A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvano, Maira Fernandes Gabriel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Milena Fidelis
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9189
Resumo: Fazemos parte de uma geração tecnológica. Nossa vida está em constante mudança, a inovação não para. E junto com ela, também precisamos nos atualizar, sendo que o ensino e nossas ferramentas didáticas não podem ficar de fora dessa renovação, pois a sociedade irá cobrar dos nossos alunos esse conhecimento básico, mas importante, sobre o uso desses instrumentos, e nós como professores podemos lhes proporcionar de forma simples essa aprendizagem, incluindo o uso de softwares em nossas aulas. Além disso, a utilização de meios tecnológicos na educação, atrai a atenção dos alunos, o que se torna uma grande vantagem quando falamos de aprendizagem de qualidade, pois quanto mais interessado o aluno estiver, maior será seu rendimento nas atividades propostas. O presente trabalho aborda essas questões e nos proporciona a oportunidade de refletir sobre a importância da utilização do Microsoft Excel nas aulas de matemática, mais especificamente no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio. Bem como proporcionando um conhecimento básico das funções mais comuns e mais utilizadas deste software, com demonstrações e imagens de como utilizá-las e com qual finalidade, incluindo também a função de gráficos. Após essa breve apresentação, baseada em estudos realizados em diversas fontes, segue nossa maior inspiração para a execução deste trabalho, a inovação. Uma nova maneira de trabalhar situações problema em sala de aula, utilizando o Microsoft Excel. Ideias e motivações para essa inovação, encontram-se juntamente com duas problematizações relacionadas a funções de primeiro e segundo grau, geralmente apresentado aos alunos no primeiro ano do ensino médio. A oportunidade de fazer a diferença para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, está em nossas mãos. Esperamos que nosso trabalho seja motivação para muitos outros docentes, e mais do que isso, seja uma ferramenta para seus futuros planejamentos didáticos.
id Ânima_b500abad570ed1ba549378c9a5af0ba7
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9189
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médioExcelSoftwareAprendizagemFazemos parte de uma geração tecnológica. Nossa vida está em constante mudança, a inovação não para. E junto com ela, também precisamos nos atualizar, sendo que o ensino e nossas ferramentas didáticas não podem ficar de fora dessa renovação, pois a sociedade irá cobrar dos nossos alunos esse conhecimento básico, mas importante, sobre o uso desses instrumentos, e nós como professores podemos lhes proporcionar de forma simples essa aprendizagem, incluindo o uso de softwares em nossas aulas. Além disso, a utilização de meios tecnológicos na educação, atrai a atenção dos alunos, o que se torna uma grande vantagem quando falamos de aprendizagem de qualidade, pois quanto mais interessado o aluno estiver, maior será seu rendimento nas atividades propostas. O presente trabalho aborda essas questões e nos proporciona a oportunidade de refletir sobre a importância da utilização do Microsoft Excel nas aulas de matemática, mais especificamente no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio. Bem como proporcionando um conhecimento básico das funções mais comuns e mais utilizadas deste software, com demonstrações e imagens de como utilizá-las e com qual finalidade, incluindo também a função de gráficos. Após essa breve apresentação, baseada em estudos realizados em diversas fontes, segue nossa maior inspiração para a execução deste trabalho, a inovação. Uma nova maneira de trabalhar situações problema em sala de aula, utilizando o Microsoft Excel. Ideias e motivações para essa inovação, encontram-se juntamente com duas problematizações relacionadas a funções de primeiro e segundo grau, geralmente apresentado aos alunos no primeiro ano do ensino médio. A oportunidade de fazer a diferença para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, está em nossas mãos. Esperamos que nosso trabalho seja motivação para muitos outros docentes, e mais do que isso, seja uma ferramenta para seus futuros planejamentos didáticos.Garcia, Vanessa Soares SandriniSilvano, Maira Fernandes GabrielOliveira, Milena Fidelis2018-12-11T17:33:03Z2020-11-29T01:55:39Z2018-12-11T17:33:03Z2020-11-29T01:55:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9189Matemática - TubarãoTubarão SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:52:18Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9189Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:52:18Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio
title A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio
spellingShingle A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio
Silvano, Maira Fernandes Gabriel
Excel
Software
Aprendizagem
title_short A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio
title_full A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio
title_fullStr A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio
title_sort A utilização do Excel como ferramenta didática no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio
author Silvano, Maira Fernandes Gabriel
author_facet Silvano, Maira Fernandes Gabriel
Oliveira, Milena Fidelis
author_role author
author2 Oliveira, Milena Fidelis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Vanessa Soares Sandrini
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvano, Maira Fernandes Gabriel
Oliveira, Milena Fidelis
dc.subject.por.fl_str_mv Excel
Software
Aprendizagem
topic Excel
Software
Aprendizagem
description Fazemos parte de uma geração tecnológica. Nossa vida está em constante mudança, a inovação não para. E junto com ela, também precisamos nos atualizar, sendo que o ensino e nossas ferramentas didáticas não podem ficar de fora dessa renovação, pois a sociedade irá cobrar dos nossos alunos esse conhecimento básico, mas importante, sobre o uso desses instrumentos, e nós como professores podemos lhes proporcionar de forma simples essa aprendizagem, incluindo o uso de softwares em nossas aulas. Além disso, a utilização de meios tecnológicos na educação, atrai a atenção dos alunos, o que se torna uma grande vantagem quando falamos de aprendizagem de qualidade, pois quanto mais interessado o aluno estiver, maior será seu rendimento nas atividades propostas. O presente trabalho aborda essas questões e nos proporciona a oportunidade de refletir sobre a importância da utilização do Microsoft Excel nas aulas de matemática, mais especificamente no ensino de funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio. Bem como proporcionando um conhecimento básico das funções mais comuns e mais utilizadas deste software, com demonstrações e imagens de como utilizá-las e com qual finalidade, incluindo também a função de gráficos. Após essa breve apresentação, baseada em estudos realizados em diversas fontes, segue nossa maior inspiração para a execução deste trabalho, a inovação. Uma nova maneira de trabalhar situações problema em sala de aula, utilizando o Microsoft Excel. Ideias e motivações para essa inovação, encontram-se juntamente com duas problematizações relacionadas a funções de primeiro e segundo grau, geralmente apresentado aos alunos no primeiro ano do ensino médio. A oportunidade de fazer a diferença para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, está em nossas mãos. Esperamos que nosso trabalho seja motivação para muitos outros docentes, e mais do que isso, seja uma ferramenta para seus futuros planejamentos didáticos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11T17:33:03Z
2018-12-11T17:33:03Z
2018
2020-11-29T01:55:39Z
2020-11-29T01:55:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9189
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matemática - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415804257632256