Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marlon Ian de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19401
Resumo: O objetivo desta monografia é apresentar a adoção por casais homoafetivos bem como seus reflexos no ordenamento jurídico brasileiro. A importância do tema se dá pela complexidade da adoção no nosso ordenamento jurídico bem como pelas discussões doutrinárias e jurisprudenciais que o tema desperta. Nesse sentido, destaca-se a prevalência do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente no desenvolvimento do trabalho. A metodologia utilizada é o método dedutivo, com procedimento analítico de citações doutrinárias, artigos e jurisprudências, e que assim consiga alcança o alvo principal de quais são os aspectos para a adoção por casais do mesmo sexo no Brasil. Divide-se em três capítulos. O primeiro aborda a contextualização da família, sua evolução histórico-conceitual, principais formas de família, os princípios aplicáveis ao direito de família, dando-se enfoque nos variados tipos de família e os princípios que serão aplicados pela Constituição Federal. O segundo ocupa-se em abordar os aspectos gerais da adoção, Conceito e evolução histórica, modalidades de adoção, evolução e perspectiva da adoção. Por fim, o terceiro capítulo trata da adoção por casais homoafetivos, contextualização da adoção por casais homoafetivos, princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, efeitos da adoção, e casos emblemáticos e entendimento jurisprudencial sobre o tema.
id Ânima_899a04fadd18a6bfdacf8453e22bc788
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19401
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.Adoção homoafetivaCriança e adolescenteAfetividadeFamíliaO objetivo desta monografia é apresentar a adoção por casais homoafetivos bem como seus reflexos no ordenamento jurídico brasileiro. A importância do tema se dá pela complexidade da adoção no nosso ordenamento jurídico bem como pelas discussões doutrinárias e jurisprudenciais que o tema desperta. Nesse sentido, destaca-se a prevalência do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente no desenvolvimento do trabalho. A metodologia utilizada é o método dedutivo, com procedimento analítico de citações doutrinárias, artigos e jurisprudências, e que assim consiga alcança o alvo principal de quais são os aspectos para a adoção por casais do mesmo sexo no Brasil. Divide-se em três capítulos. O primeiro aborda a contextualização da família, sua evolução histórico-conceitual, principais formas de família, os princípios aplicáveis ao direito de família, dando-se enfoque nos variados tipos de família e os princípios que serão aplicados pela Constituição Federal. O segundo ocupa-se em abordar os aspectos gerais da adoção, Conceito e evolução histórica, modalidades de adoção, evolução e perspectiva da adoção. Por fim, o terceiro capítulo trata da adoção por casais homoafetivos, contextualização da adoção por casais homoafetivos, princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, efeitos da adoção, e casos emblemáticos e entendimento jurisprudencial sobre o tema.Goedert, Gisele Rodrigues MartinsSouza, Marlon Ian de2021-12-16T17:36:41Z2021-12-16T17:36:41Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19401FlorianópolisAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-16T17:36:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19401Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T17:36:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.
title Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.
spellingShingle Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.
Souza, Marlon Ian de
Adoção homoafetiva
Criança e adolescente
Afetividade
Família
title_short Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.
title_full Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.
title_fullStr Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.
title_full_unstemmed Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.
title_sort Adoção homoafetiva e os principais reflexos no ordenamento jurídico brasileiro.
author Souza, Marlon Ian de
author_facet Souza, Marlon Ian de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goedert, Gisele Rodrigues Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marlon Ian de
dc.subject.por.fl_str_mv Adoção homoafetiva
Criança e adolescente
Afetividade
Família
topic Adoção homoafetiva
Criança e adolescente
Afetividade
Família
description O objetivo desta monografia é apresentar a adoção por casais homoafetivos bem como seus reflexos no ordenamento jurídico brasileiro. A importância do tema se dá pela complexidade da adoção no nosso ordenamento jurídico bem como pelas discussões doutrinárias e jurisprudenciais que o tema desperta. Nesse sentido, destaca-se a prevalência do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente no desenvolvimento do trabalho. A metodologia utilizada é o método dedutivo, com procedimento analítico de citações doutrinárias, artigos e jurisprudências, e que assim consiga alcança o alvo principal de quais são os aspectos para a adoção por casais do mesmo sexo no Brasil. Divide-se em três capítulos. O primeiro aborda a contextualização da família, sua evolução histórico-conceitual, principais formas de família, os princípios aplicáveis ao direito de família, dando-se enfoque nos variados tipos de família e os princípios que serão aplicados pela Constituição Federal. O segundo ocupa-se em abordar os aspectos gerais da adoção, Conceito e evolução histórica, modalidades de adoção, evolução e perspectiva da adoção. Por fim, o terceiro capítulo trata da adoção por casais homoafetivos, contextualização da adoção por casais homoafetivos, princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, efeitos da adoção, e casos emblemáticos e entendimento jurisprudencial sobre o tema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T17:36:41Z
2021-12-16T17:36:41Z
2021-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19401
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415799237050368