Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9182 |
Resumo: | Esta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática. |
id |
Ânima_86179117ec4b516d75ea23366b30395f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9182 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médioMatemática financeiraSoftware excelEnsino-aprendizagemEsta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática.Carvalho, Dalmo Gomes deRafael, Thayná FernandesSouza, Bianca Maria Inês2018-12-12T10:21:28Z2020-11-29T01:54:45Z2018-12-12T10:21:28Z2020-11-29T01:54:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9182Matemática - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:51:33Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9182Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:51:33Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio |
title |
Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio |
spellingShingle |
Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio Rafael, Thayná Fernandes Matemática financeira Software excel Ensino-aprendizagem |
title_short |
Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio |
title_full |
Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio |
title_fullStr |
Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio |
title_sort |
Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio |
author |
Rafael, Thayná Fernandes |
author_facet |
Rafael, Thayná Fernandes Souza, Bianca Maria Inês |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Bianca Maria Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Dalmo Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael, Thayná Fernandes Souza, Bianca Maria Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática financeira Software excel Ensino-aprendizagem |
topic |
Matemática financeira Software excel Ensino-aprendizagem |
description |
Esta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-12T10:21:28Z 2018-12-12T10:21:28Z 2018 2020-11-29T01:54:45Z 2020-11-29T01:54:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9182 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matemática - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
56 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415818135535616 |