(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19219 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a (in)eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC. Para isso, adotou-se os seguintes métodos de pesquisa: quanto ao nível, a pesquisa foi exploratória, quanto ao método, a pesquisa é qualitativa, quanto ao procedimento de coleta de dados, a pesquisa é documental, bibliográfica e estudo de caso, considerando que tem por objeto conhecer a efetivação do direito à educação no município de Garopaba/SC. Com o estudo se corroborou a importância, legitimidade e competência do Ministério Público e do Poder Judiciário na atuação em face da omissão do Poder Público, analisando quais medidas foram adotadas objetivando a efetivação desse direito. A educação é direito fundamental social, tratando-se de encargo do Estado o dever de garantir o acesso a todas as crianças, bem como a igualdade de condições para acesso e permanência na escola e a gratuidade do ensino público. Ainda, possui atributo de direito público subjetivo, podendo ser exigido, por meio do exercício do direito de ação, de forma individual, difusa ou coletiva. Concluiu-se que a prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC é ineficaz e, pela análise da fundamentação do Poder Público Municipal, o motivo é a ausência de recursos. Nesse ínterim, o Ministério Público vem atuando fortemente na defesa do direito coletivo, agindo com legitimidade no caso, cumprindo com seu papel de órgão responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, compelindo, por meio de procedimentos extrajudiciais e da ação civil pública n. 905368-13.2017.8.24.0167, o Poder Público Municipal a promover a efetivação direito a educação a todas as crianças que residem ou venham residir no município em tela. |
id |
Ânima_827d86a2a96f90caf0335f1d22e3e2c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19219 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anosEducação InfantilPolítica EducacionalAcessoO presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a (in)eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC. Para isso, adotou-se os seguintes métodos de pesquisa: quanto ao nível, a pesquisa foi exploratória, quanto ao método, a pesquisa é qualitativa, quanto ao procedimento de coleta de dados, a pesquisa é documental, bibliográfica e estudo de caso, considerando que tem por objeto conhecer a efetivação do direito à educação no município de Garopaba/SC. Com o estudo se corroborou a importância, legitimidade e competência do Ministério Público e do Poder Judiciário na atuação em face da omissão do Poder Público, analisando quais medidas foram adotadas objetivando a efetivação desse direito. A educação é direito fundamental social, tratando-se de encargo do Estado o dever de garantir o acesso a todas as crianças, bem como a igualdade de condições para acesso e permanência na escola e a gratuidade do ensino público. Ainda, possui atributo de direito público subjetivo, podendo ser exigido, por meio do exercício do direito de ação, de forma individual, difusa ou coletiva. Concluiu-se que a prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC é ineficaz e, pela análise da fundamentação do Poder Público Municipal, o motivo é a ausência de recursos. Nesse ínterim, o Ministério Público vem atuando fortemente na defesa do direito coletivo, agindo com legitimidade no caso, cumprindo com seu papel de órgão responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, compelindo, por meio de procedimentos extrajudiciais e da ação civil pública n. 905368-13.2017.8.24.0167, o Poder Público Municipal a promover a efetivação direito a educação a todas as crianças que residem ou venham residir no município em tela.Damasceno de Andrade, CamilaRosa, Lúcia da2021-12-15T21:23:01Z2021-12-15T21:23:01Z2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis90 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19219TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-15T21:23:02Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19219Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-15T21:23:02Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anos |
title |
(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anos |
spellingShingle |
(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anos Rosa, Lúcia da Educação Infantil Política Educacional Acesso |
title_short |
(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anos |
title_full |
(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anos |
title_fullStr |
(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anos |
title_full_unstemmed |
(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anos |
title_sort |
(In)Eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC: omissão frente à obrigação constitucional de promover acesso igualitário e de permanência nos bancos escolares para crianças de até 5 anos |
author |
Rosa, Lúcia da |
author_facet |
Rosa, Lúcia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Damasceno de Andrade, Camila |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Lúcia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Política Educacional Acesso |
topic |
Educação Infantil Política Educacional Acesso |
description |
O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a (in)eficácia da prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC. Para isso, adotou-se os seguintes métodos de pesquisa: quanto ao nível, a pesquisa foi exploratória, quanto ao método, a pesquisa é qualitativa, quanto ao procedimento de coleta de dados, a pesquisa é documental, bibliográfica e estudo de caso, considerando que tem por objeto conhecer a efetivação do direito à educação no município de Garopaba/SC. Com o estudo se corroborou a importância, legitimidade e competência do Ministério Público e do Poder Judiciário na atuação em face da omissão do Poder Público, analisando quais medidas foram adotadas objetivando a efetivação desse direito. A educação é direito fundamental social, tratando-se de encargo do Estado o dever de garantir o acesso a todas as crianças, bem como a igualdade de condições para acesso e permanência na escola e a gratuidade do ensino público. Ainda, possui atributo de direito público subjetivo, podendo ser exigido, por meio do exercício do direito de ação, de forma individual, difusa ou coletiva. Concluiu-se que a prestação da educação infantil no município de Garopaba/SC é ineficaz e, pela análise da fundamentação do Poder Público Municipal, o motivo é a ausência de recursos. Nesse ínterim, o Ministério Público vem atuando fortemente na defesa do direito coletivo, agindo com legitimidade no caso, cumprindo com seu papel de órgão responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, compelindo, por meio de procedimentos extrajudiciais e da ação civil pública n. 905368-13.2017.8.24.0167, o Poder Público Municipal a promover a efetivação direito a educação a todas as crianças que residem ou venham residir no município em tela. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T21:23:01Z 2021-12-15T21:23:01Z 2021-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19219 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
90 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415794970394624 |