A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442 |
Resumo: | Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino. |
id |
UFC-7_d7dcb940830046e20f757165532ea053 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/7442 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticosCosmético - IndustriaCosmético - IndustriaGlobalizaçãoUm importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.Sandra Maria dos Santos2014-02-25T17:31:05Z2014-02-25T17:31:05Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, F. G. S. N. et al. A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 19-28, jan./abr. 2008.2178-92581678-2089http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442Lima, Flávia Gonet Nóbrega deAlbuquerque, Mariana Pires de Carvalho ePavie, Juliana Junqueira EsmeraldoCampos Filho, Luiz Alberto Nascimentoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-16T18:49:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7442Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:47.541834Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos |
title |
A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos |
spellingShingle |
A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos Lima, Flávia Gonet Nóbrega de Cosmético - Industria Cosmético - Industria Globalização |
title_short |
A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos |
title_full |
A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos |
title_fullStr |
A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos |
title_full_unstemmed |
A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos |
title_sort |
A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos |
author |
Lima, Flávia Gonet Nóbrega de |
author_facet |
Lima, Flávia Gonet Nóbrega de Albuquerque, Mariana Pires de Carvalho e Pavie, Juliana Junqueira Esmeraldo Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Mariana Pires de Carvalho e Pavie, Juliana Junqueira Esmeraldo Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Flávia Gonet Nóbrega de Albuquerque, Mariana Pires de Carvalho e Pavie, Juliana Junqueira Esmeraldo Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cosmético - Industria Cosmético - Industria Globalização |
topic |
Cosmético - Industria Cosmético - Industria Globalização |
description |
Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2014-02-25T17:31:05Z 2014-02-25T17:31:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, F. G. S. N. et al. A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 19-28, jan./abr. 2008. 2178-9258 1678-2089 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442 |
identifier_str_mv |
LIMA, F. G. S. N. et al. A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 19-28, jan./abr. 2008. 2178-9258 1678-2089 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sandra Maria dos Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Sandra Maria dos Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028727815143424 |