Centro de cura e (re)construção do existir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Bruna
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31355
Resumo: A violência contra a mulher está presente em todas as sociedades, independente de questões como renda, escolaridade ou raça. Uma mulher está exposta a agressão física, moral, patrimonial, sexual ou psicológica, em qualquer ambiente, principalmente em seu próprio lar. Pesquisas realizadas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo - MPSP (2017) , mostram que em 70% dos casos, o companheiro ou ex é o principal agressor nos casos de feminicídio. As Casas-Abrigo tem como objetivo a segurança, a proteção, a (re)construção da autoestima e da vida das vítimas de violência doméstica e familiar, que correm risco iminente de morte, por parte de seu agressor. Através da ajuda de assistentes sociais e pessoas capacitadas, elas recebem todo apoio necessário para se reerguer e saírem dessa situação, da qual, chegou ao extremo, mantendo sua vida e de sua família em perigo. O centro de cura e (re)construçaõ do existir, foi desenvolvido pensando na união de programas como a casa-abrigo, casa da mulher brasileira e abrigos temporários. O abrigo deve ser um local reservado, de acolhimento e de cura. Um local para elas, que em sua maioria tem de 18 a 33 anos e de 2 a 3 filhos, possam sair renovadas. Lá elas aprendem sobre geração de renda, através de oficinas do qual aprendem a fazer bolos, itens de artesanato, entre outros, para arrumar um emprego ou até mesmo empreender. O centro projetado terá em vista ser referência para a cidade de São Paulo, buscando atender cerca de 129 mulheres e famílias, com espaços para que elas consigam se estruturar e, ao saírem e se reinserirem na sociedade possam manter uma condição de vida favorável. Também servirá de apoio para as mulheres da região, um lugar onde elas possam buscar auxilio, encaminhamento e escuta, além de poderem se candidatar em programas profissionalizantes.
id Ânima_8abc4ea49d534f864869fd2230cb71b7
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31355
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Centro de cura e (re)construção do existirCenter for healing and (re)construction of existenceCuraConstruçãoReconstruçãoMulherVitimasViolenciaDomesticaA violência contra a mulher está presente em todas as sociedades, independente de questões como renda, escolaridade ou raça. Uma mulher está exposta a agressão física, moral, patrimonial, sexual ou psicológica, em qualquer ambiente, principalmente em seu próprio lar. Pesquisas realizadas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo - MPSP (2017) , mostram que em 70% dos casos, o companheiro ou ex é o principal agressor nos casos de feminicídio. As Casas-Abrigo tem como objetivo a segurança, a proteção, a (re)construção da autoestima e da vida das vítimas de violência doméstica e familiar, que correm risco iminente de morte, por parte de seu agressor. Através da ajuda de assistentes sociais e pessoas capacitadas, elas recebem todo apoio necessário para se reerguer e saírem dessa situação, da qual, chegou ao extremo, mantendo sua vida e de sua família em perigo. O centro de cura e (re)construçaõ do existir, foi desenvolvido pensando na união de programas como a casa-abrigo, casa da mulher brasileira e abrigos temporários. O abrigo deve ser um local reservado, de acolhimento e de cura. Um local para elas, que em sua maioria tem de 18 a 33 anos e de 2 a 3 filhos, possam sair renovadas. Lá elas aprendem sobre geração de renda, através de oficinas do qual aprendem a fazer bolos, itens de artesanato, entre outros, para arrumar um emprego ou até mesmo empreender. O centro projetado terá em vista ser referência para a cidade de São Paulo, buscando atender cerca de 129 mulheres e famílias, com espaços para que elas consigam se estruturar e, ao saírem e se reinserirem na sociedade possam manter uma condição de vida favorável. Também servirá de apoio para as mulheres da região, um lugar onde elas possam buscar auxilio, encaminhamento e escuta, além de poderem se candidatar em programas profissionalizantes.Tourinho, AndreaCardoso, Bruna2023-01-13T13:55:53Z2023-01-13T13:55:53Z2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31355São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-13T13:55:55Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/31355Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-13T13:55:55Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Centro de cura e (re)construção do existir
Center for healing and (re)construction of existence
title Centro de cura e (re)construção do existir
spellingShingle Centro de cura e (re)construção do existir
Cardoso, Bruna
Cura
Construção
Reconstrução
Mulher
Vitimas
Violencia
Domestica
title_short Centro de cura e (re)construção do existir
title_full Centro de cura e (re)construção do existir
title_fullStr Centro de cura e (re)construção do existir
title_full_unstemmed Centro de cura e (re)construção do existir
title_sort Centro de cura e (re)construção do existir
author Cardoso, Bruna
author_facet Cardoso, Bruna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tourinho, Andrea
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Cura
Construção
Reconstrução
Mulher
Vitimas
Violencia
Domestica
topic Cura
Construção
Reconstrução
Mulher
Vitimas
Violencia
Domestica
description A violência contra a mulher está presente em todas as sociedades, independente de questões como renda, escolaridade ou raça. Uma mulher está exposta a agressão física, moral, patrimonial, sexual ou psicológica, em qualquer ambiente, principalmente em seu próprio lar. Pesquisas realizadas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo - MPSP (2017) , mostram que em 70% dos casos, o companheiro ou ex é o principal agressor nos casos de feminicídio. As Casas-Abrigo tem como objetivo a segurança, a proteção, a (re)construção da autoestima e da vida das vítimas de violência doméstica e familiar, que correm risco iminente de morte, por parte de seu agressor. Através da ajuda de assistentes sociais e pessoas capacitadas, elas recebem todo apoio necessário para se reerguer e saírem dessa situação, da qual, chegou ao extremo, mantendo sua vida e de sua família em perigo. O centro de cura e (re)construçaõ do existir, foi desenvolvido pensando na união de programas como a casa-abrigo, casa da mulher brasileira e abrigos temporários. O abrigo deve ser um local reservado, de acolhimento e de cura. Um local para elas, que em sua maioria tem de 18 a 33 anos e de 2 a 3 filhos, possam sair renovadas. Lá elas aprendem sobre geração de renda, através de oficinas do qual aprendem a fazer bolos, itens de artesanato, entre outros, para arrumar um emprego ou até mesmo empreender. O centro projetado terá em vista ser referência para a cidade de São Paulo, buscando atender cerca de 129 mulheres e famílias, com espaços para que elas consigam se estruturar e, ao saírem e se reinserirem na sociedade possam manter uma condição de vida favorável. Também servirá de apoio para as mulheres da região, um lugar onde elas possam buscar auxilio, encaminhamento e escuta, além de poderem se candidatar em programas profissionalizantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
2023-01-13T13:55:53Z
2023-01-13T13:55:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31355
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415849275097088