A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17580 |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre a implantação da Lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil, destacando a importância do serviço social na educação, as atribuições do assistente social neste campo, os limites e possibilidades dispostos para o profissional do serviço social, assim como, sua atuação no meio da educação para que os direitos sejam assegurados. O estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica através das leis, normas, decretos, resoluções e outros embasamentos sobre a atuação do profissional do serviço social, por meio do método indutivo sobre a Lei retratada. Deste modo, foi analisada a implantação da lei nº 13.935, discorrendo sobre a importância do serviço social na educação, bem como, a análise das atribuições profissionais na educação básica e, também, o impacto da sua ausência para o meio educacional, sendo referenciado e conceituado no estado da arte, nesta presente pesquisa. Este trabalho foi desenvolvido descrevendo acerca do percurso histórico sobre a educação e o serviço social com relação ao direto profissional da atuação na educação, assim como, os limites e as possibilidades de atuação profissional, além da implantação da lei nº 13.935, que assegura aos profissionais, suas atribuições nas redes públicas de educação básica, demonstrando as possibilidades e os desafios enfrentados após a aprovação da lei. Conclui-se, portanto, que a implantação desta lei é de responsabilidade municipal, e este será um trabalho que levará um período indeterminado para o seu estabelecimento. Esta afirmação foi notória através da aplicação do método indutivo. Por fim, foi proposta através de um projeto aplicável, uma roda de conversa dinâmica, proporcionando aos estudantes o diálogo aberto acerca das diversas situações que os adolescentes podem estar vivenciando, deixando a possibilidade da implantação real do projeto na escola Manoel Rabelo, no município de Paripiranga/BA. |
id |
Ânima_763758879c503cbc1e86c35c3d611f8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17580 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no BrasilThe implementation of Law nº. 13.935 of December 11, 2019 in BrazilEducaçãoLei 13.935Serviço SocialEste trabalho discorre sobre a implantação da Lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil, destacando a importância do serviço social na educação, as atribuições do assistente social neste campo, os limites e possibilidades dispostos para o profissional do serviço social, assim como, sua atuação no meio da educação para que os direitos sejam assegurados. O estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica através das leis, normas, decretos, resoluções e outros embasamentos sobre a atuação do profissional do serviço social, por meio do método indutivo sobre a Lei retratada. Deste modo, foi analisada a implantação da lei nº 13.935, discorrendo sobre a importância do serviço social na educação, bem como, a análise das atribuições profissionais na educação básica e, também, o impacto da sua ausência para o meio educacional, sendo referenciado e conceituado no estado da arte, nesta presente pesquisa. Este trabalho foi desenvolvido descrevendo acerca do percurso histórico sobre a educação e o serviço social com relação ao direto profissional da atuação na educação, assim como, os limites e as possibilidades de atuação profissional, além da implantação da lei nº 13.935, que assegura aos profissionais, suas atribuições nas redes públicas de educação básica, demonstrando as possibilidades e os desafios enfrentados após a aprovação da lei. Conclui-se, portanto, que a implantação desta lei é de responsabilidade municipal, e este será um trabalho que levará um período indeterminado para o seu estabelecimento. Esta afirmação foi notória através da aplicação do método indutivo. Por fim, foi proposta através de um projeto aplicável, uma roda de conversa dinâmica, proporcionando aos estudantes o diálogo aberto acerca das diversas situações que os adolescentes podem estar vivenciando, deixando a possibilidade da implantação real do projeto na escola Manoel Rabelo, no município de Paripiranga/BA.Sousa, Franciele Santana deNascimento, Josefa dos Santos2021-11-11T17:22:14Z2021-11-11T17:22:14Z2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17580PARIPIRANGAAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-11-12T07:31:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17580Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-11-12T07:31:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil The implementation of Law nº. 13.935 of December 11, 2019 in Brazil |
title |
A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil |
spellingShingle |
A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil Nascimento, Josefa dos Santos Educação Lei 13.935 Serviço Social |
title_short |
A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil |
title_full |
A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil |
title_fullStr |
A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil |
title_full_unstemmed |
A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil |
title_sort |
A implantação da lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil |
author |
Nascimento, Josefa dos Santos |
author_facet |
Nascimento, Josefa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Franciele Santana de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Josefa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Lei 13.935 Serviço Social |
topic |
Educação Lei 13.935 Serviço Social |
description |
Este trabalho discorre sobre a implantação da Lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019 no Brasil, destacando a importância do serviço social na educação, as atribuições do assistente social neste campo, os limites e possibilidades dispostos para o profissional do serviço social, assim como, sua atuação no meio da educação para que os direitos sejam assegurados. O estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica através das leis, normas, decretos, resoluções e outros embasamentos sobre a atuação do profissional do serviço social, por meio do método indutivo sobre a Lei retratada. Deste modo, foi analisada a implantação da lei nº 13.935, discorrendo sobre a importância do serviço social na educação, bem como, a análise das atribuições profissionais na educação básica e, também, o impacto da sua ausência para o meio educacional, sendo referenciado e conceituado no estado da arte, nesta presente pesquisa. Este trabalho foi desenvolvido descrevendo acerca do percurso histórico sobre a educação e o serviço social com relação ao direto profissional da atuação na educação, assim como, os limites e as possibilidades de atuação profissional, além da implantação da lei nº 13.935, que assegura aos profissionais, suas atribuições nas redes públicas de educação básica, demonstrando as possibilidades e os desafios enfrentados após a aprovação da lei. Conclui-se, portanto, que a implantação desta lei é de responsabilidade municipal, e este será um trabalho que levará um período indeterminado para o seu estabelecimento. Esta afirmação foi notória através da aplicação do método indutivo. Por fim, foi proposta através de um projeto aplicável, uma roda de conversa dinâmica, proporcionando aos estudantes o diálogo aberto acerca das diversas situações que os adolescentes podem estar vivenciando, deixando a possibilidade da implantação real do projeto na escola Manoel Rabelo, no município de Paripiranga/BA. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11T17:22:14Z 2021-11-11T17:22:14Z 2021-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17580 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
69 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
PARIPIRANGA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415835176992768 |