Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toccillo, Tatiana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14746
Resumo: RESUMO Este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de buscar alternativas ao custeio sindical, uma vez que a “Reforma Trabalhista” tornou facultativa a contribuição sindical, até então a principal fonte de renda dos Sindicatos, o que enfraqueceu consideravelmente o poder das entidades de dialogar em pé de igualdade com os empregadores/sindicatos patronais. Considerando que tal facultatividade é inconstitucional, órgãos de proteção ao trabalhador, como por exemplo Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), entre outros, buscam meios legais para que as entidades possam manter sua saúde financeira e, assim, poderem negociar com os empregadores e seus sindicatos de forma equilibrada. Inicialmente, apresenta-se a história do movimento sindical no Brasil. Em seguida, é analisada a importância do custeio sindical para fins de negociação junto ao empregador e seus representantes (sindicatos, federações e confederações) e a descrição dos tipos de contribuições sindicais. Logo depois, passa a analisar a alteração do custeio sindical após a Lei 13.467/2017 e alterações na legislação após a promulgação dessa Lei. Por fim, buscam-se alternativas para o custeio dos sindicatos após a legislação facultar a contribuição sindical, em especial, utilizando a assembleia como instrumento de autorização coletiva para tal contribuição. Para o desenvolvimento e elaboração do presente trabalho será utilizado o método indutivo, com abordagem qualitativa, a fim de analisar a possibilidade de concretização do objeto investigado. Tal pesquisa se dará através de pesquisa bibliográfica bem como através de pesquisa documental, em consulta de livros, doutrinas, legislações, jurisprudências, normas técnicas, entre outros.
id Ânima_7cdd2fbd2407acdc29a52f1dd908624c
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14746
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindicalAssembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindicalContribuições sindicaisSoberania da assembleiaRESUMO Este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de buscar alternativas ao custeio sindical, uma vez que a “Reforma Trabalhista” tornou facultativa a contribuição sindical, até então a principal fonte de renda dos Sindicatos, o que enfraqueceu consideravelmente o poder das entidades de dialogar em pé de igualdade com os empregadores/sindicatos patronais. Considerando que tal facultatividade é inconstitucional, órgãos de proteção ao trabalhador, como por exemplo Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), entre outros, buscam meios legais para que as entidades possam manter sua saúde financeira e, assim, poderem negociar com os empregadores e seus sindicatos de forma equilibrada. Inicialmente, apresenta-se a história do movimento sindical no Brasil. Em seguida, é analisada a importância do custeio sindical para fins de negociação junto ao empregador e seus representantes (sindicatos, federações e confederações) e a descrição dos tipos de contribuições sindicais. Logo depois, passa a analisar a alteração do custeio sindical após a Lei 13.467/2017 e alterações na legislação após a promulgação dessa Lei. Por fim, buscam-se alternativas para o custeio dos sindicatos após a legislação facultar a contribuição sindical, em especial, utilizando a assembleia como instrumento de autorização coletiva para tal contribuição. Para o desenvolvimento e elaboração do presente trabalho será utilizado o método indutivo, com abordagem qualitativa, a fim de analisar a possibilidade de concretização do objeto investigado. Tal pesquisa se dará através de pesquisa bibliográfica bem como através de pesquisa documental, em consulta de livros, doutrinas, legislações, jurisprudências, normas técnicas, entre outros.Styburski, JelsonToccillo, Tatiana2021-07-19T13:16:41Z2021-07-19T13:16:41Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14746Blumenau/SCAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-27T15:02:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14746Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-27T15:02:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
title Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
spellingShingle Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
Toccillo, Tatiana
Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
Contribuições sindicais
Soberania da assembleia
title_short Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
title_full Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
title_fullStr Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
title_full_unstemmed Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
title_sort Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
author Toccillo, Tatiana
author_facet Toccillo, Tatiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Styburski, Jelson
dc.contributor.author.fl_str_mv Toccillo, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
Contribuições sindicais
Soberania da assembleia
topic Assembleia como instrumento de autorização para desconto de contribuição assistencial sindical
Contribuições sindicais
Soberania da assembleia
description RESUMO Este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de buscar alternativas ao custeio sindical, uma vez que a “Reforma Trabalhista” tornou facultativa a contribuição sindical, até então a principal fonte de renda dos Sindicatos, o que enfraqueceu consideravelmente o poder das entidades de dialogar em pé de igualdade com os empregadores/sindicatos patronais. Considerando que tal facultatividade é inconstitucional, órgãos de proteção ao trabalhador, como por exemplo Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), entre outros, buscam meios legais para que as entidades possam manter sua saúde financeira e, assim, poderem negociar com os empregadores e seus sindicatos de forma equilibrada. Inicialmente, apresenta-se a história do movimento sindical no Brasil. Em seguida, é analisada a importância do custeio sindical para fins de negociação junto ao empregador e seus representantes (sindicatos, federações e confederações) e a descrição dos tipos de contribuições sindicais. Logo depois, passa a analisar a alteração do custeio sindical após a Lei 13.467/2017 e alterações na legislação após a promulgação dessa Lei. Por fim, buscam-se alternativas para o custeio dos sindicatos após a legislação facultar a contribuição sindical, em especial, utilizando a assembleia como instrumento de autorização coletiva para tal contribuição. Para o desenvolvimento e elaboração do presente trabalho será utilizado o método indutivo, com abordagem qualitativa, a fim de analisar a possibilidade de concretização do objeto investigado. Tal pesquisa se dará através de pesquisa bibliográfica bem como através de pesquisa documental, em consulta de livros, doutrinas, legislações, jurisprudências, normas técnicas, entre outros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19T13:16:41Z
2021-07-19T13:16:41Z
2021-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14746
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Blumenau/SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853749370880