Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Valkíria Gonzales dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29235
Resumo: Estudar as patologias associadas à umidade desde o projeto inicial de uma edificação evita diversos problemas futuros e traz benefícios diretos àqueles que anseiam por uma construção segura para os usuários finais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo principal analisar as principais patologias causadas pela infiltração da água pluvial em edificações de ensino da rede pública na cidade de Canoas (RS) a partir da qualificação do grau de agressividade às estruturas. A metodologia utilizada foi baseada em inspeções de campo nas quais foram realizados registros fotográficos das patologias em quatro edificações públicas de ensino. Para qualificar as patologias identificadas, foi utilizado um rótulo que expressasse quão agressiva para a estrutura estava a infiltração. Os resultados demonstraram que em algumas escolas as patologias não apresentaram riscos iminentes às estruturas, podendo ser postergadas as manutenções. Porém, em alguns casos, foi identificada a necessidade de uma rápida intervenção para evitar riscos à estrutura da edificação e à vida das pessoas.
id Ânima_8a70bb4fdbab07deaed1475f0454d848
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29235
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RSPatologiasInfiltraçãoEdificações públicas de ensinoEstudar as patologias associadas à umidade desde o projeto inicial de uma edificação evita diversos problemas futuros e traz benefícios diretos àqueles que anseiam por uma construção segura para os usuários finais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo principal analisar as principais patologias causadas pela infiltração da água pluvial em edificações de ensino da rede pública na cidade de Canoas (RS) a partir da qualificação do grau de agressividade às estruturas. A metodologia utilizada foi baseada em inspeções de campo nas quais foram realizados registros fotográficos das patologias em quatro edificações públicas de ensino. Para qualificar as patologias identificadas, foi utilizado um rótulo que expressasse quão agressiva para a estrutura estava a infiltração. Os resultados demonstraram que em algumas escolas as patologias não apresentaram riscos iminentes às estruturas, podendo ser postergadas as manutenções. Porém, em alguns casos, foi identificada a necessidade de uma rápida intervenção para evitar riscos à estrutura da edificação e à vida das pessoas.Galdino, Carlos Henrique Pereira AssunçãoSantos, Valkíria Gonzales dos2022-12-15T16:58:34Z2022-12-15T16:58:34Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29235CanoasAtribuição-NãoComercial 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-15T16:58:36Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29235Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-15T16:58:36Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS
title Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS
spellingShingle Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS
Santos, Valkíria Gonzales dos
Patologias
Infiltração
Edificações públicas de ensino
title_short Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS
title_full Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS
title_fullStr Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS
title_full_unstemmed Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS
title_sort Patologias causadas pela umidade nos ambientes internos de escolas: estudo de caso em escolas da rede municipal de ensino de Canoas RS
author Santos, Valkíria Gonzales dos
author_facet Santos, Valkíria Gonzales dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galdino, Carlos Henrique Pereira Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Valkíria Gonzales dos
dc.subject.por.fl_str_mv Patologias
Infiltração
Edificações públicas de ensino
topic Patologias
Infiltração
Edificações públicas de ensino
description Estudar as patologias associadas à umidade desde o projeto inicial de uma edificação evita diversos problemas futuros e traz benefícios diretos àqueles que anseiam por uma construção segura para os usuários finais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo principal analisar as principais patologias causadas pela infiltração da água pluvial em edificações de ensino da rede pública na cidade de Canoas (RS) a partir da qualificação do grau de agressividade às estruturas. A metodologia utilizada foi baseada em inspeções de campo nas quais foram realizados registros fotográficos das patologias em quatro edificações públicas de ensino. Para qualificar as patologias identificadas, foi utilizado um rótulo que expressasse quão agressiva para a estrutura estava a infiltração. Os resultados demonstraram que em algumas escolas as patologias não apresentaram riscos iminentes às estruturas, podendo ser postergadas as manutenções. Porém, em alguns casos, foi identificada a necessidade de uma rápida intervenção para evitar riscos à estrutura da edificação e à vida das pessoas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T16:58:34Z
2022-12-15T16:58:34Z
2022-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29235
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Canoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415800139874304