Interatividade nas relações em comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabel Schmidlin Fajardo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10512
Resumo: A comunicação é determinante na formação de uma sociedade. A capacidade dos meios de comunicação está intrinsecamente ligada com a cultura e consequentemente, com o indivíduo que a compõe. Dessa forma, o surgimento de tecnologias, como os meios digitais, transforma o indivíduo, antes receptor passivo, característico de uma cultura de massa, num receptor ativo, característico da cibercultura. A era da informação ou era digital é plural, ao mesmo tempo individual e não tem barreiras, formando um indivíduo frenético, não somente na busca de informação e conhecimento, como produtor de conteúdo. Nesse sentido, busca-se analisar a interatividade proposta pelos meios digitais, das empresas de cosméticos Dove e Nívea, e, compreender como estabelecer relações com este consumidor exigente nas relações comunicativas/interativas. É importante ressaltar que a quantidade de ferramentas disponíveis atualmente, possibilita uma maior interação entre os indivíduos, ultrapassando, então, as barreiras entre o homem e a máquina. Dessa forma, com o auxílio das tecnologias, a tendência dos meios digitais é a possibilidade de aproximar as pessoas, que se apropriam do meio digital para produzir e desenvolver conteúdo. Sendo assim, apesar da construção de uma identidade digital ainda ser muito recente, as empresas analisadas conseguem resultados positivos nesse sentido, pois as respectivas marcas perceberam que a internet fala com nichos de consumidores, levando em consideração o contexto da comunicação, construindo, então, um conjunto de ações que atendam as necessidades específicas, ao mesmo tempo plurais, dos usuários ciberculturais
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