A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9189 |
Resumo: | Fazemos parte de uma geração tecnológica. Nossa vida está em constante mudança, a inovação não para. E junto com ela, também precisamos nos atualizar, sendo que o ensino e nossas ferramentas didáticas não podem ficar de fora dessa renovação, pois a sociedade irá cobrar dos nossos alunos esse conhecimento básico, mas importante, sobre o uso desses instrumentos, e nós como professores podemos lhes proporcionar de forma simples essa aprendizagem, incluindo o uso de softwares em nossas aulas. Além disso, a utilização de meios tecnológicos na educação, atrai a atenção dos alunos, o que se torna uma grande vantagem quando falamos de aprendizagem de qualidade, pois quanto mais interessado o aluno estiver, maior será seu rendimento nas atividades propostas. O presente trabalho aborda essas questões e nos proporciona a oportunidade de refletir sobre a importância da utilização do Microsoft Excel nas aulas de matemática, mais especificamente no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio. Bem como proporcionando um conhecimento básico das funções mais comuns e mais utilizadas deste software, com demonstrações e imagens de como utilizá-las e com qual finalidade, incluindo também a função de gráficos. Após essa breve apresentação, baseada em estudos realizados em diversas fontes, segue nossa maior inspiração para a execução deste trabalho, a inovação. Uma nova maneira de trabalhar situações problema em sala de aula, utilizando o Microsoft Excel. Ideias e motivações para essa inovação, encontram-se juntamente com duas problematizações relacionadas a funções de primeiro e segundo grau, geralmente apresentado aos alunos no primeiro ano do ensino médio. A oportunidade de fazer a diferença para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, está em nossas mãos. Esperamos que nosso trabalho seja motivação para muitos outros docentes, e mais do que isso, seja uma ferramenta para seus futuros planejamentos didáticos. |
id |
Ânima_b500abad570ed1ba549378c9a5af0ba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9189 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médioExcelSoftwareAprendizagemFazemos parte de uma geração tecnológica. Nossa vida está em constante mudança, a inovação não para. E junto com ela, também precisamos nos atualizar, sendo que o ensino e nossas ferramentas didáticas não podem ficar de fora dessa renovação, pois a sociedade irá cobrar dos nossos alunos esse conhecimento básico, mas importante, sobre o uso desses instrumentos, e nós como professores podemos lhes proporcionar de forma simples essa aprendizagem, incluindo o uso de softwares em nossas aulas. Além disso, a utilização de meios tecnológicos na educação, atrai a atenção dos alunos, o que se torna uma grande vantagem quando falamos de aprendizagem de qualidade, pois quanto mais interessado o aluno estiver, maior será seu rendimento nas atividades propostas. O presente trabalho aborda essas questões e nos proporciona a oportunidade de refletir sobre a importância da utilização do Microsoft Excel nas aulas de matemática, mais especificamente no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio. Bem como proporcionando um conhecimento básico das funções mais comuns e mais utilizadas deste software, com demonstrações e imagens de como utilizá-las e com qual finalidade, incluindo também a função de gráficos. Após essa breve apresentação, baseada em estudos realizados em diversas fontes, segue nossa maior inspiração para a execução deste trabalho, a inovação. Uma nova maneira de trabalhar situações problema em sala de aula, utilizando o Microsoft Excel. Ideias e motivações para essa inovação, encontram-se juntamente com duas problematizações relacionadas a funções de primeiro e segundo grau, geralmente apresentado aos alunos no primeiro ano do ensino médio. A oportunidade de fazer a diferença para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, está em nossas mãos. Esperamos que nosso trabalho seja motivação para muitos outros docentes, e mais do que isso, seja uma ferramenta para seus futuros planejamentos didáticos.Garcia, Vanessa Soares SandriniSilvano, Maira Fernandes GabrielOliveira, Milena Fidelis2018-12-11T17:33:03Z2020-11-29T01:55:39Z2018-12-11T17:33:03Z2020-11-29T01:55:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9189Matemática - TubarãoTubarão SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:52:18Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9189Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:52:18Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio |
title |
A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio |
spellingShingle |
A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio Silvano, Maira Fernandes Gabriel Excel Software Aprendizagem |
title_short |
A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio |
title_full |
A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio |
title_fullStr |
A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio |
title_sort |
A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio |
author |
Silvano, Maira Fernandes Gabriel |
author_facet |
Silvano, Maira Fernandes Gabriel Oliveira, Milena Fidelis |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Milena Fidelis |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Vanessa Soares Sandrini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvano, Maira Fernandes Gabriel Oliveira, Milena Fidelis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Excel Software Aprendizagem |
topic |
Excel Software Aprendizagem |
description |
Fazemos parte de uma geração tecnológica. Nossa vida está em constante mudança, a inovação não para. E junto com ela, também precisamos nos atualizar, sendo que o ensino e nossas ferramentas didáticas não podem ficar de fora dessa renovação, pois a sociedade irá cobrar dos nossos alunos esse conhecimento básico, mas importante, sobre o uso desses instrumentos, e nós como professores podemos lhes proporcionar de forma simples essa aprendizagem, incluindo o uso de softwares em nossas aulas. Além disso, a utilização de meios tecnológicos na educação, atrai a atenção dos alunos, o que se torna uma grande vantagem quando falamos de aprendizagem de qualidade, pois quanto mais interessado o aluno estiver, maior será seu rendimento nas atividades propostas. O presente trabalho aborda essas questões e nos proporciona a oportunidade de refletir sobre a importância da utilização do Microsoft Excel nas aulas de matemática, mais especificamente no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio. Bem como proporcionando um conhecimento básico das funções mais comuns e mais utilizadas deste software, com demonstrações e imagens de como utilizá-las e com qual finalidade, incluindo também a função de gráficos. Após essa breve apresentação, baseada em estudos realizados em diversas fontes, segue nossa maior inspiração para a execução deste trabalho, a inovação. Uma nova maneira de trabalhar situações problema em sala de aula, utilizando o Microsoft Excel. Ideias e motivações para essa inovação, encontram-se juntamente com duas problematizações relacionadas a funções de primeiro e segundo grau, geralmente apresentado aos alunos no primeiro ano do ensino médio. A oportunidade de fazer a diferença para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, está em nossas mãos. Esperamos que nosso trabalho seja motivação para muitos outros docentes, e mais do que isso, seja uma ferramenta para seus futuros planejamentos didáticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11T17:33:03Z 2018-12-11T17:33:03Z 2018 2020-11-29T01:55:39Z 2020-11-29T01:55:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9189 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matemática - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415804257632256 |