A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Flávia Gonet Nóbrega de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Albuquerque, Mariana Pires de Carvalho e, Pavie, Juliana Junqueira Esmeraldo, Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442
Resumo: Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.
id UFC-7_d7dcb940830046e20f757165532ea053
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/7442
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticosCosmético - IndustriaCosmético - IndustriaGlobalizaçãoUm importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.Sandra Maria dos Santos2014-02-25T17:31:05Z2014-02-25T17:31:05Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, F. G. S. N. et al. A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 19-28, jan./abr. 2008.2178-92581678-2089http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442Lima, Flávia Gonet Nóbrega deAlbuquerque, Mariana Pires de Carvalho ePavie, Juliana Junqueira EsmeraldoCampos Filho, Luiz Alberto Nascimentoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-16T18:49:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7442Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:15:47.541834Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
title A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
spellingShingle A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
Lima, Flávia Gonet Nóbrega de
Cosmético - Industria
Cosmético - Industria
Globalização
title_short A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
title_full A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
title_fullStr A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
title_full_unstemmed A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
title_sort A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos
author Lima, Flávia Gonet Nóbrega de
author_facet Lima, Flávia Gonet Nóbrega de
Albuquerque, Mariana Pires de Carvalho e
Pavie, Juliana Junqueira Esmeraldo
Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento
author_role author
author2 Albuquerque, Mariana Pires de Carvalho e
Pavie, Juliana Junqueira Esmeraldo
Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Flávia Gonet Nóbrega de
Albuquerque, Mariana Pires de Carvalho e
Pavie, Juliana Junqueira Esmeraldo
Campos Filho, Luiz Alberto Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Cosmético - Industria
Cosmético - Industria
Globalização
topic Cosmético - Industria
Cosmético - Industria
Globalização
description Um importante desafio no processo de internacionalização de uma empresa é a escolha da localização, responsável por gerar novas vantagens competitivas ou mesmo comprometer as existentes. Este artigo se propõe a analisar a importância da escolha da localização no processo de internacionalização de uma empresa brasileira do setor de cosméticos. A metodologia adotada está baseada em uma revisão bibliográfica da teoria desenvolvida na área de gestão internacional, apresentando os modelos conhecidos das diferentes estratégias de internacionalização de empresas e um estudo de caso sobre esse processo na empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando a questão da localização e as etapas envolvidas no processo de internacionalização da referida empresa. Após o confronto do estudo de caso com os elementos teóricos, constata-se que a motivação para a internacionalização das empresas do setor de cosméticos serve de mediadora na escolha do país destino.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2014-02-25T17:31:05Z
2014-02-25T17:31:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, F. G. S. N. et al. A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 19-28, jan./abr. 2008.
2178-9258
1678-2089
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442
identifier_str_mv LIMA, F. G. S. N. et al. A relação entre a localização e a motivação estratégica para internacionalização de uma empresa do setor de cosméticos. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 19-28, jan./abr. 2008.
2178-9258
1678-2089
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sandra Maria dos Santos
publisher.none.fl_str_mv Sandra Maria dos Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028727815143424