O Serviço Social e os espaços escolares: ressignificações na cidade de Marizópolis-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOZA, Erika Osmara Alves.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36024
Resumo: Desde a elaboração da Lei 13.935/2019, as reformas do ensino e a contribuição de outras ciências no espaço escolar, a Assistência Social se difundiu nestes aspectos como importante contribuinte no desenvolvimento humano e nas metodologias para lidar com a questão social. A escola tem um papel de destaque entre o meio social, pois entende-se que ela vem sendo desafiada cotidianamente para articular o conhecimento que é desenvolvido no contexto escolar a partir das vivências e aspectos sociais do alunado. Quando, ainda na década de 1930, defendeu-se uma educação com qualidade e gratuita para todos os cidadãos, a escola teve como objetivo conhecer e tratar das diversas realidades sociais desses alunos, servindo como ponte para unificar escola e família. Concernente a isso, realizou-se uma pesquisa histórica, a metodologia envolve a investigação de fontes documentais, envolvendo o regimento interno, o número de escolas e seus espaços, os níveis ofertados, mapeamento e articulação da rede intersetorial, adequação das atribuições e competências profissionais ao âmbito escolar, Plano de Ação com possíveis atividades a ser desenvolvidas, uso das legislações, bem como a literatura especifica do Serviço Social relacionados a área da Educação. Realizados os processos, conclui-se que,o assistente social com seu conhecimento a respeito dos direitos dos cidadãos, poderá fazer a mediação na relação entre a escola e comunidade, contribuindo assim, para que a instituição de ensino conquiste sua função social e assegurando os direitos fundamentais da população.
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