na escola Manoel Rabelo, no município de Paripiranga/BA.
id Ânima_763758879c503cbc1e86c35c3d611f8a
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17580
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no BrasilThe implementation of Law nº. 13.935 of December 11, 2019 in BrazilEducaçãoLei 13.935Serviço SocialEste trabalho discorre sobre a implantação da Lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil, destacando a importância do serviço social na educação, as atribuições do assistente social neste campo, os limites e possibilidades dispostos para o profissional do serviço social, assim como, sua atuação no meio da educação para que os direitos sejam assegurados. O estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica através das leis, normas, decretos, resoluções e outros embasamentos sobre a atuação do profissional do serviço social, por meio do método indutivo sobre a Lei retratada. Deste modo, foi analisada a implantação da lei nº 13.935, discorrendo sobre a importância do serviço social na educação, bem como, a análise das atribuições profissionais na educação básica e, também, o impacto da sua ausência para o meio educacional, sendo referenciado e conceituado no estado da arte, nesta presente pesquisa. Este trabalho foi desenvolvido descrevendo acerca do percurso histórico sobre a educação e o serviço social com relação ao direto profissional da atuação na educação, assim como, os limites e as possibilidades de atuação profissional, além da implantação da lei nº 13.935, que assegura aos profissionais, suas atribuições nas redes públicas de educação básica, demonstrando as possibilidades e os desafios enfrentados após a aprovação da lei. Conclui-se, portanto, que a implantação desta lei é de responsabilidade municipal, e este será um trabalho que levará um período indeterminado para o seu estabelecimento. Esta afirmação foi notória através da aplicação do método indutivo. Por fim, foi proposta através de um projeto aplicável, uma roda de conversa dinâmica, proporcionando aos estudantes o diálogo aberto acerca das diversas situações que os adolescentes podem estar vivenciando, deixando a possibilidade da implantação real do projeto na escola Manoel Rabelo, no município de Paripiranga/BA.Sousa, Franciele Santana deNascimento, Josefa dos Santos2021-11-11T17:22:14Z2021-11-11T17:22:14Z2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17580PARIPIRANGAAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-11-12T07:31:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17580Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-11-12T07:31:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil
The implementation of Law nº. 13.935 of December 11, 2019 in Brazil
title A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil
spellingShingle A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil
Nascimento, Josefa dos Santos
Educação
Lei 13.935
Serviço Social
title_short A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil
title_full A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil
title_fullStr A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil
title_full_unstemmed A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil
title_sort A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil
author Nascimento, Josefa dos Santos
author_facet Nascimento, Josefa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Franciele Santana de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Josefa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Lei 13.935
Serviço Social
topic Educação
Lei 13.935
Serviço Social
description Este trabalho discorre sobre a implantação da Lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil, destacando a importância do serviço social na educação, as atribuições do assistente social neste campo, os limites e possibilidades dispostos para o profissional do serviço social, assim como, sua atuação no meio da educação para que os direitos sejam assegurados. O estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica através das leis, normas, decretos, resoluções e outros embasamentos sobre a atuação do profissional do serviço social, por meio do método indutivo sobre a Lei retratada. Deste modo, foi analisada a implantação da lei nº 13.935, discorrendo sobre a importância do serviço social na educação, bem como, a análise das atribuições profissionais na educação básica e, também, o impacto da sua ausência para o meio educacional, sendo referenciado e conceituado no estado da arte, nesta presente pesquisa. Este trabalho foi desenvolvido descrevendo acerca do percurso histórico sobre a educação e o serviço social com relação ao direto profissional da atuação na educação, assim como, os limites e as possibilidades de atuação profissional, além da implantação da lei nº 13.935, que assegura aos profissionais, suas atribuições nas redes públicas de educação básica, demonstrando as possibilidades e os desafios enfrentados após a aprovação da lei. Conclui-se, portanto, que a implantação desta lei é de responsabilidade municipal, e este será um trabalho que levará um período indeterminado para o seu estabelecimento. Esta afirmação foi notória através da aplicação do método indutivo. Por fim, foi proposta através de um projeto aplicável, uma roda de conversa dinâmica, proporcionando aos estudantes o diálogo aberto acerca das diversas situações que os adolescentes podem estar vivenciando, deixando a possibilidade da implantação real do projeto na escola Manoel Rabelo, no município de Paripiranga/BA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11T17:22:14Z
2021-11-11T17:22:14Z
2021-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17580
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv PARIPIRANGA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415835176992768