Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noble, Debbie Mello
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17620
Resumo: Nesta tese, ancorada na Análise do Discurso franco-brasileira (Pêcheux; Orlandi), procuramos analisar como a forma-material inovação vem incidindo no campo da educação, mais especificamente na conjuntura da Reforma do Ensino Médio e no acontecimento da pandemia de Covid-19. Para isso, configuramos um arquivo que formula e faz circular um dizer sobre uma educação inovadora no País e no Estado de Santa Catarina em suas dimensões jurídica, pedagógica e dimensão transversa digital. Observamos que os documentos que compõem este arquivo (leis e resoluções, como a LDB, Lei nº 13.415/2017, Resolução n. 3/2018; Orientações Curriculares, BNCC) produzem certos efeitos de sentido para inovação na educação que determinam a prática pedagógica e o sujeito-professor. Nos documentos, este é tomado como um aplicador, que produz repetição e não pode/ não deve produzir suas próprias interpretações sobre o currículo, em contradição ao que textualizam sobre o aluno, apontando para uma necessidade de colocá-lo em posição de autoria. Isso nos levou a outro movimento de análise, que se deu a partir de entrevistas com professores da rede pública do Estado de Santa Catarina. Assim, constituímos nosso corpus de análise a partir de um recorte analítico pela noção de autoria (Orlandi; Gallo), observando os gestos de interpretação do sujeito-professor sobre inovação, bem como o funcionamento de sua prática pedagógica na pandemia. Este acontecimento-recorte (Barbosa Filho, 2018) produz deslocamentos no funcionamento da prática e na constituição dos sujeitos e sentidos. Encontramos uma posição-sujeito que marca um desentendimento em relação aos efeitos de evidência sobre inovação, o que aponta para uma possibilidade do sujeito produzir furo, resistir ao discurso sobre e, portanto, contraidentificar/se com este. Nessa posição-sujeito, há um discurso do professor, onde ele não é falado, mas, pelo contrário, fala por si. Nela, também percebemos uma relação distinta e inédita com a materialidade técnica digital (Pequeno, 2019): esta não é mais ferramenta, mas espaço de constituição do sujeito e dos sentidos. Quando imbricada no discurso pedagógico, a partir de novos gestos de interpretação do sujeito-professor, esta materialidade possibilita a produção de um discurso da inovação, a partir do qual o sujeito produz deslocamentos nos sentidos estabilizados do arquivo.
id Ânima_84bd6879d1b586057e38be231066aa3b
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17620
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educaçãoanálise do discursoinovação na educaçãoautoriasujeito-professormaterialidade técnica digitalarquivoacontecimentoNesta tese, ancorada na Análise do Discurso franco-brasileira (Pêcheux; Orlandi), procuramos analisar como a forma-material inovação vem incidindo no campo da educação, mais especificamente na conjuntura da Reforma do Ensino Médio e no acontecimento da pandemia de Covid-19. Para isso, configuramos um arquivo que formula e faz circular um dizer sobre uma educação inovadora no País e no Estado de Santa Catarina em suas dimensões jurídica, pedagógica e dimensão transversa digital. Observamos que os documentos que compõem este arquivo (leis e resoluções, como a LDB, Lei nº 13.415/2017, Resolução n. 3/2018; Orientações Curriculares, BNCC) produzem certos efeitos de sentido para inovação na educação que determinam a prática pedagógica e o sujeito-professor. Nos documentos, este é tomado como um aplicador, que produz repetição e não pode/ não deve produzir suas próprias interpretações sobre o currículo, em contradição ao que textualizam sobre o aluno, apontando para uma necessidade de colocá-lo em posição de autoria. Isso nos levou a outro movimento de análise, que se deu a partir de entrevistas com professores da rede pública do Estado de Santa Catarina. Assim, constituímos nosso corpus de análise a partir de um recorte analítico pela noção de autoria (Orlandi; Gallo), observando os gestos de interpretação do sujeito-professor sobre inovação, bem como o funcionamento de sua prática pedagógica na pandemia. Este acontecimento-recorte (Barbosa Filho, 2018) produz deslocamentos no funcionamento da prática e na constituição dos sujeitos e sentidos. Encontramos uma posição-sujeito que marca um desentendimento em relação aos efeitos de evidência sobre inovação, o que aponta para uma possibilidade do sujeito produzir furo, resistir ao discurso sobre e, portanto, contraidentificar/se com este. Nessa posição-sujeito, há um discurso do professor, onde ele não é falado, mas, pelo contrário, fala por si. Nela, também percebemos uma relação distinta e inédita com a materialidade técnica digital (Pequeno, 2019): esta não é mais ferramenta, mas espaço de constituição do sujeito e dos sentidos. Quando imbricada no discurso pedagógico, a partir de novos gestos de interpretação do sujeito-professor, esta materialidade possibilita a produção de um discurso da inovação, a partir do qual o sujeito produz deslocamentos nos sentidos estabilizados do arquivo.In this thesis, anchored in the French-Brazilian Discourse Analysis (Pêcheux; Orlandi), we seek to analyze how the material form innovation has been affecting the education field, more specifically in the context of the reform of the secondary education in Brazil and of the Covid-19 pandemic. In order to do so, we set up an archive that formulates and disseminates a saying about an innovative education in the country and in the State of Santa Catarina in its legal and pedagogical dimensions, as well as a digital transversal dimension. We observed that the documents that make up the archive (laws and resolutions, such as the guidelines for national education, Law 13.415/2017, Resolution 3/2018; curriculum guidelines, the National Common Curricular Base) produce certain effects of meaning for innovation in education that shape the pedagogical practice and the subject-teacher. The teacher is seen as someone who produces repetition and who cannot or should not produce their own interpretations about the curriculum, in contradiction with what is said about the student, who should be in a position of authorship. This led us to another analytical movement, which was pursued through interviews with public school teachers in the state of Santa Catarina. Thus, we built our corpus of analysis from an analytical perspective around the notion of authorship (Orlandi; Gallo), seeking to observe the interpretation movements acted out by the subject-teacher in relation to innovation, as well as the workings of their pedagogical practice in the pandemic. This event-frame (Barbosa Filho, 2018) produced shifts in how the practice operates and in the constitution of subjects and meanings. In this analytical movement, we observed that displacements, ruptures and/or conformations take place. We found a position-subject that marks a misunderstanding in relation to the effects of evidence on innovation, which points to the possibility of there being a mismatch, of the teacher resisting the discourse about and, therefore, of them counter-identifying themselves with it. In this position-subject, there is a teacher’s discourse in which they are not spoken, on the contrary, they speak for themselves. In this position, we also notice a distinct and unprecedented relationship with digital technical materiality (Pequeno, 2019): which is no longer a tool, but a space for the constitution of the subject and of meanings. When swaddled in the pedagogical discourse, stemming from the subject-teacher’s new movements of interpretation, that materiality makes it possible to produce an innovation discourse, from which the subject creates shifts in the already settled meanings of the archive.En esta tesis, basada en el análisis del discurso franco-brasileño (Pêcheux; Orlandi), se busca analizar cómo la forma material innovación afecta el campo de la educación, más específicamente en el contexto de la Reforma de la Enseñanza Media y del acontecimiento pandemia de Covid-19. Para ello, configuramos un archivo, que formula y hace circular un decir sobre una educación innovadora en el País y en la región de Santa Catarina en sus dimensiones jurídica, pedagógica y digital transversal. Observamos que los documentos que componen este archivo (leyes y resoluciones, como la LDB, Ley nº 13.415/2017, Resolución nº 3/2018; Determinaciones Curriculares, BNCC) producen ciertos efectos de sentido para innovación que determinan la práctica pedagógica y el sujeto-profesor. En los documentos, se ve a este sujeto como un aplicador, que produce repetición y tampoco puede/debe producir sus propias interpretaciones sobre el currículo. Por otra parte, esto demuestra una contradicción respecto a lo que textualizan sobre el alumno al señalar hacia una necesidad de ponerlo en una posición de autoría. Eso nos llevó a otro movimiento analítico, que se realizó a través de entrevistas con profesores de la red pública de Santa Catarina. Así, constituimos nuestro corpus de análisis desde un recorte analítico por la noción de autoría (Orlandi; Gallo), observando los gestos de interpretación del sujeto-profesor sobre la innovación, así como el funcionamiento de su práctica pedagógica en la pandemia. Este acontecimiento-recorte (Barbosa Filho, 2018) produjo un desplazamiento en el funcionamiento de la práctica y en la constitución de sujetos y sentidos. Encontramos una posición-sujeto que demuestra un malentendido respecto a los efectos de evidencia sobre la innovación, lo que indica una posibilidad de producir un modo de resistir al discurso acerca de y, por tanto, de contraidentificarse con él. En esta posición de sujeto, hay un discurso del profesor, donde no se habla de él, sino que él habla por sí mismo. Igualmente, notamos una relación distinta y sin precedentes con la materialidad técnica digital (Pequeno, 2019): esta ya no es una herramienta, sino un espacio para la constitución del sujeto y los sentidos. Al sobreponerse al discurso pedagógico, a partir de nuevos gestos de interpretación del sujeto-profesor, la materialidad posibilita la producción de un discurso de innovación a partir del cual el sujeto produce desplazamientos en los sentidos estabilizados del archivo.Cette thèse, ancrée dans le cadre de l'Analyse du Discours franco-brésilienne (Pêcheux; Orlandi), propose d'analyser comment la forme matérielle de l’innovation se concentre sur le domaine de l’éducation, plus particulièrement sur la conjoncture de la Réforme du Lycée et sur l’événement de la pandémie de Covid-19. Dans ce sens, nous avons constitué un archive qui formule et fait circuler un dire sur une éducation innovatrice dans le pays et dans l’État de Santa Catarina dans ses dimensions juridique, pédagogique et une dimension transversale numérique. Nous remarquons que les documents qui composent ce fichier (lois et résolutions, comme la LDB, Loi nº 13.415/2017, Résolution n. 3/2018; Lignes directrices des programmes, BNCC) produisent certains effets de sens pour l’innovation dans l’éducation qui déterminent la pratique pédagogique et le sujet-enseignant. Le sujet-enseignant est considéré comme un applicateur qui produit de la répétition; il ne peut pas et ne doit pas avoir sa propre interprétation du programme scolaire, en contradiction avec ce qui est écrit sur l’élève, indiquant une nécessité de le mettre en position d’auteur. Cette constatation nous a conduits à un autre mouvement analytique, qui a eu lieu à partir d’interviews avec des professeurs du réseau public de l’État de Santa Catarina. Nous constituons ainsi notre corpus d’analyse, à partir d’une découpage analytique guidée par la notion d’auteur (Orlandi; Gallo), en cherchant à observer les gestes d’interprétation du sujet-enseignant sur l’innovation, et aussi, le fonctionnement de sa pratique pédagogique dans la pandémie. Cette événement-découpe (Barbosa Filho, 2018) a produit des déplacements dans le fonctionnement de la pratique et dans la constitution des sujets et des sens. Dans nos analyses, nous avons observé la production de certains déplacements, ruptures et conformations. Nous avons, aussi, identifié une position-sujet qui indique un désaccord avec l´effets d’évidence sur l’innovation, et cela a mis en évidence la possibilité de produire un trou, une résistance, au discours sur et, donc, la possibilité pour les sujets de se contre-identifier avec le discours de l’innovation. Dans cette position-sujet, il y a un discours du professeur où il n’est pas parlé, mais, au contraire, où il parle de lui-même. Une position-sujet qui nous a permis de percevoir une relation distincte et inédite avec la matérialité technique numérique (Pequeno, 2019): celle-ci n’est plus un outil, mais un espace de constitution du sujet et des sens. La matérialité technique, lorsqu’elle est imbriquée dans le discours pédagogique, à partir de nouveaux gestes d’interprétation du sujet-enseignant, permet la production d’un discours d’innovation, celui à partir duquel le sujet produit des déplacements dans les sens stabilisés de l´archive.Gallo, Solange Maria LedaNoble, Debbie Mello2021-11-17T13:34:17Z2021-11-17T13:34:17Z2021-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis188application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17620PalhoçaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-02T20:20:15Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17620Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-02T20:20:15Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação
title Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação
spellingShingle Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação
Noble, Debbie Mello
análise do discurso
inovação na educação
autoria
sujeito-professor
materialidade técnica digital
arquivo
acontecimento
title_short Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação
title_full Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação
title_fullStr Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação
title_full_unstemmed Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação
title_sort Ensino médio na pandemia: uma prática autoral docente para além do discurso sobre inovação na educação
author Noble, Debbie Mello
author_facet Noble, Debbie Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Solange Maria Leda
dc.contributor.author.fl_str_mv Noble, Debbie Mello
dc.subject.por.fl_str_mv análise do discurso
inovação na educação
autoria
sujeito-professor
materialidade técnica digital
arquivo
acontecimento
topic análise do discurso
inovação na educação
autoria
sujeito-professor
materialidade técnica digital
arquivo
acontecimento
description Nesta tese, ancorada na Análise do Discurso franco-brasileira (Pêcheux; Orlandi), procuramos analisar como a forma-material inovação vem incidindo no campo da educação, mais especificamente na conjuntura da Reforma do Ensino Médio e no acontecimento da pandemia de Covid-19. Para isso, configuramos um arquivo que formula e faz circular um dizer sobre uma educação inovadora no País e no Estado de Santa Catarina em suas dimensões jurídica, pedagógica e dimensão transversa digital. Observamos que os documentos que compõem este arquivo (leis e resoluções, como a LDB, Lei nº 13.415/2017, Resolução n. 3/2018; Orientações Curriculares, BNCC) produzem certos efeitos de sentido para inovação na educação que determinam a prática pedagógica e o sujeito-professor. Nos documentos, este é tomado como um aplicador, que produz repetição e não pode/ não deve produzir suas próprias interpretações sobre o currículo, em contradição ao que textualizam sobre o aluno, apontando para uma necessidade de colocá-lo em posição de autoria. Isso nos levou a outro movimento de análise, que se deu a partir de entrevistas com professores da rede pública do Estado de Santa Catarina. Assim, constituímos nosso corpus de análise a partir de um recorte analítico pela noção de autoria (Orlandi; Gallo), observando os gestos de interpretação do sujeito-professor sobre inovação, bem como o funcionamento de sua prática pedagógica na pandemia. Este acontecimento-recorte (Barbosa Filho, 2018) produz deslocamentos no funcionamento da prática e na constituição dos sujeitos e sentidos. Encontramos uma posição-sujeito que marca um desentendimento em relação aos efeitos de evidência sobre inovação, o que aponta para uma possibilidade do sujeito produzir furo, resistir ao discurso sobre e, portanto, contraidentificar/se com este. Nessa posição-sujeito, há um discurso do professor, onde ele não é falado, mas, pelo contrário, fala por si. Nela, também percebemos uma relação distinta e inédita com a materialidade técnica digital (Pequeno, 2019): esta não é mais ferramenta, mas espaço de constituição do sujeito e dos sentidos. Quando imbricada no discurso pedagógico, a partir de novos gestos de interpretação do sujeito-professor, esta materialidade possibilita a produção de um discurso da inovação, a partir do qual o sujeito produz deslocamentos nos sentidos estabilizados do arquivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17T13:34:17Z
2021-11-17T13:34:17Z
2021-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17620
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415857953112064