As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8736 |
Resumo: | As transformações e mudanças que vieram após a era da tecnologia, alteraram as formas tradicionais de funcionamento das organizações e das sociedades, num mundo globalizado, interconectado, e em constante evolução tecnológica. Os aplicativos modernos, trabalhando cada vez mais em rede, estão utilizando estes avanços tecnológicos em todos os setores. A empresa Uber, objeto deste estudo, é uma empresa que opera por meio de um aplicativo tecnológico. O objetivo geral do trabalho é identificar as implicações da entrada da empresa Uber em Florianópolis à luz da Teoria dos Stakeholders. Apresenta como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, pois tem como principal objetivo descobrir ideias, percepções, gerar hipóteses mais precisas para um estudo mais aprofundado. Utiliza a técnica da pesquisa bibliográfica e elementos de estudo de campo. Utiliza como instrumentos de pesquisa questionários semi-estruturados e entrevista com os permissionários de táxi, com taxistas, com os usuários, os profissionais da Uber, e gestor público da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. A pesquisa com os Stakeholders apontou algumas implicações com a entrada da empresa Uber em Florianópolis. As implicações positivas são: mais uma opção de transporte para a população; facilidade na mobilidade e rapidez; gera empregos e renda para as famílias dos motoristas parceiros; o profissionalismo no atendimento é um diferencial para todos os Stakeholders usuários, e o preço acessível. Outras implicações: concorrência com o serviço de táxi da cidade, mas levando a uma melhoria no serviço do mesmo; desemprego aos motoristas de táxi; redução da renda em 50% dos permissionários de táxi; mais veículos circulando na cidade; tarifa dinâmica é ruim para a população, e omissão das autoridades. |
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