Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade filho, Bazilicio Manoel de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3438
Resumo: This study analyzes the conversion from Natural to Mathematical Language in Mathematical problems solving, arguing that relevancy relations underlie these processes. In order to achieve such a goal, Duval’s (2009) Registers of Semiotic Representations, and Sperber and Wilson’s (1986, 1995) Relevance Theory are presented; and the descriptive and explanatory potential of relevance-theoretic approach is illustrated in solving a problem about the area of the trapezium and the volume of the prism of a gold bar. Findings indicate that the problem’s proposition in natural language and the horizontal geometrical representation of the bar lead the students to correctly understand the lexical sequence “bar’s height” as the height of a trapezium, and incorrectly understand it as the height of a prism. This result suggests that students are generalizing the HEIGHT concept as something that is vertical rather than something that is a line segment that is perpendicular to the bases and restrained by them (height of a trapezium), or a distance that forms a right angle between the two bases of a prism (height of a prism).
id Ânima_69bfa90e3b78838d7c9b46657c7f7708
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3438
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevânciaRegistros de representação semióticaConversãoTratamentoRelevânciaTeoria da relevânciaThis study analyzes the conversion from Natural to Mathematical Language in Mathematical problems solving, arguing that relevancy relations underlie these processes. In order to achieve such a goal, Duval’s (2009) Registers of Semiotic Representations, and Sperber and Wilson’s (1986, 1995) Relevance Theory are presented; and the descriptive and explanatory potential of relevance-theoretic approach is illustrated in solving a problem about the area of the trapezium and the volume of the prism of a gold bar. Findings indicate that the problem’s proposition in natural language and the horizontal geometrical representation of the bar lead the students to correctly understand the lexical sequence “bar’s height” as the height of a trapezium, and incorrectly understand it as the height of a prism. This result suggests that students are generalizing the HEIGHT concept as something that is vertical rather than something that is a line segment that is perpendicular to the bases and restrained by them (height of a trapezium), or a distance that forms a right angle between the two bases of a prism (height of a prism).Neste trabalho, analisamos processos de conversão de registros em Língua Natural para Linguagem Matemática na resolução de problemas matemáticos, argumentando que relações de relevância subjazem esse processo. Para dar conta dessa demanda, apresentamos os fundamentos da teoria dos registros de representações semióticas (DUVAL, 2009), expomos o aparato teórico da Teoria da Relevância (SPERBER; WILSON, 1986, 1995) e ilustramos o potencial descritivo e explanatório da Teoria da Relevância na análise da resolução de um problema sobre área de trapézio e volume de prisma de uma barra de ouro. Os achados apontam que a proposição do problema em língua natural e a representação geométrica deitada da barra levam a mapear a sequência lexical ‘altura da barra’ corretamente como altura do trapézio e incorretamente como altura do prisma. Esse resultado sugere que os estudantes estão mobilizando o conceito ALTURA antes como aquilo que é vertical do que um segmento de reta que é perpendicular às bases e é compreendido entre elas (altura do trapézio) ou a distância que forma um ângulo de 90° entre as duas bases de um prisma (altura do prisma).Rauen, Fábio JoséAndrade filho, Bazilicio Manoel de2017-10-23T16:58:37Z2020-11-26T21:43:06Z2017-10-23T16:58:37Z2020-11-26T21:43:06Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3438Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemTubarão SCporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T16:58:08Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3438Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:58:08Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância
title Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância
spellingShingle Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância
Andrade filho, Bazilicio Manoel de
Registros de representação semiótica
Conversão
Tratamento
Relevância
Teoria da relevância
title_short Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância
title_full Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância
title_fullStr Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância
title_full_unstemmed Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância
title_sort Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem de matemática: análise com base na teoria da relevância
author Andrade filho, Bazilicio Manoel de
author_facet Andrade filho, Bazilicio Manoel de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rauen, Fábio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade filho, Bazilicio Manoel de
dc.subject.por.fl_str_mv Registros de representação semiótica
Conversão
Tratamento
Relevância
Teoria da relevância
topic Registros de representação semiótica
Conversão
Tratamento
Relevância
Teoria da relevância
description This study analyzes the conversion from Natural to Mathematical Language in Mathematical problems solving, arguing that relevancy relations underlie these processes. In order to achieve such a goal, Duval’s (2009) Registers of Semiotic Representations, and Sperber and Wilson’s (1986, 1995) Relevance Theory are presented; and the descriptive and explanatory potential of relevance-theoretic approach is illustrated in solving a problem about the area of the trapezium and the volume of the prism of a gold bar. Findings indicate that the problem’s proposition in natural language and the horizontal geometrical representation of the bar lead the students to correctly understand the lexical sequence “bar’s height” as the height of a trapezium, and incorrectly understand it as the height of a prism. This result suggests that students are generalizing the HEIGHT concept as something that is vertical rather than something that is a line segment that is perpendicular to the bases and restrained by them (height of a trapezium), or a distance that forms a right angle between the two bases of a prism (height of a prism).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-10-23T16:58:37Z
2017-10-23T16:58:37Z
2020-11-26T21:43:06Z
2020-11-26T21:43:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3438
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415818716446720