Problemas da fadiga relacionados a segurança operacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17648 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso pretende compreender o impacto da fadiga na tripulação de cabine, sua relação com acidentes e incidentes aeronáuticos e métodos de gerenciá-lo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, por livros, artigos e documentos oficiais. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de informações obtidas durante a pesquisa documental. O estudo demonstrou que a fadiga resulta em um gerenciamento deficiente da segurança de voo, uma vez que as capacidades técnicas, físicas e principalmente psicológicas da tripulação de voo, quando fadigadas, podem eventualmente resultar em atitudes ou julgamentos errados na pilotagem, afetando a consciências situacional e o nível de atenção, colocando a segurança de voo em risco. Metodologia utilizada se baseou em artigos científicos, livros, websites e documentos oficiais de órgão nacionais e internacional da aviação civil, como ANAC, CENIPA e ICAO. O trabalho apresentou as consequências da fadiga no voo, assim como seus resultados negativos para a saúde da tripulação de voo em especial, o que comprova o fator humano como um fator de extrema relevância no cenário de acidentes aeronáuticos, atuando como fator contribuinte |
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Problemas da fadiga relacionados a segurança operacionalAviaçãoFadigaSegurança de vooGerenciamento de fadigaEste trabalho de conclusão de curso pretende compreender o impacto da fadiga na tripulação de cabine, sua relação com acidentes e incidentes aeronáuticos e métodos de gerenciá-lo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, por livros, artigos e documentos oficiais. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de informações obtidas durante a pesquisa documental. O estudo demonstrou que a fadiga resulta em um gerenciamento deficiente da segurança de voo, uma vez que as capacidades técnicas, físicas e principalmente psicológicas da tripulação de voo, quando fadigadas, podem eventualmente resultar em atitudes ou julgamentos errados na pilotagem, afetando a consciências situacional e o nível de atenção, colocando a segurança de voo em risco. Metodologia utilizada se baseou em artigos científicos, livros, websites e documentos oficiais de órgão nacionais e internacional da aviação civil, como ANAC, CENIPA e ICAO. O trabalho apresentou as consequências da fadiga no voo, assim como seus resultados negativos para a saúde da tripulação de voo em especial, o que comprova o fator humano como um fator de extrema relevância no cenário de acidentes aeronáuticos, atuando como fator contribuinteVieira de Campos, Antonio CarlosBattisti, Fagner Caetano2021-11-18T00:57:11Z2021-11-18T00:57:11Z2021-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17648PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-03T16:01:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17648Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-03T16:01:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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