EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Glenda Airan Bispo dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17214
Resumo: Desde muito tempo ouve-se falar em crianças com necessidades especiais, sendo que esse assunto era tratado, majoritariamente, de forma banal, e essas crianças não tinham acesso às escolas e muito menos ao meio social, pois eram vistas como pessoas inúteis, desprovidas de sabedoria. Os anos foram passando e as instituições de ensino começaram a problematizar esse preconceito, fomentando a inclusão dessas pessoas em seus ambientes educativos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), pode-se afirmar que a educação é direito e dever de todo ser humano, incluindo, assim, as crianças com necessidades especiais, e nesse momento surge os desafios da inclusão, a qual é o assunto discutido nesse trabalho monográfico, pois o número de crianças com necessidades educacionais especiais vem aumentando, exigindo, assim dos ambientes escolares condições adequadas para recebê-las. Por isso, a pesquisa discorre sobre a inclusão e os desafios enfrentados pela comunidade escolar para efetivá-la nos dias atuais. Dado o exposto, entende-se que as contribuições do presente trabalho trazem uma reflexão acerca da importância do planejamento individual para elaboração de metodologias e práticas, que levem a interação das crianças com as deficiências na sala regular, com o intuito de garantir uma educação de qualidade para todos, trabalhando, assim, uma gama de valores, incluindo o respeito e a diferença.
id Ânima_79505f1f2617a72a8d6cc5fb8d674f7e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17214
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individualEducação especial Educação inclusiva Aprendizagem Conhecimento Autonomia Planejamento Estratégias pedagógicas InclusãoDesde muito tempo ouve-se falar em crianças com necessidades especiais, sendo que esse assunto era tratado, majoritariamente, de forma banal, e essas crianças não tinham acesso às escolas e muito menos ao meio social, pois eram vistas como pessoas inúteis, desprovidas de sabedoria. Os anos foram passando e as instituições de ensino começaram a problematizar esse preconceito, fomentando a inclusão dessas pessoas em seus ambientes educativos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), pode-se afirmar que a educação é direito e dever de todo ser humano, incluindo, assim, as crianças com necessidades especiais, e nesse momento surge os desafios da inclusão, a qual é o assunto discutido nesse trabalho monográfico, pois o número de crianças com necessidades educacionais especiais vem aumentando, exigindo, assim dos ambientes escolares condições adequadas para recebê-las. Por isso, a pesquisa discorre sobre a inclusão e os desafios enfrentados pela comunidade escolar para efetivá-la nos dias atuais. Dado o exposto, entende-se que as contribuições do presente trabalho trazem uma reflexão acerca da importância do planejamento individual para elaboração de metodologias e práticas, que levem a interação das crianças com as deficiências na sala regular, com o intuito de garantir uma educação de qualidade para todos, trabalhando, assim, uma gama de valores, incluindo o respeito e a diferença.Santa Rosa, Josefa Risomar OliveiraSantos, Glenda Airan Bispo dos2021-08-09T01:31:30Z2021-08-09T01:31:30Z2021-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17214ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-13T08:41:00Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17214Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-13T08:41Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
Santos, Glenda Airan Bispo dos
Educação especial Educação inclusiva Aprendizagem Conhecimento Autonomia Planejamento Estratégias pedagógicas Inclusão
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individual
author Santos, Glenda Airan Bispo dos
author_facet Santos, Glenda Airan Bispo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santa Rosa, Josefa Risomar Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Glenda Airan Bispo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial Educação inclusiva Aprendizagem Conhecimento Autonomia Planejamento Estratégias pedagógicas Inclusão
topic Educação especial Educação inclusiva Aprendizagem Conhecimento Autonomia Planejamento Estratégias pedagógicas Inclusão
description Desde muito tempo ouve-se falar em crianças com necessidades especiais, sendo que esse assunto era tratado, majoritariamente, de forma banal, e essas crianças não tinham acesso às escolas e muito menos ao meio social, pois eram vistas como pessoas inúteis, desprovidas de sabedoria. Os anos foram passando e as instituições de ensino começaram a problematizar esse preconceito, fomentando a inclusão dessas pessoas em seus ambientes educativos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), pode-se afirmar que a educação é direito e dever de todo ser humano, incluindo, assim, as crianças com necessidades especiais, e nesse momento surge os desafios da inclusão, a qual é o assunto discutido nesse trabalho monográfico, pois o número de crianças com necessidades educacionais especiais vem aumentando, exigindo, assim dos ambientes escolares condições adequadas para recebê-las. Por isso, a pesquisa discorre sobre a inclusão e os desafios enfrentados pela comunidade escolar para efetivá-la nos dias atuais. Dado o exposto, entende-se que as contribuições do presente trabalho trazem uma reflexão acerca da importância do planejamento individual para elaboração de metodologias e práticas, que levem a interação das crianças com as deficiências na sala regular, com o intuito de garantir uma educação de qualidade para todos, trabalhando, assim, uma gama de valores, incluindo o respeito e a diferença.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09T01:31:30Z
2021-08-09T01:31:30Z
2021-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17214
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415844410753024