As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Morgana Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8736
Resumo: As transformações e mudanças que vieram após a era da tecnologia, alteraram as formas tradicionais de funcionamento das organizações e das sociedades, num mundo globalizado, interconectado, e em constante evolução tecnológica. Os aplicativos modernos, trabalhando cada vez mais em rede, estão utilizando estes avanços tecnológicos em todos os setores. A empresa Uber, objeto deste estudo, é uma empresa que opera por meio de um aplicativo tecnológico. O objetivo geral do trabalho é identificar as implicações da entrada da empresa Uber em Florianópolis à luz da Teoria dos Stakeholders. Apresenta como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, pois tem como principal objetivo descobrir ideias, percepções, gerar hipóteses mais precisas para um estudo mais aprofundado. Utiliza a técnica da pesquisa bibliográfica e elementos de estudo de campo. Utiliza como instrumentos de pesquisa questionários semi-estruturados e entrevista com os permissionários de táxi, com taxistas, com os usuários, os profissionais da Uber, e gestor público da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. A pesquisa com os Stakeholders apontou algumas implicações com a entrada da empresa Uber em Florianópolis. As implicações positivas são: mais uma opção de transporte para a população; facilidade na mobilidade e rapidez; gera empregos e renda para as famílias dos motoristas parceiros; o profissionalismo no atendimento é um diferencial para todos os Stakeholders usuários, e o preço acessível. Outras implicações: concorrência com o serviço de táxi da cidade, mas levando a uma melhoria no serviço do mesmo; desemprego aos motoristas de táxi; redução da renda em 50% dos permissionários de táxi; mais veículos circulando na cidade; tarifa dinâmica é ruim para a população, e omissão das autoridades.
id Ânima_8c02c52de4b93af75b29711d1f4e4b01
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8736
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria StakeholdersStakeholdersMobilidade urbanaUberTransporte públicoAs transformações e mudanças que vieram após a era da tecnologia, alteraram as formas tradicionais de funcionamento das organizações e das sociedades, num mundo globalizado, interconectado, e em constante evolução tecnológica. Os aplicativos modernos, trabalhando cada vez mais em rede, estão utilizando estes avanços tecnológicos em todos os setores. A empresa Uber, objeto deste estudo, é uma empresa que opera por meio de um aplicativo tecnológico. O objetivo geral do trabalho é identificar as implicações da entrada da empresa Uber em Florianópolis à luz da Teoria dos Stakeholders. Apresenta como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, pois tem como principal objetivo descobrir ideias, percepções, gerar hipóteses mais precisas para um estudo mais aprofundado. Utiliza a técnica da pesquisa bibliográfica e elementos de estudo de campo. Utiliza como instrumentos de pesquisa questionários semi-estruturados e entrevista com os permissionários de táxi, com taxistas, com os usuários, os profissionais da Uber, e gestor público da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. A pesquisa com os Stakeholders apontou algumas implicações com a entrada da empresa Uber em Florianópolis. As implicações positivas são: mais uma opção de transporte para a população; facilidade na mobilidade e rapidez; gera empregos e renda para as famílias dos motoristas parceiros; o profissionalismo no atendimento é um diferencial para todos os Stakeholders usuários, e o preço acessível. Outras implicações: concorrência com o serviço de táxi da cidade, mas levando a uma melhoria no serviço do mesmo; desemprego aos motoristas de táxi; redução da renda em 50% dos permissionários de táxi; mais veículos circulando na cidade; tarifa dinâmica é ruim para a população, e omissão das autoridades.Roecker, RejaneBittencourt, Morgana Vieira2017-12-19T16:54:41Z2020-11-29T00:54:55Z2017-12-19T16:54:41Z2020-11-29T00:54:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8736Administração - FlorianópolisUNISULAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:02:29Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8736Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:02:29Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders
title As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders
spellingShingle As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders
Bittencourt, Morgana Vieira
Stakeholders
Mobilidade urbana
Uber
Transporte público
title_short As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders
title_full As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders
title_fullStr As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders
title_full_unstemmed As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders
title_sort As implicações da UBER em Florianópolis: um estudo à luz da teoria Stakeholders
author Bittencourt, Morgana Vieira
author_facet Bittencourt, Morgana Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roecker, Rejane
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Morgana Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Stakeholders
Mobilidade urbana
Uber
Transporte público
topic Stakeholders
Mobilidade urbana
Uber
Transporte público
description As transformações e mudanças que vieram após a era da tecnologia, alteraram as formas tradicionais de funcionamento das organizações e das sociedades, num mundo globalizado, interconectado, e em constante evolução tecnológica. Os aplicativos modernos, trabalhando cada vez mais em rede, estão utilizando estes avanços tecnológicos em todos os setores. A empresa Uber, objeto deste estudo, é uma empresa que opera por meio de um aplicativo tecnológico. O objetivo geral do trabalho é identificar as implicações da entrada da empresa Uber em Florianópolis à luz da Teoria dos Stakeholders. Apresenta como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, pois tem como principal objetivo descobrir ideias, percepções, gerar hipóteses mais precisas para um estudo mais aprofundado. Utiliza a técnica da pesquisa bibliográfica e elementos de estudo de campo. Utiliza como instrumentos de pesquisa questionários semi-estruturados e entrevista com os permissionários de táxi, com taxistas, com os usuários, os profissionais da Uber, e gestor público da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. A pesquisa com os Stakeholders apontou algumas implicações com a entrada da empresa Uber em Florianópolis. As implicações positivas são: mais uma opção de transporte para a população; facilidade na mobilidade e rapidez; gera empregos e renda para as famílias dos motoristas parceiros; o profissionalismo no atendimento é um diferencial para todos os Stakeholders usuários, e o preço acessível. Outras implicações: concorrência com o serviço de táxi da cidade, mas levando a uma melhoria no serviço do mesmo; desemprego aos motoristas de táxi; redução da renda em 50% dos permissionários de táxi; mais veículos circulando na cidade; tarifa dinâmica é ruim para a população, e omissão das autoridades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19T16:54:41Z
2017-12-19T16:54:41Z
2017
2020-11-29T00:54:55Z
2020-11-29T00:54:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8736
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Administração - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv UNISUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415799588323328