O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Pedro Simões Pena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Patrick Quintão da Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29670
Resumo: A crise desencadeada pela pandemia do COVID-19 impactou de forma geral todos os setores da economia, consequentemente gerando desemprego, e o setor alimentício não foi diferente. O impacto na circulação de pessoas obrigou as instituições governamentais a tomarem decisões rígidas a favor da proteção e saúde das pessoas. O impacto da pandemia nos microempresários do setor alimentício apresenta situações adversas de microempresários de restaurantes de acordo com a situação financeira e organizacional de cada restaurante. O estudo de caso foca principalmente na logística desde antes da pandemia até o momento posterior, visando apresentar os impactos e decisões tomadas por cada um dos microempresários mediante as circunstâncias. O trabalho buscou de uma forma sucinta analisar as mudanças na logística dos microempresários do setor alimentício para manterem-se em um mercado assolado por uma pandemia e teve como objetivo específico: i) discorrer as medidas tomadas pelos microempresários do setor alimentício para estudar as mudanças na logística a longo prazo; ii) investigar as formas de logística no setor alimentício antes da pandemia de 2020; iii) comparar as reações de cada microempresário ao cenário de pandemia e suas mudanças do setor alimentício. Além disso, o trabalho mostra o grande impacto da pandemia do COVID-19 no setor alimentício, sendo um setor que precisou mudar rapidamente as condições no curto período de tempo, o que permite, então, uma reflexão sobre a inserção e utilização da tecnologia no ramo. Em relação a metodologia, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa. A pesquisa quanto aos fins é classificada como exploratória, e quanto aos meios baseou-se no método de entrevista para que os caminhos da pesquisa fossem percorridos.
id Ânima_7d829b2e2fe6ee7f5d000907b99df855
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29670
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de JaneiroThe impact of the pandemic on microentrepreneurs in the food sector in Rio de JaneiroSetor alimentícioMicroempresárioPandemiaRio de JaneiroA crise desencadeada pela pandemia do COVID-19 impactou de forma geral todos os setores da economia, consequentemente gerando desemprego, e o setor alimentício não foi diferente. O impacto na circulação de pessoas obrigou as instituições governamentais a tomarem decisões rígidas a favor da proteção e saúde das pessoas. O impacto da pandemia nos microempresários do setor alimentício apresenta situações adversas de microempresários de restaurantes de acordo com a situação financeira e organizacional de cada restaurante. O estudo de caso foca principalmente na logística desde antes da pandemia até o momento posterior, visando apresentar os impactos e decisões tomadas por cada um dos microempresários mediante as circunstâncias. O trabalho buscou de uma forma sucinta analisar as mudanças na logística dos microempresários do setor alimentício para manterem-se em um mercado assolado por uma pandemia e teve como objetivo específico: i) discorrer as medidas tomadas pelos microempresários do setor alimentício para estudar as mudanças na logística a longo prazo; ii) investigar as formas de logística no setor alimentício antes da pandemia de 2020; iii) comparar as reações de cada microempresário ao cenário de pandemia e suas mudanças do setor alimentício. Além disso, o trabalho mostra o grande impacto da pandemia do COVID-19 no setor alimentício, sendo um setor que precisou mudar rapidamente as condições no curto período de tempo, o que permite, então, uma reflexão sobre a inserção e utilização da tecnologia no ramo. Em relação a metodologia, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa. A pesquisa quanto aos fins é classificada como exploratória, e quanto aos meios baseou-se no método de entrevista para que os caminhos da pesquisa fossem percorridos.Santos, Wagner Fernandes dosSilva, João Pedro Simões PenaSouza, Patrick Quintão da Silva2022-12-16T20:47:45Z2022-12-16T20:47:45Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29670Rio de Janeiroporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-16T20:50:30Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29670Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-16T20:50:30Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de Janeiro
The impact of the pandemic on microentrepreneurs in the food sector in Rio de Janeiro
title O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de Janeiro
spellingShingle O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de Janeiro
Silva, João Pedro Simões Pena
Setor alimentício
Microempresário
Pandemia
Rio de Janeiro
title_short O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de Janeiro
title_full O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de Janeiro
title_fullStr O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de Janeiro
title_sort O impacto da pandemia em microempresários do setor alimentício no Rio de Janeiro
author Silva, João Pedro Simões Pena
author_facet Silva, João Pedro Simões Pena
Souza, Patrick Quintão da Silva
author_role author
author2 Souza, Patrick Quintão da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Wagner Fernandes dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Pedro Simões Pena
Souza, Patrick Quintão da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Setor alimentício
Microempresário
Pandemia
Rio de Janeiro
topic Setor alimentício
Microempresário
Pandemia
Rio de Janeiro
description A crise desencadeada pela pandemia do COVID-19 impactou de forma geral todos os setores da economia, consequentemente gerando desemprego, e o setor alimentício não foi diferente. O impacto na circulação de pessoas obrigou as instituições governamentais a tomarem decisões rígidas a favor da proteção e saúde das pessoas. O impacto da pandemia nos microempresários do setor alimentício apresenta situações adversas de microempresários de restaurantes de acordo com a situação financeira e organizacional de cada restaurante. O estudo de caso foca principalmente na logística desde antes da pandemia até o momento posterior, visando apresentar os impactos e decisões tomadas por cada um dos microempresários mediante as circunstâncias. O trabalho buscou de uma forma sucinta analisar as mudanças na logística dos microempresários do setor alimentício para manterem-se em um mercado assolado por uma pandemia e teve como objetivo específico: i) discorrer as medidas tomadas pelos microempresários do setor alimentício para estudar as mudanças na logística a longo prazo; ii) investigar as formas de logística no setor alimentício antes da pandemia de 2020; iii) comparar as reações de cada microempresário ao cenário de pandemia e suas mudanças do setor alimentício. Além disso, o trabalho mostra o grande impacto da pandemia do COVID-19 no setor alimentício, sendo um setor que precisou mudar rapidamente as condições no curto período de tempo, o que permite, então, uma reflexão sobre a inserção e utilização da tecnologia no ramo. Em relação a metodologia, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa. A pesquisa quanto aos fins é classificada como exploratória, e quanto aos meios baseou-se no método de entrevista para que os caminhos da pesquisa fossem percorridos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T20:47:45Z
2022-12-16T20:47:45Z
2022-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29670
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415825206083585