A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Julia Roberta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19594
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar a possibilidade de extensão do “auxílio-acompanhante”, previsto no artigo 45 da Lei nº 8.213/91, aos beneficiários das aposentadorias programáveis. Para tanto, a presente pesquisa será desenvolvida a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, e será dividida em três capítulos: no primeiro, será analisada a previdência social, de forma histórica, tanto no mundo, como no Brasil, e ainda, serão identificados os princípios norteadores da seguridade social e da previdência social; no segundo capítulo, tratar-se-á da seguridade social, momento em que serão analisados os tipos de benefícios previdenciários e as aposentadorias presentes no ordenamento jurídico brasileiro, além dos requisitos para obtenção; por fim, no terceiro, será analisada a possibilidade de extensão do “auxílio-acompanhante” aos beneficiários da aposentadoria programável, sob a ótica dos princípios da igualdade e da dignidade humana, o impacto econômico, bem como será feita uma breve análise das decisões proferidas pelos tribunais superiores acerca do assunto. Concluiu-se, após as referidas pesquisas, que o “auxílio-acompanhante”, em virtude do princípio da dignidade da pessoa humana e do princípio da igualdade, deveria ser concedido aos beneficiários das aposentadorias programáveis, contudo, em razão do princípio da reserva legal, não é dado ao Poder Judiciário majorar benefícios previdenciários. Sendo assim, é necessário que o legislador o faça, pois, se a finalidade do “auxílio-acompanhante” é garantir que o aposentado inválido consiga viver com dignidade, nada mais justo que os demais aposentados também tenham direito ao benefício.
id Ânima_7caa879652f1d8efcf4ecc969037d25c
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19594
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveisAcréscimo de 25%. Auxílio-acompanhante. Aposentadoria programável. Superior Tribunal de Justiça. Supremo Tribunal Federal.O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar a possibilidade de extensão do “auxílio-acompanhante”, previsto no artigo 45 da Lei nº 8.213/91, aos beneficiários das aposentadorias programáveis. Para tanto, a presente pesquisa será desenvolvida a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, e será dividida em três capítulos: no primeiro, será analisada a previdência social, de forma histórica, tanto no mundo, como no Brasil, e ainda, serão identificados os princípios norteadores da seguridade social e da previdência social; no segundo capítulo, tratar-se-á da seguridade social, momento em que serão analisados os tipos de benefícios previdenciários e as aposentadorias presentes no ordenamento jurídico brasileiro, além dos requisitos para obtenção; por fim, no terceiro, será analisada a possibilidade de extensão do “auxílio-acompanhante” aos beneficiários da aposentadoria programável, sob a ótica dos princípios da igualdade e da dignidade humana, o impacto econômico, bem como será feita uma breve análise das decisões proferidas pelos tribunais superiores acerca do assunto. Concluiu-se, após as referidas pesquisas, que o “auxílio-acompanhante”, em virtude do princípio da dignidade da pessoa humana e do princípio da igualdade, deveria ser concedido aos beneficiários das aposentadorias programáveis, contudo, em razão do princípio da reserva legal, não é dado ao Poder Judiciário majorar benefícios previdenciários. Sendo assim, é necessário que o legislador o faça, pois, se a finalidade do “auxílio-acompanhante” é garantir que o aposentado inválido consiga viver com dignidade, nada mais justo que os demais aposentados também tenham direito ao benefício.Messaggi, ReginaldoPorto, Julia Roberta2021-12-16T21:15:29Z2021-12-16T21:15:29Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19594AraranguáAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-02-14T20:12:20Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19594Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-02-14T20:12:20Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveis
title A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveis
spellingShingle A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveis
Porto, Julia Roberta
Acréscimo de 25%. Auxílio-acompanhante. Aposentadoria programável. Superior Tribunal de Justiça. Supremo Tribunal Federal.
title_short A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveis
title_full A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveis
title_fullStr A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveis
title_full_unstemmed A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveis
title_sort A (im)possibilidade do acréscimo de 25% nas aposentadorias programáveis
author Porto, Julia Roberta
author_facet Porto, Julia Roberta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Messaggi, Reginaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Julia Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Acréscimo de 25%. Auxílio-acompanhante. Aposentadoria programável. Superior Tribunal de Justiça. Supremo Tribunal Federal.
topic Acréscimo de 25%. Auxílio-acompanhante. Aposentadoria programável. Superior Tribunal de Justiça. Supremo Tribunal Federal.
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar a possibilidade de extensão do “auxílio-acompanhante”, previsto no artigo 45 da Lei nº 8.213/91, aos beneficiários das aposentadorias programáveis. Para tanto, a presente pesquisa será desenvolvida a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, e será dividida em três capítulos: no primeiro, será analisada a previdência social, de forma histórica, tanto no mundo, como no Brasil, e ainda, serão identificados os princípios norteadores da seguridade social e da previdência social; no segundo capítulo, tratar-se-á da seguridade social, momento em que serão analisados os tipos de benefícios previdenciários e as aposentadorias presentes no ordenamento jurídico brasileiro, além dos requisitos para obtenção; por fim, no terceiro, será analisada a possibilidade de extensão do “auxílio-acompanhante” aos beneficiários da aposentadoria programável, sob a ótica dos princípios da igualdade e da dignidade humana, o impacto econômico, bem como será feita uma breve análise das decisões proferidas pelos tribunais superiores acerca do assunto. Concluiu-se, após as referidas pesquisas, que o “auxílio-acompanhante”, em virtude do princípio da dignidade da pessoa humana e do princípio da igualdade, deveria ser concedido aos beneficiários das aposentadorias programáveis, contudo, em razão do princípio da reserva legal, não é dado ao Poder Judiciário majorar benefícios previdenciários. Sendo assim, é necessário que o legislador o faça, pois, se a finalidade do “auxílio-acompanhante” é garantir que o aposentado inválido consiga viver com dignidade, nada mais justo que os demais aposentados também tenham direito ao benefício.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T21:15:29Z
2021-12-16T21:15:29Z
2021-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19594
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Araranguá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415802088128512