Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29235 |
Resumo: | Estudar as patologias associadas à umidade desde o projeto inicial de uma edificação evita diversos problemas futuros e traz benefícios diretos àqueles que anseiam por uma construção segura para os usuários finais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo principal analisar as principais patologias causadas pela infiltração da água pluvial em edificações de ensino da rede pública na cidade de Canoas (RS) a partir da qualificação do grau de agressividade às estruturas. A metodologia utilizada foi baseada em inspeções de campo nas quais foram realizados registros fotográficos das patologias em quatro edificações públicas de ensino. Para qualificar as patologias identificadas, foi utilizado um rótulo que expressasse quão agressiva para a estrutura estava a infiltração. Os resultados demonstraram que em algumas escolas as patologias não apresentaram riscos iminentes às estruturas, podendo ser postergadas as manutenções. Porém, em alguns casos, foi identificada a necessidade de uma rápida intervenção para evitar riscos à estrutura da edificação e à vida das pessoas. |
id |
Ânima_8a70bb4fdbab07deaed1475f0454d848 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29235 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RSPatologiasInfiltraçãoEdificações públicas de ensinoEstudar as patologias associadas à umidade desde o projeto inicial de uma edificação evita diversos problemas futuros e traz benefícios diretos àqueles que anseiam por uma construção segura para os usuários finais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo principal analisar as principais patologias causadas pela infiltração da água pluvial em edificações de ensino da rede pública na cidade de Canoas (RS) a partir da qualificação do grau de agressividade às estruturas. A metodologia utilizada foi baseada em inspeções de campo nas quais foram realizados registros fotográficos das patologias em quatro edificações públicas de ensino. Para qualificar as patologias identificadas, foi utilizado um rótulo que expressasse quão agressiva para a estrutura estava a infiltração. Os resultados demonstraram que em algumas escolas as patologias não apresentaram riscos iminentes às estruturas, podendo ser postergadas as manutenções. Porém, em alguns casos, foi identificada a necessidade de uma rápida intervenção para evitar riscos à estrutura da edificação e à vida das pessoas.Galdino, Carlos Henrique Pereira AssunçãoSantos, Valkíria Gonzales dos2022-12-15T16:58:34Z2022-12-15T16:58:34Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29235CanoasAtribuição-NãoComercial 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-15T16:58:36Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29235Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-15T16:58:36Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS |
title |
Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS |
spellingShingle |
Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS Santos, Valkíria Gonzales dos Patologias Infiltração Edificações públicas de ensino |
title_short |
Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS |
title_full |
Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS |
title_fullStr |
Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS |
title_full_unstemmed |
Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS |
title_sort |
Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS |
author |
Santos, Valkíria Gonzales dos |
author_facet |
Santos, Valkíria Gonzales dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galdino, Carlos Henrique Pereira Assunção |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Valkíria Gonzales dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patologias Infiltração Edificações públicas de ensino |
topic |
Patologias Infiltração Edificações públicas de ensino |
description |
Estudar as patologias associadas à umidade desde o projeto inicial de uma edificação evita diversos problemas futuros e traz benefícios diretos àqueles que anseiam por uma construção segura para os usuários finais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo principal analisar as principais patologias causadas pela infiltração da água pluvial em edificações de ensino da rede pública na cidade de Canoas (RS) a partir da qualificação do grau de agressividade às estruturas. A metodologia utilizada foi baseada em inspeções de campo nas quais foram realizados registros fotográficos das patologias em quatro edificações públicas de ensino. Para qualificar as patologias identificadas, foi utilizado um rótulo que expressasse quão agressiva para a estrutura estava a infiltração. Os resultados demonstraram que em algumas escolas as patologias não apresentaram riscos iminentes às estruturas, podendo ser postergadas as manutenções. Porém, em alguns casos, foi identificada a necessidade de uma rápida intervenção para evitar riscos à estrutura da edificação e à vida das pessoas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15T16:58:34Z 2022-12-15T16:58:34Z 2022-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29235 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
77 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415800139874304 |