Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cíntia Rosa da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3340
Resumo: In this work, based on the concept of conversion of registers of semiotic representation, two computer applications for teaching and learning of mathematical functions are developed, and a first version of these applications are tested with undergraduate students. To give account of these objectives, first, this dissertation discusses semiotic representation and registers of representation (DUVAL, 1993), highlighting the concepts of formation of identifiable representation, treatment and conversion. Next, based on the concepts of didactic and informatics transposition, the two applications are described: the first of them, instructional, and the second, functional, the ApliRFunction 1.0. Finally, an exploratory testing with Mathematics undergraduate students at the University of Southern Santa Catarina – Unisul is analyzed. The results, despite extrinsic and intervenient variables, pointing to discrete improvements in the students’ post-test performance, and suggest a set of upgrades for the applications
id Ânima_7941e7a036960573b507e5c78754a3bc
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3340
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funçõesRepresentações semióticasRegistros de representaçãoConversão de registros de representaçãoAplicativos informatizadosEnsino de funçãoIn this work, based on the concept of conversion of registers of semiotic representation, two computer applications for teaching and learning of mathematical functions are developed, and a first version of these applications are tested with undergraduate students. To give account of these objectives, first, this dissertation discusses semiotic representation and registers of representation (DUVAL, 1993), highlighting the concepts of formation of identifiable representation, treatment and conversion. Next, based on the concepts of didactic and informatics transposition, the two applications are described: the first of them, instructional, and the second, functional, the ApliRFunction 1.0. Finally, an exploratory testing with Mathematics undergraduate students at the University of Southern Santa Catarina – Unisul is analyzed. The results, despite extrinsic and intervenient variables, pointing to discrete improvements in the students’ post-test performance, and suggest a set of upgrades for the applicationsNeste trabalho desenvolvem-se aplicativos informatizados para o ensino-aprendizagem sobre função, baseados no conceito de conversão de registros de representação, bem como se testa exploratoriamente uma primeira versão desses aplicativos com alunos de graduação. Para dar conta desses objetivos, esta dissertação discorre, num primeiro momento, sobre representações semióticas e registros de representação (DUVAL, 1993), destacando as noções de formação de representação identificável, tratamento e conversão. Em seguida, fundamentado nos conceitos de transposição didática e de transposição informática, descrevem-se dois aplicativos destinados ao ensino de função sob a perspectiva da noção de conversão de registros de representação: o primeiro, de caráter instrucional, e o segundo, de caráter funcional, o ApliRFunction 1.0. Por fim, ambos os aplicativos são testados de forma exploratória com uma turma de estudantes do curso de graduação em Matemática da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Os resultados, apesar do concurso de variáveis extrínsecas e intervenientes, apontam para discretas melhorias no desempenho dos estudantes em pós-teste, além de sugerir aprimoramentos nos aplicativosRauen, Fábio JoséSilva, Cíntia Rosa da2018-01-17T17:16:04Z2020-11-26T21:30:14Z2018-01-17T17:16:04Z2020-11-26T21:30:14Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3340Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemTubarãoporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T16:54:51Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3340Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:54:51Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções
title Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções
spellingShingle Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções
Silva, Cíntia Rosa da
Representações semióticas
Registros de representação
Conversão de registros de representação
Aplicativos informatizados
Ensino de função
title_short Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções
title_full Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções
title_fullStr Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções
title_full_unstemmed Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções
title_sort Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções
author Silva, Cíntia Rosa da
author_facet Silva, Cíntia Rosa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rauen, Fábio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cíntia Rosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Representações semióticas
Registros de representação
Conversão de registros de representação
Aplicativos informatizados
Ensino de função
topic Representações semióticas
Registros de representação
Conversão de registros de representação
Aplicativos informatizados
Ensino de função
description In this work, based on the concept of conversion of registers of semiotic representation, two computer applications for teaching and learning of mathematical functions are developed, and a first version of these applications are tested with undergraduate students. To give account of these objectives, first, this dissertation discusses semiotic representation and registers of representation (DUVAL, 1993), highlighting the concepts of formation of identifiable representation, treatment and conversion. Next, based on the concepts of didactic and informatics transposition, the two applications are described: the first of them, instructional, and the second, functional, the ApliRFunction 1.0. Finally, an exploratory testing with Mathematics undergraduate students at the University of Southern Santa Catarina – Unisul is analyzed. The results, despite extrinsic and intervenient variables, pointing to discrete improvements in the students’ post-test performance, and suggest a set of upgrades for the applications
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2018-01-17T17:16:04Z
2018-01-17T17:16:04Z
2020-11-26T21:30:14Z
2020-11-26T21:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3340
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415820528386048