Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Thayná Fernandes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Bianca Maria Inês
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9182
Resumo: Esta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática.
id Ânima_86179117ec4b516d75ea23366b30395f
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9182
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médioMatemática financeiraSoftware excelEnsino-aprendizagemEsta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática.Carvalho, Dalmo Gomes deRafael, Thayná FernandesSouza, Bianca Maria Inês2018-12-12T10:21:28Z2020-11-29T01:54:45Z2018-12-12T10:21:28Z2020-11-29T01:54:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9182Matemática - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:51:33Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9182Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:51:33Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio
title Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio
spellingShingle Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio
Rafael, Thayná Fernandes
Matemática financeira
Software excel
Ensino-aprendizagem
title_short Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio
title_full Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio
title_fullStr Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio
title_full_unstemmed Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio
title_sort Informática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médio
author Rafael, Thayná Fernandes
author_facet Rafael, Thayná Fernandes
Souza, Bianca Maria Inês
author_role author
author2 Souza, Bianca Maria Inês
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dalmo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael, Thayná Fernandes
Souza, Bianca Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática financeira
Software excel
Ensino-aprendizagem
topic Matemática financeira
Software excel
Ensino-aprendizagem
description Esta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12T10:21:28Z
2018-12-12T10:21:28Z
2018
2020-11-29T01:54:45Z
2020-11-29T01:54:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9182
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matemática - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415818135535616